Anúncios em Carrossel no Facebook: Aumente suas conversões!

Anúncios em Carrossel do Facebook Aumente suas conversõesCom anúncios usando Gifs, Videos, Slideshow, Canvas e outros tipos de animações no Facebook, a atenção do usuário está cada vez mais voltada para imagens em movimento, quanto mais interativo melhor.

Olhar uma imagem parada não é igual a algo em movimento, e estatísticas comprovam isso. Em junho de 2017 a quantidade de visualizações em vídeos no Facebook aumentou em 258% em apenas um ano.

Se você quer oferecer uma experiência mais interativa e atraente para seus usuários o grande segredo são os Carousel Ads. Também conhecidos como propagandas “Carrossel” no Facebook Ads.

Parece ser algo maravilhoso para E-Commerce e similares não é mesmo? Mas as lojas físicas também estão criando experiências novas com as propagandas Carrosel e ela pode se adequar à várias estratégias de Marketing.

O que são as propagandas Carrossel afinal?


Os anúncios de Carrossel no Facebook são diferentes porque são interativos e deixam você mostrar até 10 imagens diferentes em apenas um anúncio. Eles são eficientes porque chamam mais a atenção do usuário e criam o interesse dele de interagir.  Além disso, como eles usam várias imagens, você pode demonstrar mais produtos em um único anúncio.

A possibilidade de colocar várias imagens diferentes e vários calls-to-action que acabam em landing pages diferente, esse é o potencial do Carrossel Ads que nenhum outro tipo de anúncio possibilita.

Outra estatísticas desse tipo de anúncio é que eles tem um custo de 30-50% menor por conversão e 20-30% menor por click. Ou seja, tem muito mais potencial e exposição e custam menos.

Como fazer um anúncio Carrossel no Facebook?

Primeiro vamos falar dos aspectos técnicos para os criadores não errarem a mão na hora de fazer o conteúdo. As especificidades técnicas são o seguinte:

  • Tamanho da imagem/thumbnail: 1,080 x 1,080 pixels
  • Apect Radio do Vídeo: 1:1 (quadrado)
  • Texto: 125 caracteres
  • Título: 40 caracteres
  • Descrição do Link: 20 caracteres
  • Número de Cartões: 2-10
  • Tamanho da imagem: 30MB
  • Tamanho do vídeo: 4GB
  • Duração do vídeo: Até 240 minutos

Pronto, com isso fora do caminho agora podemos falar do aspecto mais subjetivo de marketing, como fazer um anúncio que vai gerar resultados.

Lembrando que a opção de fazer o formato Carrossel aparece na hora de construir seu anúncio no Facebook.

Carrossel Ads

Selecionamos aqui algumas dicas para fazer com que eles gerem muito mais resultados para sua empresa:

  1. Enquanto as imagens são móveis, o texto do Carrossel não é. Então o texto sempre precisa ter relação com as imagens. Se você estiver apenas vendendo um produto, fale dele, mas se você estiver vendendo uma linha inteira, utilize um texto que faça sentido em combinação com todas as imagens.
  2. Você sempre pode reorganizar a ordem que as imagens/cartas aparecem no seu anúncio, antes e depois do anúncio ir ao ar. Depois de verificar um pouco qual imagem recebe mais cliques, é uma boa ideia colocar ela como primeira no Carrossel para gerar mais resultados.
  3. Você pode fazer um botão de Call-to-Action para cada cartão ou se livrar totalmente dele e apenas colocar textos em cada um. Tudo depende da sua estratégia. Se sua loja for física e não vender online, talvez colocar “visite nossa loja e ganhe um brinde” valha mais a pena do que um botão para visitar o site.

O que ter em mente na hora de fazer um Carrossel?

Costumam se dividir os objetivos do Carrossel em 7 tipos diferentes – alcance, visibilidade de marca, tráfego, instalar apps, geração de leads, conversões e catálogo de compras.

Esses são os objetivos mais comuns na hora de uma empresa usar o Carrossel no Facebook e nesse artigo vamos falar da visibilidade de marca, tráfego, geração de leads e conversões, já que são os mais procurados e que tem um pouco mais de truques.

Visibilidade de marca.

O Carrossel é muito eficiente porque você pode juntar várias imagens e utilizar vídeos, disso a gente já sabe, mas como isso afeta a visibilidade da sua marca?

Se você trabalhar muitos conceitos na sua marca, você pode fazer um carrossel com diversos vídeos por exemplo. Já pensou a quantidade de informações que são possíveis transmitir em 5 imagens ou em 5 vídeos de 10 segundos cada em vez de apenas uma imagem ou um texto longo?

A capacidade de utilizar uma quantidade maior de Comunicação Visual faz toda a diferença para passar muito mais informação de forma muito mais rápida.

Para gerar tráfego.

Você quer que as pessoas cliquem no seu site? Talvez você tenha um jornal online, revista, ou algo parecido que precisa gerar tráfego para que gere resultados.

Com o Carrossel é possível colocar diversos artigos em só um anúncio. Se o primeiro não fisgar o seu cliente, ele pode dar uma olhada no segundo, e no terceiro, e no quarto…até chegar ao número quinze.

Algum dos quinze artigos com certeza vai fisgar ele! Ainda mais se acompanhados de imagens atraentes.

Para gerar Leads.

Leads é o que todos querem e o Marketing Digital é uma das melhores formas de fazer isso porque é rápido, eficiente e relativamente barato.

O que você pode fazer com o Carrossel no Facebook é demonstrar uma variedade enorme de produtos e em cada um deles colocar um Call-To-Action diferente.

Se quer vender um produto, uma inscrição, um infoproduto, tudo isso pode estar no mesmo anúncio e seu cliente vai ter contato com toda a linha que você oferece.

Para gerar conversões.

Por utilizar vídeos e conseguir combinar várias imagens diferentes, o Carrossel também é muito eficiente por causa do seu valor subjetivo: você pode juntar imagens com idéias complementares, vídeos que são mais convincentes que imagens e assim por diante.

O jogo de imagens e textos diferentes acaba abrindo a possibilidade de inventar um anúncio muito mais criativo, o que pode aumentar em muito o número de conversões.

De modo geral, eles são mais convincentes porque uma quantidade maior de conteúdo acaba gerando mais argumentos.

Conclusão.

Como você pode ver, os anúncios de Carrossel no Facebook são muito mais eficientes que os clássicos e abrem um leque enorme de opções para você criar, inventar e testar. A combinação de diversas imagens, textos e CTAs tornam eles uma opção única.

Se você quer testar uma forma mais eficiente e barata de vender online, o Carrossel com certeza é um tipo de anúncio que vale a pena você dar uma olhada e testar na sua empresa.