Evite o bloqueio criativo e crie conteúdos constantemente

Provavelmente você já tem consciência da importância da criação de conteúdo dentro de uma estratégia de SEO. Caso não seja o seu caso, vamos defini-la, rapidamente, em algumas palavras. O conteúdo é rei e, quando ele se torna relevante ao usuário, naturalmente o seu site obterá uma melhor classificação diante dos robôs de busca. Proporcionar experiência ao usuário a partir de conteúdos educativos é essencial para o sucesso. Portanto, traremos tudo sobre o bloqueio criativo e como ele impede que você crie cada vez mais artigos.

Alguma vez você já definiu uma pauta de conteúdo e não soube como começar ou desenvolvê-lo? Apesar de parecer um pesadelo, o bloqueio criativo é comum até para redatores profissionais. Mas, uma vez que você toma mais tempo que o previsto para criar artigos, também estará acumulando outras tarefas. Dado este cenário, fique atento em todos os fatores que levam ao bloqueio criativo e às melhores dicas para evitá-lo.

O que é Bloqueio Criativo?

“Dar um branco” ou ter um bloqueio criativo é definido por um momento de falta de inspiração, na qual a pessoa não consegue desenvolver as ideias propostas. Todos estão sujeitos a essa situação, mas para livrar-se dele, primeiramente, é essencial entender as causas.

Um dos motivadores para o bloqueio criativo é o desconhecimento do assunto, mas nesse caso não há solução além de buscar informações e referências. Assim sendo, o estado mental torna-se um dos principais motivos que te impedem de produzir conteúdo com mais naturalidade. Ou seja, estar ansioso, com medo ou emocionalmente instável bloqueia a sua capacidade de criar.

O que leva ao Bloqueio Criativo?

O bloqueio criativo é um verdadeiro assassino da criatividade. Mas, a boa notícia é que é possível diagnosticar os motivos que levam a ele. Apesar de não existir nenhuma verdade absoluta sobre o que causa o bloqueio criativo, trouxemos as situações mais comuns. Veja a seguir se você se identifica com alguma delas.

Perfeccionismo

A busca constante por melhorias é importante e uma dose de perfeccionismo é inevitável. Porém, em excesso, ele é um dos fatores chave para o bloqueio criativo.  A auto cobrança, quando feita de forma demasiada, é extremamente prejudicial. Procure fazer esboços imperfeitos com erros pontuais que podem ser corrigidos em uma ou algumas revisões.

Medo da rejeição

Será que esse artigo vai atrair visitantes? E se alcançar um bom público, será que eles vão gostar da forma como foi escrita? Ou será que vão preferir a linguagem que o concorrente utiliza? Essas são perguntas comuns a se fazer antes de publicar um trabalho, mas que não podem te impedir de fazê-lo. Buscar criar o conteúdo da forma mais clara e relevante aos leitores e, por fim, não ter medo de aceitar críticas e feedbacks é o caminho para construir autoridade.

Prender-se a um sucesso passado

Seguindo a mesma linha de raciocínio dos tópicos anteriores, prender-se a um artigo que tenha obtido sucesso anteriormente significa assassinar a sua liberdade criativa. Pensar que o seu conteúdo sempre conquistará muitos compartilhamentos, comentários e feedbacks positivos é impossível. O sucesso depende de muitas variáveis, em vista disso preocupe-se em criar textos relevantes de forma consistente, só assim você encontrará outro assunto com resultado tão bom ou até melhor.

Rotina

A rotina é inevitável e indispensável. Seguir uma rotina bem definida com um bom propósito é o melhor caminho para alcançar suas aspirações. No entanto não se assuste, mas ela vai deixar você cansado ao ponto de pensar em desistir. Nesses momentos, persistir e continuar trabalhando recupera a confiança e motivação para continuar em busca de bons resultados.

Procrastinação

Logicamente que, devido a variáveis incontroláveis, alguns conseguem aproveitar melhor o tempo ao longo do dia. Mas, pense que é a forma como você utiliza o seu tempo que vai definir seus resultados. Isto é, quanto menos você procrastina, maior o período para superar o bloqueio mental e buscar novos insights.

