ecommerce2Existem no mercado diversas opções de plataformas E-commerce.   Apesar de ser fundamental escolher uma boa plataforma, muitos empreendedores que estão iniciando suas operações no meio on-line, acreditam equivocadamente que apenas a plataforma, ainda que extremamente bem elaborada é suficiente para se alcançar o sucesso em vendas. Na verdade, muitos outros fatores, como os que já discutimos aqui, como divulgação adequada são fundamentais.   De nada adianta um site com excelentes produtos, excelente navegabilidade, sem uma estratégia de divulgação adequada. Uma loja virtual se assemelha muito a uma loja física.   É necessário estoque, meios de transporte, integração com meios de pagamento, entre outros.

Uma decisão importante para o negócio que está iniciando na internet é se é melhor alugar ou comprar um sistema e-commerce.   Muitos empreendedores optam por comprar uma plataforma, em muitos casos contratando uma agência e desenvolvendo um site com algum código open source. Essa decisão nem sempre é a mais acertada pois as plataformas e-commerce em geral são complexas e necessariamente dependem de manutenção.   Ao comprar uma plataforma de código aberto e mantê-la sem atualizações sua operação estará sujeita a invasões, funcionalidades comprometidas e principalmente falta de suporte.   Isso por que a ideia por traz de muitos empreendedores ao comprar uma “plataforma própria“ é não ter “mais custos” com tecnologia.   Na verdade o resultado mais provável é um site desatualizado, com brechas sistêmicas e com fraco resultado.   Entretanto, se sua operação e-commerce já está consolidada e você dispõe de uma equipe de TI (interna ou terceirizada) para cuidar da plataforma, sem dúvida a opção de contratar a própria plataforma pode ser interessante. Com isso você poderá customizar funcionalidades e aplicar de forma mais personalizada a sua comunicação visual.

Para a maior parte dos casos, empresas que ainda estão iniciando as operações na internet, a melhor opção é alugar uma loja virtual.   Se você não tem conhecimento em programação, como poderá ajustar um módulo que eventualmente ficará fora do ar ?   No caso das lojas alugadas, uma equipe estará dedicada para sustentar o sistema on-line.   Além disso há diversas empresas de lojas virtuais que possuem integrações complexas já prontas, tornando a necessidade de se aprofundar em procedimentos técnicos muito menor.

Outra vantagem paradoxal de optar por uma loja alugada é o foco.   Com expectativas muito elevadas, muitas vezes os empreendedores que optam por customizar uma plataforma, acabam gastando muita energia em “minúcias”, pequenos detalhes estéticos que não agregam valor.   Customizações trabalhosas que não alavancam as vendas e as vezes até prejudicam.     Como já foi dito nos capítulos anteriores, o conteúdo deve vir primeiro, o design em segundo.

Se você está iniciando sua operação de vendas on-line, crie sua loja virtual gratuita, sem compromisso nos links abaixo:

Plataforma Nuvem Shop:
Link para criar a sua loja: https://www.nuvemshop.com.br/partners/rotamaxima-tecnologia

Abaixo loja de demonstração na NuvemShop.

demo

Link: http://demorotamaximatecnologia.lojavirtualnuvem.com.br/

Se preferir utilize a plataforma Loja Integrada:
https://app.rotamaxima.com/public/assinar

Se a sua ideia é manter, além da loja virtual, um site institucional de sua empresa, a Neorion Internet oferece o serviço de criação de sites com preços acessíveis e entrega rápida.

Precisa de ajuda para configurar sua plataforma e-commerce ?  Conte conosco, nosso e-mail é contato@rotamaxima.com.br.