Agendamento de posts do Facebook e Instagram. Conheça o estúdio de criação do Facebook

Utilizar o marketing digital para divulgar produtos e serviços exige muita dedicação e trabalho. Afinal, além de avaliar quais as melhores ações para atrair e conquistar o seu público-alvo, é preciso organizar um cronograma de postagens em redes sociais e blogs.

Para um grande número de negócios, que usa a internet para promovera sua marca, as redes sociais são importantes aliadas. Isso porque se tratam decanais por onde é possível se comunicar diretamente com a sua audiência.

E já que os sites de relacionamento permitem essa interação,é necessário que haja uma programação de posts. Dessa forma, se conseguerealizar as publicações nos dias e horários mais adequados, a fim de aumentar avisibilidade da sua empresa.

A periodicidade das postagens também deve ser avaliada, sendo que, basicamente, é possível dizer que, quanto mais o seu público acessa as redes sociais, mais posts é preciso publicar. Mesmo assim, não é recomendado exagerar no número.

De qualquer forma, negócios que possuem como audiência um público bastante assíduo nas redes sociais deve postar com certa frequência. Para tanto, você deve acessar as redes sociais várias vezes ao dia para fazer essas publicações, né?

Errado! Em algumas redes sociais é possível agendar as postagens. O mais comum era fazer isso por meio de aplicativos externos às redes sociais, que facilitavam esse trabalho. No entanto, agora, a novidade é que isso pode ser feito por meio do Estúdio de criação do Facebook.

Agendar publicações nessa rede social, aliás, não é nenhumanovidade, mas sim, o fato de poder usá-la também para programar as publicaçõesdo Instagram. O que você acha disso? Prático, não é mesmo?

Se você tem interesse no assunto e quer saber mais sobre o agendamentode posts do Facebook e Instagram, conheça a ferramenta gratuita do próprioFacebook. Para tanto, continue lendo este artigo e, nos tópicos a seguir,confira todas as informações.

  • O que é o Estúdio de criação
  • Como agendar posts no Facebook
  • Como agendar posts no Instagram
  • Porque usar o agendamento de posts
  • Dicas para fazer posts nas redes sociais

O que é o Estúdio de Criação

Uma forma simples e prática de fazer o agendamento de postsdo Facebook e Instagram é por meio de uma ferramenta gratuita do próprioFacebook, o chamado Estúdio de Criação. Além de realizar essa atividade,oferece muitas vantagens para quem divulga a sua marca na web.

Entre elas, a de avisar quando surgem recursos novos na redesocial, bem como oportunidades de monetização para quem deseja tornar as suasmídias rentáveis. No Estúdio de Criação, é possível ainda realizar o gerenciamentoda biblioteca de conteúdo.

Com essa função, quem administra as redes sociais consegueexplorar e pesquisar a biblioteca de conteúdo das suas páginas. Assim, obtém detalhese informações relevantes para as suas postagens.

Mais uma funcionalidade dessa ferramenta gratuita do Facebook é a possibilidade de gerenciar as interações em todas as páginas existentes do seus produtos ou serviços.

Funcionalidades do Estúdio de Criação

Com a mesma praticidade, consegue-se responder uma mensagemdo Facebook e publicar comentários no Instagram. Quem faz uso dos vídeos parapromover a sua marca nas redes sociais também tem o seu trabalho simplificado.

Isso porque, com o Estúdio de Criação, você pode criar,programas e publicar vídeos em uma única página e fazer com que esse conteúdoapareça em todas as outras. Ou seja, sem ter que trabalhar em dobro ou triplo.

Mais uma possibilidade é contar com o acompanhamento dodesempenho. Isso significa que se torna muito simples verificar o que fazem osseus seguidores e ver quem regressa para visualizar seu conteúdo a cada semana.

Com esse recurso, você pode até descobrir quanto tempo cadausuário permanece assistindo os seus vídeos. Já com a funcionalidade RightsManager é possível controlar onde o seu conteúdo original aparece.

Outra função do Estúdio de Criação é a integração e acessoaos intervalos comerciais, que permite integrar páginas qualificadas aosintervalos comerciais. Assim, você pode avaliar informações de monetização, vervídeos monetizados e muito mais.

