5 livros essenciais de marketing para quem está começando!

Esteja à frente da concorrência aplicando as melhores técnicas de marketing para conquistar clientes, agregar valor e gerar lucros para o seu negócio.

O bom andamento de uma empresa vai muito além do oferecimento de um produto de qualidade. Hoje em dia, a aplicação do marketing correto, na medida e no tempo exato, também tem papel decisivo no rumo de um negócio.

O processo de compras pelo qual o cliente passa, acaba definindo se a resposta para a aquisição de um produto será positiva ou negativa, e tudo isso ocorre com base no marketing que foi oferecido nessa experiência.

Somado ao processo, que demanda tempo e estudo, de entender uma gama variada de pessoas, temos o advento da internet e dos meios digitais. Estes alteraram completamente a forma de trabalho no ramo mercadológico.

Assim, hoje para começar a trabalhar nesse meio, é preciso entender que fazer apenas grandes publicidades não vai trazer um resultado de sucesso, e que marketing e tecnologia podem andar lado a lado quando bem compreendidos.

Dessa forma, para te ajudar a começar de vez sua carreira com todos os conceitos necessários e práticos, nós separamos essa lista de 5 renomados livros sobre o tema, que te farão ver o mercado de promoção e consumo com os olhos da nova geração.

1. Isso é Marketing – Seth Godin

Já se passou a época em que o marketing se resumia a propagandas e tentativas incansáveis de venda. Com as mudanças do mundo, essa área também mudou, trazendo a propaganda apenas como uma das inúmeras ferramentas possíveis de trabalho.

O livro “Isso é Marketing”, de Seth Godin, membro do Hall da Fama do Marketing, ensina uma nova abordagem estratégica de promoção e comercialização, a qual está totalmente atrelada com a Internet e com as redes sociais.Por meio dela, é possível redirecionar os conceitos e técnicas para que estejam de acordo com as demandas da sociedade atual.

O autor ainda ressalta que, mesmo podendo atingir diversas pessoas em muitos lugares do mundo ao usar a tecnologia, é preciso ter consciência de que todos os outros concorrentes também podem. Por isso, a premissa da obra é ensinar a ver além daquilo que se é possível enxergar.

Assim, se você pensa em iniciar na carreira mercadológica, o livro é essencial para que você tenha um desempenho fora da curva embasado em uma abordagem que tenha tudo a ver com os dias atuais!

2. Marketing 4.0 – Philip Kotler, Hermawan Kartajaya, Iwan Setiawan

Buscando maior relação com as inovações trazidas com a Revolução Digital, foi necessário que o marketing repensasse sua atuação, para que mantivesse a qualidade de sua performance nos dispositivos mais usados na era digital, como smartphones, tablets e computadores.

Para isso, os autores Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, produziram a obra “Marketing 4.0”. Essa leitura pode ensinar, passo a passo, o caminho para desmistificar o consumo digital, onde a cadeia de valor passa a apresentar cada vez menos intermediários.

Além disso, o livro traz insights sobre o tipo de consumidor que foi moldado com a inclusão digital, que dispõe de pouco tempo e é bombardeado com muita informação nesse meio.

Se você está buscando alinhar a estratégia de marketing tradicional que você aprendeu com a realidade atual para começar sua carreira, levando em conta o perfil do novo consumidor, esse livro é uma peça chave para o seu planejamento.

3. Hacking Growth – Sean Ellis, Morgan Brown

Growth Hacking é um campo que surgiu em 2010, com Sean Ellis, e é tema de seu livro “Hacking Growth”. Esse termo está ligado com a possibilidade de se fazer marketing buscando um crescimento acelerado, por meio de práticas que identifiquem pontos críticos e tragam soluções “fora da caixa”.

Esse método de trabalho funciona como um ciclo, no qual, por meio da análise de dados coletados é possível desenvolver ideias inovadoras que passam a ser testadas, as quais geram novos dados, que se tornam novas ideias, formando um ciclo de análise, teste e crescimento.

Além disso, pode-se dizer que o plano de Growth Hacking é capaz de conectar áreas da sua empresa que antes não trabalhavam juntas, como as de tecnologia, engenharia e marketing, alinhando todo o time em prol do desenvolvimento.

Em um mundo conectado como o de hoje, ter uma empresa conectada se torna essencial, por isso essa obra se mostra tão importante para o sucesso de muitos negócios.

4. Master Content Marketing – Pamela Wilson

Se analisarmos mais profundamente os abalos trazidos com o advento da internet, não apenas o modo de fazer marketing mudou, mas o processo de compra também sofreu alterações. É possível dizer que agora o cliente é quem detém o poder no processo, com isso toda a forma de pensar sua estratégia precisa mudar.

O livro “Master Content Marketing”, de Pamela Wilson, vem para contar que o cliente já não precisa mais esperar por algo que lhe chame a atenção, podendo simplesmente buscar as respostas para a sua própria dor.

Dessa forma, a autora frisa que o marketing deve pensar agora em oferecer conteúdo ao consumidor, e não somente anúncios cativantes, fazendo a criatividade ser parte da rotina diária.

Para o desenvolvimento desse novo processo de consumo, é necessário trazer para o consumidor uma boa vivência com aquele produto, antes mesmo que a compra seja efetuada.

5. A Bíblia do Marketing Digital – Cláudio Torres

Nossa última indicação de leitura, é a obra “A Bíblia do Marketing Digital”, de Cláudio Torres, diretor do projeto The Digital Enablers. Esse livro traz um estudo completo sobre o marketing e desmistifica todo o processo para iniciar no meio digital.

Nesse sentido, é indicado como primeiro passo para compreensão desse novo sistema, o estudo e entendimento sobre os principais conceitos e características que o moldam.

Essa leitura ainda te proporcionará a descoberta de 7 estratégias que facilitarão sua entrada no universo da promoção e comercialização de produtos, tudo por meio da análise das novas ferramentas e tecnologias no ramo mercadológico.

Por isso, se uma imersão digital no mundo do marketing era o que estava faltando para dar início a sua carreira, a leitura desse livro se torna mais do que necessária e pode te levar a descobrir muitos outros caminhos de consumo.

Se alinhe com as novas formas de consumo da era digital!

O uso da internet e dos meios digitais têm crescido globalmente, e com isso, sua inserção nas atividades cotidianas passa a ser cada vez maior. Isso tudo não foge do ambiente profissional, em qualquer trabalho as novas tecnologias já estão sendo inseridas.

No meio mercadológico as coisas não acontecem diferente, é possível ver que mesmo se o marketing não houvesse mudado, as formas de vida e as jornadas de compra mudaram, o que tornaria inviável a atuação de promoção e consumo obsoletas.

Por isso, desejamos que os livros trazidos nesse post ajudem no direcionamento de aprendizado e aplicação das novas técnicas de se fazer marketing. E ainda, que você possa iniciar nesse ramo embasado no que há de mais novo no mercado!

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!