Escrevendo esses últimos dois tópicos lembro-me de uma das frases marcantes do pensador e ex-presidente americano, Thomas Jefferson, que diz “Tenho constatado que, quanto mais duro eu trabalho, mais sorte eu tenho”. Inspire-se nela e tenha em mente que para vencer o bloqueio mental é preciso continuar trabalhando. Contudo, se for o caso de estar fatigado mental ou fisicamente permita-se descansar.

Culpa

Por último e não menos importante, temos a culpa por ter bloqueio criativo. Isso mesmo, sentir-se culpado não é exatamente uma causa, mas ela é responsável por prolongar a situação. É muito comum que quem se encontre nessas circunstâncias busque recuperar a criatividade de maneira desesperada, todavia é importante manter-se calmo e começar a aplicar as melhores práticas para combatê-lo, como mostraremos a seguir.

Como combater o Bloqueio Criativo?

Você já parou para pensar se os grandes redatores e autores de blog autoridade não possuem bloqueios criativos? Como dito anteriormente, “dar um branco” é um problema que pode acontecer com qualquer profissional. Mas, a diferença de quem consegue criar de qualidade consistentemente é a forma com que eles lidam com essas situações. Portanto, fique atento às dicas que passaremos adiante a fim de que o bloqueio criativo não interrompa seu fluxo de publicação.

Mude o foco

O primeiro passo para livrar-se do bloqueio criativo é aceitá-lo. Caso você não perceba e aceite que está com dificuldade na criação de conteúdo, não será possível tomar as medidas necessárias para mudar esse cenário. Mas, uma vez que já reconheceu a situação e quer mudá-la, você pode começar focando em outra atividade, por exemplo. Passar a fazer uma tarefa operacional, ouvir música, trocar horário de produção e até o ambiente se necessário.

Enfim, buscar motivações nas pequenas pausas e/ou mudanças pode ser um grande passo para aumentar a produtividade. Mas lembre-se, faça isso de maneira organizada, a multitarefa pode trazer grandes problemas à qualidade do seu trabalho.

Escreva tudo

Organizar as informações é indispensável para o bom entendimento do leitor, um artigo mal estruturado e de difícil compreensão se torna irrelevante aos olhos do leitor. No entanto, muitas vezes o bloqueio mental não permite organizar suas ideias. Nesses casos, o melhor a se fazer é escrever tudo da maneira mais clara que puder e, assim que terminarem os insights, passe a revisar o texto e remova os erros de concordância e ortografia antes feitos.

Remova as distrações

Se por um lado sugerimos deixar de lado os processos criativos, a fim de descansar e voltar com mais ideias, utilizar bem o tempo que está mais produtivo é essencial. Ou seja, além de otimizar o período de pouca criatividade também é importante não utilizar sua energia em distrações. Tente removê-las por um período e focar somente na produção, afaste celulares, televisão ou qualquer coisa que pode tirar o seu foco.

Organize-se

Organizar a maneira para trabalhar é uma das melhores maneiras de otimizar o seu tempo. Definir os temas com antecedência e ter um roteiro com as melhores práticas para a criação de um bom conteúdo pode reduzir os seus esforços. Mapas mentais e ferramentas para organizar o fluxo de trabalho podem auxiliar nessa tarefa.

Acompanhe as métricas

Partir do zero toda vez que for criar uma nova pauta de conteúdo pode começar a se tornar complicado. Veja qual o desempenho dos artigos do seu site e analise qual assunto tende a ter maior desempenho. A mesma coisa vale para seus concorrentes, busque referências e acompanhe quais textos possuem um melhor feedback dos consumidores.

Aprenda com os bloqueios e continue criando

A criatividade está diretamente relacionada à prática, portanto você já sabe que mesmo em momentos de bloqueio criativo não é permitido desistir. Quando você perceber que não consegue escrever um bom parágrafo sequer, comece a aplicar as nossas dicas. Guarde os seus aprendizados desses momentos e torne o bloqueio criativo cada vez menos estressante na sua constante atividade de produzir conteúdo.

Plataforma Rotamáxima PS

Ofereça seus serviços e receba pela plataforma.
Contrate o profissional ideal para o seu projeto