Como agendar posts no Facebook

Desde a sua criação, o Facebook evoluiu em termos defuncionalidades para promover empresas e marcas. Agora, as publicações dasfanpages, ou seja, as páginas para divulgar produtos ou serviços, sãofacilmente gerenciadas.

Isso é feito por meio do Estúdio de Criação, que reúne todasas possibilidades que a rede social oferece em termos de gestão de postagens.Se você já usa o Facebook para o seu negócio, é possível que conheça esserecurso.

Através dele, é possível fazer as postagens de maneira muitomais simples, em decorrência de todas as funções disponíveis, como vimosanteriormente. Entre elas, a de agendar os posts, assim, não é preciso acessara rede social sempre que se quer realizar uma nova publicação.

E para usufruir dessa funcionalidade, confira o passo apasso a seguir:

  • Passo 1

Acesse a página inicial do Estúdio de Criação, que está no link https://business.facebook.com/creatorstudio

  • Passo 2

Clique em “Publique algo”. Assim, surge uma aba com aspáginas que você possui na sua conta.

  • Passo 3

Escolha a página onde deseja agendar a postagem e, na novaaba que aparecer, posicione o cursor em cima de “No que você está pensando”.

  • Passo 4

Digite o texto da sua publicação, sendo possível, como naspublicações de modo geral, adicionar um vídeo, imagem ou fazer uso das demaisopções disponíveis.

  • Passo 5

Clique na seta ao lado do botão Publicar e escolha a opção“Agendar”, clicando em cima da palavra.

  • Passo 6

Escolha uma data, bem como um horário para que a suapostagem seja publicada, na caixa de diálogo que aparecer na tela. Nela, épossível ainda definir um dia e uma hora para encerrar a distribuição no Feedde Notícias.

Pronto. Você pode agendar quantas publicações quiser de modototalmente eficiente.

Como agendar posts no Instagram

Além de agendar os posts no Facebook, com o Estúdio de Criação, é possível programar as publicações do Instagram. Vale lembrar que outra opção é a de agendar postagens no IGTV, que se refere a um aplicativo de vídeo independente que funciona em smartphones.

Com ele, é possível publicar vídeos mais longos daqueles permitidos no Instagram. E, já que esse aplicativo está disponível por meio do Instagram, consegue-se aliar ambas as redes sociais na hora de postar conteúdo audiovisual.

Portanto, para aprender como agendar posts no Instagram pormeio do Facebook, confira o passo a passo a seguir.

  • Passo 1

Acesse a página inicial do Estúdio de Criação, através do link https://business.facebook.com/creatorstudio

  • Passo 2

Clique no ícone do Instagram no topo da página.

  • Passo 3

Conecte a sua conta da rede social, lembrando que para usaressa funcionalidade é preciso ter uma conta comercial ou de criador de conteúdodo Instagram.

  • Passo 4

Depois de entrar com a sua conta e, assim, vinculá-la com oInstagram, o usuário tem acesso ao board com informações do seu perfil. Então,clique em “Criar publicação” e selecione se você deseja publicar algono Feed ou no IGTV.

  • Passo 5

Já se você possui mais de uma conta vinculada, não seesqueça de selecionar a conta que deseja usar no momento.

  • Passo 6

É possível agendar posts de imagens, fotos e vídeos,portanto, defina o que você deseja programar, escreva a legenda e clique emPublicar, à direita da tela, e selecione “Programação”. É aqui ondedeve-se definir a data e a hora para o post ser programado.

  • Passo 7

Por fim, pressione o botão “Programação”.

  • Passo 8

Caso você queira gerenciar as postagens programadas e/oucancelar o agendamento, clique em “Programado”, depois, em“Status de publicação”.

  • Passo 9

Selecione a publicação que você deseja editar e/ou cancelare confira as opções disponíveis. Entre elas, estão a de pré-visualizar o seupost agendado, publicá-lo imediatamente ou cancelar o agendamento, o que vocêpode fazer ao clicar em “Excluir”.

