Automação de Marketing: 5 Ferramentas para seu Negócio

Automação de MarketingPra quem trabalha com marketing digital sabe que por mais que seja uma área repleta de ferramentas e tecnologia, demanda tempo cuidar de tantas tarefas. Esse número de tarefas gera custo e tempo, às vezes uma pequena empresa ou um empreendedor não consegue dar conta de tantas coisas, nesse mesmo tempo surge a automação de marketing. O uso de softwares auxiliando na execução de algumas tarefas. Ela vai te ajudar alcançar públicos maiores com a mesma qualidade e atendimento personalizado. Nesse artigo, você vai perceber que precisa de algumas ferramentas para automatizar seus processos, continue lendo, irei te provar isso.

Entenda o que é automação de marketing

Pensando em um cenário onde existem vários setores e funções diferentes numa empresa, o número de obrigações é grande para o número de pessoas. Pensando nisso, para ter resultados satisfatórios existem ferramentas que ajudam em todo o processo do marketing digital. Talvez você pense que uma demanda pequena possa ser administrada por uma ou poucas pessoas, e manualmente, mas pensando no lado da qualidade, perde-se muito. Muitas vezes o tempo que uma pessoa gasta fazendo uma tarefa, ela poderia agendar um software para ele fazer 10 de uma só vez, ou seja, sobrando mais tempo para produzir conteúdo de qualidade.

Se você ainda não está convencido que precisa automatizar seus processos, continue lendo esse artigo, pois vou falar de alguns benefícios e curiosidades, logo em seguida falarei das 5 melhores plataformas de automatização de marketing.

Principais benefícios da automatização de marketing

Quanto maior a empresa, mais clara a necessidade de usar softwares para ajudar nas tarefas. Quando o número de demanda e clientes é muito grande fica difícil executar trabalhos individualmente, isso é claro, mas vou te provar que uma empresa pequena também tem vantagens e provavelmente você nunca tinha pensado nisso.

O objetivo principal de uma empresa é a venda, isso é um fato. Imagine você investindo as mesmas 4 horas diárias em uma única tarefa e conseguir o triplo de vendas? Fantástico, não? Isso acontece quando o lead é tratado de forma pessoal, quando você o nutre de informações que ele realmente precisa. O ato da compra não acontece por acaso, depende de etapas e processos eficientes. A automação de marketing consegue deixar tudo isso mais prático e rápido, melhorando a conversão da maquina de vendas.

Falando em vendas, é preciso atingir seu público alvo e captar os leads, essa é uma tarefa que sem a automação de marketing demandaria muito tempo. O custo de conversão tende a diminuir usando os softwares corretos, por exemplo, em um projeto onde você tem que atingir 100 pessoas e tem um retorno de R$65,00 em cada uma delas, gastaria o mesmo tempo atingindo 200 e ganhando o dobro. O investimento no software tem um retorno rápido.

Os benefícios não ficam apenas com a empresa, o cliente também são ganhando. Ele recebe um atendimento melhor, conteúdo de qualidade e consegue fazer uma venda mais rápida.

Os maiores erros de automação de marketing

As vezes quando você lê que precisa usar ferramentas que irão facilitar muito o seu trabalho e fazer sua empresa vender mais, você acaba se iludindo e esperando muito delas. Existem erros muito comuns que acontecem por falta de atenção e de controle com o processo de automação.

  •  As ferramentas não trabalham sozinhas

Pensar que automatizando processos você não precisará mais trabalhar é um erro grave. O papel dela é automatizar as suas decisões, se os objetivos não estão devidamente traçados a ferramenta vai apenas seguir uma ordem que não é correta. Mesmo depois de planejar corretamente a automação, é preciso acompanhar os próximos passos e frequentemente mensurar os dados.

  •  Não segmentar

Quem não pensa que existem diversos públicos dentro de um único público precisa rever seus conceitos de marketing digital. A segmentação é cada vez mais comum e cada vez maior dentro de um publico que parece igual, mas não é, com interesses diferentes e em períodos diferentes é preciso segmentar, e não espere que algum software de automação de marketing vá fazer isso por você. Agrupe os leads com características parecidas e personalize a comunicação e o conteúdo. Quanto mais segmentado maior a captação de leads.

  • Esquecer a jornada de compra

A jornada de compra é o caminho que torna o visitante em um comprador. São todas as etapas, desde o interesse dele em certo conteúdo, mesmo não sabendo exatamente onde ele pode usar aquilo, depois no reconhecimento do problema, posteriormente ele enxergando uma solução no serviço ou produto e por fim, a decisão de adquiri-lo. Essas etapas têm conteúdos diferentes, abordagens diferentes e apelos diferentes.

