Automação de lances em links patrocinados. Tudo o que você precisa saber

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Sobre os lances automáticos

Lances Automatizados

As estratégias de lances automáticos são processos projetados para maximizar suas metas. O algoritmo realiza isso para você, analisando vários pontos de dados de desempenho de anúncios, incluindo a hora do dia, os dados demográficos, o dispositivo do usuário, os sistemas operacionais e muito mais.

Os lances automáticos eliminam o trabalho pesado e adivinhações na hora de definir lances para atingir suas metas de desempenho. Cada tipo de estratégia de lances automáticos foi criado para ajudar você a atingir uma meta específica para sua empresa.

Por que entender sua estratégia de lances é importante?

Sua estratégia de lances diz essencialmente ao algoritmo que “pagaremos até X valor por clique / por cliente / por R$ de receita”. Se seus lances forem muito altos, você provavelmente aparecerá no topo da página, mas seu orçamento pode ser comprometido, este é um trade-off que você provavelmente não está interessado em pagar.

Se os seus lances forem muito baixos, você poderá obter um retorno mais forte, mas não dará a você tantas visualizações que resultarão em menos aquisições de clientes. A chave é encontrar uma estratégia de lances que alinhe seus lances com suas metas de orçamento e aquisição de clientes.

Como escolher uma boa estratégia?

Estretégia de lances decisão

É preciso se concentrar nos dados certos para tomar uma boa estratégia de lance. A coleta de dados já não é um problema tão grande quanto antes, mas não se trata principalmente da quantidade de dados sim sobre a qualidade deles. Quais são então os dados certos para tomar essa decisão?

  • Há bastante tráfego?

Nessa pergunta, deve-se analisar todos os pontos de dados, como impressões, cliques ou gastos, para garantir que você tenha dados suficientes para tomar uma boa decisão.

  • É acessível?

Isso é complicado, mas é bom se atentar aos CPCs gerais e nas posições médias. Pode ser útil criar filtros para CPCs específicos.

  • O que está acontecendo no mercado?

Seus lances são impactados e impactam de fato os outros anunciantes no espaço. Incluir a parcela de impressões da Rede de Pesquisa (e outras métricas competitivas) é essencial para grandes lances.

A explicação rápida e fácil do Compartilhamento de Impressões da Rede de Pesquisa é que ele informa a porcentagem de impressões que você realmente obtém em comparação com o número de impressões que você pode obter.

Mãos na massa

As automatizações no Google ADS podem ser feitas de diversas formas:

A – Através de Scripts de automação.
Essa é uma alternativa que permite diversas possibilidades de automatização.  Você pode por exemplo criar um script que analisa o custo de conversão mais caro, o mais barato, traça uma linha mediana e então fornece o custo de conversão ideal.  Por exemplo.  Em uma determinada semana, o custo de conversão mais caro foi de R$ 10,00.  O mais barato foi de R$ 3,00.  O Script automaticamente determina que o custo de conversão ideal, e factível é de R$ 10,00 – R$ 3,00 / 2, portanto R$ 3,50.   Todas as palavras que tiverem um custo de conversão acima de R$ 3,50 terão o bid (lance) automaticamente reduzidos.  O script também aumentará os lances, em por exemplo, 15% de todas as palavras com custo de conversão, “considerado adequado”, como os abaixo de R$ 3,50.

Você pode acessar uma séria de scripts de automatização, no link /category/automacao-google-ads/


B – Com a criação de regras, através da própria interface do Google Ads.

Essa é sem dúvida a forma mais fácil e rápida de se criar regras de automação no Google ADS.

Para criar sua primeira regra automatizada, acesse o menu “Campanhas” > “Mais” > Criar regra automatizada.

As opções são um pouco limitadas, mas você já consegue automatizar o básico e poupar trabalhar repetitivos em sua conta, como por exemplo,  pausar uma determinada campanha quando atingir o limite do orçamento.


C – Através de APIs.
Para quem quer se aventurar, o Google fornece a documentação de sua API no link //developers.google.com/adwords/api/?hl=pt-br.  O processo é complexo e exige uma equipe de programação especializada.  Além disso o Google precisa aprovar o código para que esse possa se comunicar diretamente com os servidores Google, através de uma aplicação própria.   Para o pequeno e médio anunciante, essa é uma opção que pode não ser viável.

Vantagens de automação de lances em links patrocinados

  • Eficiência – a automação pode dar a você a liberdade e escala para gerenciar suas grandes contas em nível macro e se concentrar em oportunidades de crescimento ou estratégia além de manter o controle sobre o desempenho diário.
  • Capacidade de lidar com contas grandes ou complexas – pode ser desafiador gerenciar todas as milhares de palavras-chave em contas grandes ou complexas, com isso a automação pode ajudar nos ganhos de eficiência.

Note que a automação não deve ser aplicada de qualquer forma. Ela envolve personalização. Isto aponta para a necessidade de realizar um estudo para perceber as nuances dos seus clientes, e automatizar processos rentáveis.

A gestão destes recursos envolve um conhecimento profundo das ferramentas de marketing digital. Por esta razão, é prudente selecionar agências de marketing digital certificadas para criar e gerenciar regras automatizadas em sua conta.



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