3 frameworks para realizar testes automatizados para PHP


PHP é uma linguagem muito utilizada em desenvolvimento web e desenvolvimento de aplicativos web. Tanto no PHP quanto em demais linguagens são necessárias realizar testes para confirmar o funcionamento correto do seu sistema e aplicativo para que funcione perfeitamente com o seu usuários. Neste artigo vamos falar de sistemas para realizar os testes automatizados para seu sistema PHP. 

PHPUnit

Tela da PHPUnit

O PHPUnit é um ótimo framework de automação de testes para linguagem PHP. 

Assim como outras estruturas de automação de teste destinadas a testes unitários, o PHPUnit ajuda você no desenvolvimento de um bom código e de fácil manutenção, auxiliando na identificação de erros. Os problemas são detectados no início da fase de desenvolvimento, uma vez que os testes são realizados apenas por desenvolvedores.

O teste unitário ajuda na detecção de problemas e na fixação do código em um determinado fragmento da aplicação, deixando assim outros fragmentos intactos e sem qualquer chance de quebra.

A única desvantagem do PHPUnit é que, para testar múltiplas funções, o desenvolvedor é obrigado a adicionar anotações de cobertura. Caso altere o nome de um método ou função sem alterar as anotações de cobertura o teste será ignorado. 

Codeception

O Codeception é um framework de testes automatizados com vários recursos além dos testes unitários mencionados no PHPUnit. 

A estrutura do Codeception é derivada do PHPUnit e tem capacidade de gerenciar testes funcionais, unitários e de aceitação para aplicativo web. Outra vantagem na utilização do Codeception são os casos de teste, é possível escrever os casos de teste facilmente e em linguagem php, reduzindo erros de sintaxe.

Esse framework suporta várias estruturas sem que seja necessário instalar extensões ou realizar alterações no código, também é possível realizar buscas no banco de dados e limpar dados no módulo de testes DB. 

Você pode executar teste complexos usando localizadores XPath ou seletores CSS. Os serviços web REST e SOAP também podem ser testados com esse sistema. 

Como desvantagem esse sistema requer uma estrutura determinada para começar os testes e não é possível testar AJAX ou JavaScript. 

Selenium

O sistema Selenium é a melhor estrutura para testes automatizados para navegadores, é um framework flexível e a versão mais recente do DriverWeb é executada em todos os principais navegadores perfeitamente. 

O framework suporta várias linguagens de programação, assim caso um dia seu sistema não seja mais em PHP ainda é possível utilizar esse framework para testes. O Selenium também possui a possibilidade de realizar vários testes paralelamente consumindo poucos recursos de hardware.

Como desvantagem em comparação com os outros frameworks indicados o Selenium é mais complexo na criação dos casos de teste, levando mais tempo na elaboração e aprendizagem da ferramenta que os demais sistemas. Como é um sistema de código aberto não há suporte para problemas enfrentados no sistema.

Existem diversos outros sistemas para realizar testes automatizados esses são alguns dos sistemas mais utilizados para testes para PHP.


Plataforma Rotamáxima PS

Ofereça seus serviços e receba pela plataforma.
Contrate o profissional ideal para o seu projeto