Como você pode ver, o agendamento de posts do Facebook eInstagram é bastante simples. Assim, não existe razão para não desfrutar demais essa opção vantajosa para gerenciar as suas redes sociais e promover o seunegócio.

Ainda não está convencido? Então, continue lendo este artigoe confira os motivos para aderir a essa nova oportunidade de deixar o seutrabalho mais simples e prático.

Porque usar o agendamento de posts

São muitas as vantagens ao aderir ao agendamento de posts doFacebook e Instagram. Veja quais são as principais a seguir:

  • Economia de tempo

Já que se diz que tempo é dinheiro, é preciso economizá-lo também.Afinal, acessar todos os dias ou quase todos as redes sociais para publicar osseus posts pode demandar um tempo precioso, que pode ser melhor aproveitado.Então, agende os posts e ganhe tempo.

  • Eficiência do trabalho

Além de perder menos tempo acessando com frequência oFacebook e o Instagram, aproveite melhor o tempo que sobra, como criando novasações de marketing digital para atrair e conquistar mais clientes. Então, torneo seu trabalho mais eficiente com o Estúdio de Criação.

  • Planejamento dos posts

Ao fazer uso da ferramenta gratuita do próprio Facebook parao agendamento das postagens, é possível planejar de maneira mais adequada aspublicações que você deseja fazer ao longo das semanas. Afinal, é possívelprogramar vários posts futuros.

  • Menor risco de haver repetições

Ao planejar os posts do seu negócio nas redes sociais, vocêtambém corre um risco menor de criar publicações semelhantes, já que vaiprogramá-las de uma única vez. Aliás, no próprio Estúdio de Criação,consegue-se visualizar todos os posts anteriores para evitar esse engano.

  • Chances reduzidas de esquecimento

Por fim, mas não menos importante, mais uma razão parautilizar esse recurso é o fato de prevenir qualquer esquecimento. Isso porquese você tem muitas tarefas para desempenhar no seu negócio, corre o risco desimplesmente esquecer de fazer uma nova postagem.

Dicas para fazer posts nas redessociais

Assim como é importante estar por dentro dos novos recursosquando o assunto é marketing digital, a exemplo de, agora, as publicações doInstagram serem agendadas pelo Facebook, também é válido conhecer as dicas paraos posts da sua marca.

Afinal, não basta ter tudo organizado, planejado e agendado,é essencial que as publicações do produto ou serviço que você promove nas redessociais possuam conteúdo de interesse e relevância para o seu público alvo. Sóassim você consegue atrair e conquistar a sua audiência.

Portanto, veja as principais dicas para essa hora:

  • Conheça o seu público-alvo

O primeiro passo para criar posts que chamem a atenção doseu público é conhecendo o seu perfil. Com isso, é possível saber do que elegosta e procura e, dessa forma, fazer postagens com as quais ele seidentifique.

  • Atenda às necessidades da sua audiência

As necessidades do seu público é uma das principaisinformações que se deve obter. Além de publicar conteúdo que a sua audiênciagoste, é fundamental que ele atenda a uma necessidade. Essa é a forma mais eficientede atrair e conquistar clientes em potencial.

  • Invista no marketing de conteúdo

Não se limite apenas a divulgar os produtos e serviços dasua empresa. Isso pode ser feito de maneira indireta, o que costuma dar aindamais certo. Se você vende roupas, então, dê dicas de moda e não divulgue apenasos seus produtos. Resumindo, isso é marketing de conteúdo.

  • Publique nos melhores dias e horários

Quais são os dias e horários que a sua audiência mais acessao Facebook e o Instagram? Para saber a resposta, pesquise, sendo que há sitesque oferecem esses dados. Isso é muito importante para que os seus posts sejamvistos pela sua audiência.

  • Faça postagens com uma frequência adequada

Nem mais nem menos, avalie quantas postagens semanais sãosuficientes para angariar mais clientes para a sua marca.

  • Acompanhe o feedback do seu público

Não basta fazer postagens com conteúdo de qualidade, épreciso verificar os resultados proporcionados pelas suas ações. O post tevecurtidas? Foi compartilhado ou comentado? Se sim, repita a receita, casocontrário, mude a estratégia.