Algumas empresas acabam nutrindo o lead com conteúdo relevante apenas quando ele está próximo de efetuar a compra. O que é um erro, pois as outras etapas são tão ou mais importantes que a última. Se o objetivo estiver claro e estruturado em todas as etapas, é difícil esquecer a jornada de compras.

Sabendo disso, uma automação com qualidade depende de todo esse processo, de toda a construção desse relacionamento. Não pode deixar que uma ferramenta seja responsável dos detalhes, é obrigatório executar o software com a jornada de compras em mente.

  • Não alinhar processos entre marketing e vendas

Além dos erros frequentes de uso das ferramentas, a falta de sincronização entre os setores de marketing e vendas são faz com que a automação seja correta. Quando o acompanhamento do lead é feito de perto, é possível adiantar o trabalho do setor de vendas, ele chegará com uma base maior do que o vendedor necessita. Essa automatização precisa vir do marketing, antes de tudo. Ele deve ser acompanhado desde o inicio da sua jornada.

  • Não analisar

Esse erro poderia ser colocado em diversos manuais de diversos segmentos, não analisar os dados periodicamente atrasa os processos finais. A automação de marketing precisa ser acompanhada baseada em dados fornecidos pelas plataformas, as melhorias devem ser constantes. Isso ajuda a construir modos de trabalhos diferentes, para isso é preciso fazer testes e verificar que está funcionando melhor.

As métricas mais importantes para serem observadas na automação de marketing são:

CTR – (Em português, taxa de cliques) É relação entre cliques nas CTAs (Call-To-Actions) e emails entregues. Essa métrica consegue entregar vários tipos de dados e comparar campanhas de email marketing.

Taxa de abertura – É calculado pelo número de email abertos e o número de emails entregues, essa taxa indica se o lead foi receptivo com o email. Geralmente quanto maior o conhecimento do lead com a empresa, maior a taxa de abertura.

Volume absoluto – É métrica que analisa o numero de leads que chegaram ao seu objetivo final. Para melhorar essa métrica é recomendado melhorar a comunicação com o lead.

Como fazer automação de marketing sem deixar de ser pessoal

Automatização pessoal

Podemos perceber até o momento as facilidades e vantagens da automação de marketing, mas provavelmente surgiu a dúvida, se eu automatizar todo o meu processo, não vou deixar de personalizar meu atendimento? Não, não vai se você seguir os próximos passos.

Escreva conteúdo relevante

Para ficar mais próximo do seu lead, escreva o email o chamando pelo seu primeiro nome, isso ajuda bastante na automação de marketing. É possível também usar outras informações dele, como suas preferências, informações do seu emprego e necessidades atuais.

Segmente

É umas das práticas mais importantes, que consiste em entregar a mensagem certa para a pessoa certa. Com certeza dentro da sua base de email, existem leads muito diferentes e em estágios diferentes do funil de vendas, invista tempo nessa segmentação, segmente o máximo para atingir todos os seus leads.

Cuidado com o nome e email do remetente

Os emails enviados com nomes e email de pessoas tem maior taxa de abertura. Use desse gatilho para que seu lead se sinta falando com você de verdade. No campo do email não use um endereço de ‘’no reply’’, deixe aberta essa porta, não afaste o lead de você, ele pode ter a sensação de que esse mesmo email foi enviado para milhões de pessoas e ele é apenas mais um.

Responda

Continuando o ultimo tópico, responda esses emails. Pode parecer perda de tempo responder tantos emails, mas é um investimento de tempo a longo prazo. O lead se sentirá prestigiado e terá a certeza que os emails enviados para ele são por pessoas e que a empresa o ouve.

Email de boas vindas

Assim que uma pessoa se torna um lead, ela espera receber algo em troca, espera que valha a pena estar naquela lista, por isso, envie o mais pessoal email de boas vindas que você pode. Siga todas essas dicas e torne esse email o melhor email que esse lead possa receber, um relacionamento começando com confiança tem tudo para ser duradouro.

Leads não engajados

Sempre tem aquele lead que sumiu e que não está engajando na sua base de emails. Esse lead precisa retomar aquela vontade que o fez entrar em contato com a sua empresa, por isso envie um email como se fosse apenas para ele, pergunte o que houve, tente achar qual o motivo que fez ele não estar consumindo seus conteúdos.

