Como aumentar o tempo de leitura dos visitantes em seu blog?

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Como aumentar o tempo de leitura dos visitantes em seu blog

O marketing digital tem sido a melhor maneira de promover qualquer tipo de negócio. Elaborar um site de qualidade, que atraia o público-alvo pode não ser tão simples quanto parece, há muito material disponível em concorrência. Para você construir um blog de sucesso é preciso entender sobre algumas coisas, saiba como aumentar o tempo de leitura dos visitantes em seu blog!

Com os celulares sempre em mãos, em qualquer situação, a internet é o meio de comunicação mais acessível e de maior abrangência.

Por isso, sites e blogs são a melhor maneira de promover algum serviço, produto ou informações.

Mas, toda essa acessibilidade também tem seu lado negativo. É preciso dar seu melhor na elaboração do site e nas postagens, para que os visitantes busquem pelas suas informações e, principalmente, se mantenham nelas.

Quer dar um up no seu blog para aumentar as visualizações e permanência do leitor na página? Esse artigo irá te mostrar como aumentar o tempo de leitura dos visitantes em seu blog!

Obtenha elementos visuais para aumentar o tempo de leitura dos visitantes

Escolher uma estrutura de texto adequado pode aumentar o tempo de leitura dos visitantes em seu blog.

Alguns profissionais de marketing recomendam que o conteúdo deve começar com textos pequenos, com alta frequência de novas postagens e, só depois de um tempo, apostar em menor quantidade de textos, porém mais longos.

Para outros profissionais, essa reflexão já não faz tanto sentido assim. Cada blog tem um propósito e é difícil generalizar desta maneira.

Uma dica valiosa para dar mais harmonia ao seu blog, e consequentemente aumentar o tempo de leitura dos visitantes é dividir a matéria.

E uma ótima maneira de fazer isso é adicionar imagens ao decorrer do texto. Essa pequena mudança pode potencializar as visualizações do seu site, mais compartilhamento de terceiros, etc.

Mas, é preciso que você utilize as imagens certas para que essa estratégia realmente funcione. As figuras precisam ser relevantes, terem a cara da informação que você deseja passar.

Se você está montando um post sobre viagens, por exemplo, acrescente algumas fotos de lugares incríveis, instigando o leitor a realmente querer conhecê-lo.

Site ilustração viagem

Ou, se está instruindo um passo a passo, imagens com fluxogramas e esquemas são ótimas para o entendimento e satisfação de quem buscou pela matéria.

Se escolhidas com sabedoria, as imagens absorvem o leitor, que vai dedicar mais tempo à leitura do seu blog.

Adicione movimento no blog

Além das imagens para aumentar o tempo de leitura dos visitantes em seu blog, outra dica é apostar nos vídeos.

Foi feito uma média, e descobriram que os post com conteúdo em vídeo aumentam o tempo de visualização da página em 2,6 vezes.

O resultado é gritante, mas mesmo assim o costume de usar vídeo nas postagens não é algo muito usual. Isso porque, a produção de conteúdo leva um tempo maior, porém, páginas com vídeo tendem a ranquear melhor nos mecanismos de busca. Portanto, caso tenha alguma página que queira dar maior visibilidade, invista em um vídeo.

Aprenda algumas dicas para adicionar vídeos e aumentar o tempo de leitura dos visitantes em seu blog:

  • Crie vídeos instrutivos.
  • Se atua em alguma área que sempre tem novidades ou mudanças, considere repassar essas informações por vídeos invés de textos.
  • Converse com seu público, plante dúvidas e instigue a curiosidade que prender o visitante até o final do vídeo.
  • Complemente a postagem com algum conteúdo escrito.
  • A produção do vídeo deve ser feita com qualidade de som e imagem.

Uso do conceito TLDR para aumentar o tempo de leitura

Outra tática para aumentar o tempo de leitura no blog é utilizar o TLDR (Too Long, Didn’t Read).

O TLDR é mencionado no texto quando o post original é muito extenso e as pessoas querem apenas um resumo para ter uma ideia do que se trata, uma visão geral do contexto.

TLDR

Porém, muitas vezes ele aparece nos fóruns destinados aos leitores, indicando que o texto é muito longo, mostrando que as pessoas estão sem paciência para ler o conteúdo na íntegra.

Isso é extremamente interessante, pois o responsável pelo blog fica ciente quando uma postagem não agradou, dando a possibilidade de modificá-la.

Além disso, sua utilização também se encaixa no que foi dito no tópico anterior, sobre dar mais espaço ao visitante no blog.

Ou seja, você dá uma oportunidade de contato com o leitor, criando um vínculo entre ele e o blog (o que acaba fazendo dele um visitante “fiel”) e ainda recebe dicas a respeito das postagens.

Nada melhor que a fiscalização e a opinião do nosso próprio público-alvo para atender os desejos dos leitores.

É importante sempre estar atualizando as postagens para melhorá-las, de forma a agradar mais os visitantes.

Forneça dicas e dê espaço ao visitante em seu blog

Fornecer dicas e informações interessantes para o leitor ao decorrer do texto estimula o visitante a permanecer mais tempo no blog.

A postagem precisa agregar conhecimento para quem está lendo. Se o leitor terminar de ler o post e sentir que realmente aprendeu algo útil, isso vai instigá-lo a procurar outras matérias no site.

Dicas no site

A utilização de marcadores e subtítulos também são estruturas recomendadas na confecção de textos.

Realizar citações e chamadas para atrair a atenção do leitor. Coisas impactantes despertam a curiosidade!

Outra maneira eficiente de aumentar o tempo de leitura dos visitantes em seu blog é abrindo um espaço para ele.

Você pode abrir um fórum de perguntas e respostas, enquetes, disponibilizar o envio de mensagens com sugestões para posts futuros ou complementações de artigos antigos.

Isso vai criar uma relação entre o site e o visitante, despertando a curiosidade do leitor e fazendo com que suas visitas no site se tornem mais frequentes.

Essas pequenas dicas de como aumentar o tempo de leitura dos visitantes em seu blog vão fazer toda a diferença no alcance de suas postagens, de maneira a construir posts mais interessantes e atrativos para os leitores.

 



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