Sobre o Índice de qualidade

O Índice de qualidade é o item mais importante a ser observado em uma campanha quando se deseja obter um bom desempenho com baixo custo. O IQ funciona com uma pontuação de 1 a 10 – disponível em detalhes na aba Palavra-chave, na coluna Status – para entender qual tem sido o desempenho da palavra-chave e de toda a campanha.

Essas notas são calculadas com diversos fatores, o Google só divulga três, talvez os mais relevantes para o profissional. Há informações na internet especulando de que são em torno de 16 fatores, mas não se sabe ao certo.

Os três parâmetros disponíveis são: Taxas de cliques esperada, Relevância do anúncio e Experiência da página de destino. As avaliações dadas para cada item são: Acima da média. Médio e Abaixo da média. Então é necessário manter cada um dos parâmetros com ótimas avaliações para se obter uma excelente nota. De modo geral é importante que o anúncio se mantenha atrativo e gere bom volume de cliques (bom CTR), que a palavra-chave esteja conectada com o anúncio de forma relevante, além de ter uma página de destino que possua relevância para o anúncio e palavra-chave.

Sobre o Histórico do Índice de qualidade

Para obter ideais de como potencializar as campanhas e entender os resultados de otimizações, é possível verificar o Histórico do Índice de qualidade e dos três fatores que indicam se o IQ atual melhorou ou piorou.

Os passos para adicionar as abas do histórico do Índice de qualidade são:

Na aba Palavra-chave selecione Colunas > Modificar colunas > Índice de Qualidade
IQ2 IQ1

No exemplo abaixo serão analisados dois dados, o primeiro na cor laranja, nota-se que o CTR (Taxa de cliques esperada) no histórico está com a classificação média, mas na classificação atual está abaixo da média. Então, conclui-se que o desempenho caiu. Já no segundo exemplo, na cor azul, é possível identificar as notas do Índice de qualidade, onde no histórico apresenta a pontuação 7/10 e na atual consta 5/10.
IQ2

É possível entender que a qualidade caiu e provavelmente os custos gerados para essa campanha serão maiores e a posição média menor. Então é preciso otimizar!

Dica:

Mantenha sempre seu Índice de Qualidade com uma nota alta, a ideia é que esteja sempre entre 7/10 e 10/10, assim será possível reduzir os custos e aumentar a posição, pois o Google entende que a relevância é extremamente importante para uma boa experiência do usuário. Evite colocar palavras-chave muito diferentes no mesmo grupo, pois é possível que o Índice de qualidade caia por falta de relevância no anúncio.

Envie o usuário para uma página onde ele possa encontrar o que procurou. Enviar para a home ou a página de contato pode reduzir o Índice de qualidade. Entenda sempre que quando alguém vai ao mercado no setor de laticínios, seria frustrante encontrar legumes e verduras ao invés de iogurte, é muito provável que essa pessoa deixe o setor rapidamente em busca daquilo que ela precisa talvez no concorrente que está ao lado.