Como escolher os melhores softwares para sua empresa

Agora que você já entendeu o que são os benefícios da automação de marketing, vou citar alguns pontos importantes para você não escolher qualquer ferramenta. Existem muitas ferramentas no mercado, mas nem todas elas vão atender as suas demandas, para que uma ferramenta seja realmente eficaz, ela deve seguir os seguintes tópicos.

  •  Funcionalidade

Às vezes, pelo tamanho da sua empresa, você não vai precisar utilizar uma ferramenta que contém funcionalidades que você não necessita. Escolha aquela que atende o que realmente você precisa executar.

  • Customização

Para uma maior adaptabilidade, customizar uma plataforma pode te trazer ganho de tempo e de dinheiro. É essencial quando você possui muitos clientes e tarefas distintas.

  • Praticidade

Não contrate ferramentas difíceis de usar! O grande ganho da automação de marketing é o tempo, depois dele o dinheiro. Se você perde tempo com uma ferramenta, não vale a pena usá-la.

  • Integração com outras ferramentas

Tenha como fator de decisão a integração com softwares que você já possui. E quando pensar em adquirir novos, veja se eles têm integração, isso facilitará a usabilidade dos mesmos.

  • Mensuração de resultados

As ferramentas que entregam os dados e resultados com facilidade e periodicidade devem ser prioridade, pois assim fica mais fácil de analisar o que está dando certo na empresa. Algumas delas possuem relatórios detalhados e até cruzam os dados com os resultados de outros softwares.

  • Suporte

Tenha atenção com o suporte prestado pela empresa que fornece o software, muitas vezes acontecem contratempos e apenas o suporte pode ajudar. Verifique se ela possui período de teste, nesse tempo, veja se todas as ferramentas conseguem ser usadas e se o suporte ajudará em caso de possíveis erros.

  • Custos

Todos os pontos citados antes são importantes, mas é preciso pensar na realidade da sua empresa e não investir mais do que pode ou do que precisa. Existem ferramentas de todos os tipos e valores, adapte à sua realidade e ao momento da sua empresa a contratação de um software.

Ferramentas de automação de marketing

Antes de falar das ferramentas, vamos falar um pouco de CRM (Customer Relationship Management), que em português significa, Gestão de Relacionamento com o Cliente. O CRM está na base da automação de marketing, ele consegue controlar as principais informações do seu lead. A partir desses dados, fica mais fácil para a equipe conhecer melhor o lead e nutrir ele com as informações que ele gostaria de receber. Agora vamos detalhar as principais ferramentas que irão te ajudar na automação de marketing.  Vamos falar das suas funcionalidades e como elas podem ajudar o seu negócio.

Hubspot CRM

HubSpot

Empresas que precisam executar muitas tarefas nas áreas de marketing e vendas tem o Hubspot CRM como uma das melhores opções. A empresa foi fundada em 2004 com o objetivo de vender de uma forma diferente, conseguir atingir o público de uma forma mais assertiva. A partir dessa ideia nasceu o inbound marketing, amplamente conhecido no mundo. Que são técnicas focadas em atrair o visitante para que ele se torne um lead e assim ir nutrindo com conteúdo até que ele se torne um comprador.

O software é baseado nessa estratégia, o inbound, ele possui ferramentas de interação, conversão e mensuração de resultados. Além disso, o Hubspot CRM pode rastrear todo os emails enviados, organizar sua pipeline de vendas, agendar e gerenciar tarefas. Ele tem como objetivo conseguir gerar mais leads, mais tráfego, e consequentemente, mais vendas.

Hubspot CRM

RD Station

RD Station

A Resultados Digitais, mais conhecida como RD Station, é uma empresa brasileira fundada em 2012 em Florianópolis. Ela é uma ótima plataforma de automação de marketing que possui diversas ferramentas que ajudam a sua maquina de vendas, baseada no inbound marketing.

A RD Station, consegue ajudar a empresa com gerenciamento de mídias sociais, técnicas de SEO, disparada de e-mails, criação landing pages e pop-ups. Existe também um CRM com seus leads. Apesar de todas essas ferramentas que a RD Station oferece, é aconselhável seguir alguns pontos para atingir os objetivos.

– É importante que você tenha um site, sugerimos na plataforma WordPress pela facilidade e praticidade de implementação de novas ferramentas.

– É indicado que você faça marketing de conteúdo

– É recomendado que você tenha uma verba para fazer publicidade paga, como: Google Adwords e Facebook Ads.

– É bom ter uma certa força de vendas para converter melhor os leads.

A RD possui 3 planos de assinatura. Basic, Pro e Enterprise.

O Basic oferece gestão e disparo de e-mails, construção de landing pages e uma automação com apenas um tipo de fluxo. É recomendado para empresas que estão no início da sua estrutura de marketing digital. Pelo valor, é uma ótima oportunidade.

