conversoesUm dos recursos mais importantes para a medição do desempenho da campanha é o analisador de conversões.   Com ele é possível mensurar quais palavras estão gerando maior retorno na campanha.

Se um determinado grupo de palavras não está trazendo resultado, o ideal é reduzir os respectivos lances ou até mesmo cortar do leilão.  Com isso você evitará o consumo do orçamento com cliques que não trazem resultado.

Por exemplo, em uma campanha com 3 palavras: casa, casa decorada e casa colorida.   Onde a intenção é vender “casas decoradas”, o retorno obtido pode ser:

casa | 10 cliques
casa decorada | 5 cliques
casa colorida | 1 cliques

Qual das palavras acima teve o melhor desempenho?   Apesar de a palavra casa ter obtido 10 cliques, não necessariamente trouxe o maior retorno.  O analisador de conversão então permite dar a seguinte visibilidade:

casa | 10 cliques | 1 conversão
casa decorada | 5 cliques | 5 conversões
casa colorida | 1 cliques | 0 conversões

No cenário acima, dos 5 potenciais clientes que entraram no site, todos pediram um orçamento ou fizeram o pedido de compra. Isso por que o analisador de conversão é definido dentro de uma página importante como um formulário de pedido de orçamento ou página de confirmação de compra.

Ainda que adicionemos os custos do clique, teríamos o seguinte cenário:

casa | 10 cliques | 1 conversão | R$ 10,00 (custo do clique R$ 1,00)
casa decorada | 5 cliques | 5 conversões | R$ 8,00 (custo do clique R$ 1,60)
casa colorida | 1 clique | 0 conversões | R$ 0,50 (custo do clique R$ 0,50)

Ou seja, mesmo a palavra “casa decorada” custando mais caro, ela traz maior retorno do que as demais.

Correspondência de palavras:

Uma forma de economizar os custos, aumentar a qualidade da campanha e potencializar o retorno, através do aumento da relevância do anúncio é através da correspondência de palavras-chaves.

Para correspondência exata, utiliza-se [ ] colchetes, para correspondência de frase “asterisco.   A variação de correspondência pode trazer ganho de desempenho por si só.

Posição média no leilão:

A posição média no leilão indica a o desempenho da palavra-chave frente à concorrência para o mesmo termo.   Quanto mais próximo de 1 melhor a posição.   Para a maioria das estratégias de otimização de conta é recomendável realizar monitoramento constante a fim de não permitir que as palavras fiquem muito abaixo de 3.    Assim como a 1.a posição não necessariamente é a que vai trazer o maior retorno ao anunciante.  Em combinação com o analisador de conversão deve-se realizar um monitoramento para verificar se a 1.a posição não está custando muito caro versus o retorno em conversões.