O Pro já possui mais possibilidades para o usuário, como automação de marketing lead scoring, lead tracking e integração com outras soluções. É mais indicado quando você possui um fluxo maior de leads sendo repassados ao setor de vendas.

Já o Enterprise, o maior plano, possui o maior pacote de ferramentas, uma das mais importantes é a de Business Inteligence. É recomendado se sua empresa já está num estágio avançado no marketing digital.

Existe uma certa concorrência entre a RD e a Hubspot, por fornecerem praticamente o mesmo serviço, com algumas poucas diferenças. Qual seria o melhor para a sua empresa? Não existe uma resposta certa, a RD possui um custo/benefício melhor mas vale a pena consultar dentro da sua própria empresa quais ferramentas seriam melhor usadas pelas plataformas.

RD Station

Lahar

 

A Lahar é uma plataforma que além de automação de marketing, tem um foco em gerenciamento de vendas. Com as principais ferramentas para automação de marketing, ele possui interface amigável, ótima integração de informação, inteligência de análise de dados e customização de conteúdo.

Plataforma Lahar

O principal objetivo que a Lahar propõe é aumentar a produtividade das equipes de marketing e vendas reduzindo custos. Ela também oferece estratégias para facilitar a execução do funil de vendas, ajudando na nutrição do lead. Os destaques da plataforma estão na facilidade de criar landing pages funcionais, disparo de email marketing estratégico, segmentação da base de contatos, monitoramento das mídias sociais e busca de palavras chaves na internet. Além disso, o desempenho de seus relatórios possui informações que integram toda a equipe.

Lahar

Pipedrive

Pipedrive

O Pipedrive CRM é umas das ferramentas mais usadas no mundo na área de gerenciamento do relacionamento com o cliente. É um software bem completo e muitas vezes ganha em usabilidade que os demais concorrentes, o Pipedrive não exige nenhum treinamento nem configuração complexa. Você tem a possibilidade de acessar suas informações na plataforma de qualquer lugar através de aplicativos, assim consegue comandar a maquina de vendas remotamente. Além disso tudo, ainda fornece um teste grátis de 30 dias para você aproveitar todas as funcionalidades antes de contratar a plataforma.

Existem dois comportamentos que fazer a Pipedrive ser um diferencial no mercado, são eles:

Foco no produto: Segundo o CMO da empresa, Andrus Purde, o foco da Pipedrive sempre foi um ótimo produto. E isso você percebe assim que acessa a plataforma, logo no primeiro contato já fica visível a facilidade de usar o software.

Testes: Desfrute da possibilidade de testar absolutamente tudo na plataforma. Analise os resultados obtidos nesses 30 dias de teste, entenda perfeitamente como funciona todo o processo desse software.

Pipedrive

MailChimp

Mailchimp

MailChimp é a ferramenta de automação de email mais usada em todo o mundo. Ele faz com que uma estratégia de disparo de email se torne algo mais simples que o normal. Por ter uma série de vantagens, o MailChimp é recomendado para quem não tem muita experiência com gestão e disparos de email, mas pode ser usado por empresas que já possuem mais experiência. Mas ele não possui apenas ferramentas para emails, ainda tem ferramentas para mídias sociais e criação de anúncios. Além disso, caso a taxa de rejeição do seu email seja alta, o MailChimp pode bloquear ou ate cancelar a sua conta para prevenir o uso indevido da plataforma.

Os principais benefícios do MailChimp, são: Integração com diversas plataformas, ótimo custo/beneficio, fácil de usar, automação de email, teste A/B, alta taxa de entrega e conta gratuita para teste.  Mas existe alguns pontos que deixam a desejar, como: Não ter um bom criador de landing pages, não conseguir gerenciar um funil de vendas e a plataforma ser em inglês.

MailChimp

 

Depois de tanta informação vimos o que é automação de marketing, seus benefícios, os cuidados que precisam ter quando contratar uma ferramenta de automatização. Você deve estar pronto para começar a testar essas ferramentas, já deve estar com ideias na cabeça pensando na sua empresa produzindo mais e melhor. Não tenha pressa, aproveite todos os testes possíveis, customize cada plataforma para suas necessidades e escolha a melhor ferramenta de automação de marketing.

Acredito que você tenha algumas dúvidas sobre todo esse processo, nos escreva! Deixe um comentário dizendo o que mais gostou e se tem alguma dúvida. Teremos o prazer de te ajudar!

 



Mais de Rotamáxima Marketing Digital