Como aumentar o engajamento do público no Facebook?

Facebook é responsável por mais de 1.5 bilhão de acessos diários em todos os países. Mas como aumentar o engajamento do público no Facebook?

Mas antes de falarmos sobre as formas de engajamento, vamos falar primeiro o que é engajamento.

Engajamento seria:

  • Aumento dos comentários nas atualizações
  • Aumento de likes nas publicações
  • Aumento de conteúdos compartilhados
  • Vista dos posts e vídeos
  • Clicar nos links apresentados
  • Conversão em vendas

Agora vamos dar algumas dicas importantes sobre como aumentar o engajamento no Facebook.

1.   Celebre os feriados 

Como aumentar o engajamento do Facebook? Aumente também a relevância. Se seu post é relevante as pessoas irão se engajar com ele.

Pegue os maiores feriados e sempre faça um post sobre eles. Existem também algumas datas comemorativas que não são bem feriados, mas que podem ser aproveitadas como se o fossem.

Veja aqui quais são os principais e os secundários. Aproveitar cada oportunidade que se tem de interação é uma forma única de manter o engajamento.

2.   Comece um grupo no Facebook

Uma página é diferente de um grupo, pois a primeira é mais pessoal e os clientes não interagem com tanta frequência. Em um grupo, não. Você tem interação direta com bastante frequência e muito envolvimento.

Vamos dizer que seu negócio seja marketing digital. Você pode manter uma página de onde sairão alguns informativos, como também pode manter um grupo sobre o tema marketing digital.

Ambas são formas diferentes de se aumentar o envolvimento nas postagens. E quando o grupo é grande, muitas oportunidades podem sair dali.

3.   Faça quizzes e questionários úteis

Para aumentar o nível de compromisso dos leads com sua página, faça quizzes (jogo de perguntas e respostas). Assim você interage com o público de uma forma divertida e é também uma maneira de como aumentar o engajamento.

Através desses quizzes você pode ainda descobrir novidades sobre seus leads que você não fazia noção.

Por exemplo:

  • O que vocês vão fazer no feriado?
  • O que vocês pensam sobre os eventos atuais das notícias?
  • O que vocês acham da nossa página?

Você pode usar as datas comemorativas para fazer estes quizzes e assim achar uma forma de como aumentar o engajamento.

4.   Agende suas novidades da forma correta

Para saber qual é a forma correta, basta olhar o Facebook Insights e observar o movimento dos seus consumidores. Essa é uma ferramenta super útil para quem está querendo agendar seus posts em uma data certa.

Por quê? Porque você fica sabendo exatamente quem é o seu público, do que ele mais gosta, que horários são os melhores para postagens e por aí vai.

Mas existem dias e horas que são mais propícias para o maior envolvimento do público no Fabebook que são:

Melhores dias:

  • quinta-feira
  • sexta
  • sábado
  • domingo

Melhores Horas do dia:

  • 9 am
  • 1 pm
  • 3 pm

Mas se você quer ter mais certeza, então olhe o Facebook Insights.

5.   Conte histórias intrigantes

Os seres humanos adoram histórias e isso é uma forma de como aumentar o engajamento. Histórias unem pessoas, corporações e envolvem bastante.

Storytelling é uma prática muito comum na internet e tem o condão de engajar muito a quem estiver lendo.

Conte histórias de superação, de produtividade, de motivação e verá seus leads se envolverem bastante.

6.   Faça uso de muitos vídeos

Assim como no Instagram, o Facebook é uma ótima plataforma para se publicar vídeos e de como aumentar o engajamento usando-os.

Vídeos são interativos e trazem um quê de que a história contada neles deve valer a pena. E as pessoas interagem melhor com os vídeos do que com fotos e texto.

7.   Confie na frequência correta

Quando você posta no horário certo todos os dias que estão marcados para postagem, você cria um quê de expectativa nos seus leitores.

Eles ficam esperando a novidade mais interessante que você venha a postar. Como dissemos antes, vídeos são mais interativos, por isso faça bom uso deles.

Imagens também não ficam atrás, por isso use as imagens corretas no momento certo.

Faça posts em horários considerados nobres, pois eles são chamados horários de pico não por acaso.

8.   Responda ao máximo os comentários

Responder os comentários é uma questão de respeito para com o prospect. Se ele quer saber alguma coisa sobre o seu produto ou serviço, então você tem que estar a postos.

Se você der uma resposta que cativa, você acaba de ganhar um cliente. Isso também vale para comentários não tão positivos. O ideal é não perder a cabeça com esse tipo de comentário.

Dúvidas sobre o seu produto ou serviço, dúvidas sobre a empresa e seus procedimentos de vendas, dúvidas sobre formas de pagamento…

Se você responde de uma forma correta essa é uma maneira de como aumentar o engajamento e demonstra profissionalismo e bom atendimento.

9.   Criar conteúdo divertido e que envolva bem

Conteúdos divertidos chamam mais atenção que conteúdos triviais de notícias e afins. Usar do humor para atingir as pessoas é uma ferramenta chave para o sucesso nas postagens. E isso favorece as vendas.

Dependendo do negócio, o humor deve vir em uma certa dose, mas em geral ser engraçado também mostra descontração e personalidade empresarial.

10.   Mostre o making off da sua empresa

Mostrar os bastidores te causa confiança. As pessoas são curiosas em saber os bastidores desta ou daquela empresa.

Utilize isso a seu favor sempre que possível e atraia mais leads para o seu universo. Se houver algum acontecimento especial como uma festa, data comemorativa, é bom sempre compartilhar.

Afinal de contas, os seus clientes e prospects também fazem parte da sua empresa.

11.    Utilize muito da prova social

A prova social é o momento em que você posta fotos e vídeos de pessoas usando seus produtos.

Essa é uma maneira de como aumentar o engajamento nesta rede social de forma efetiva. Porque as pessoas olhando outras que também usam seus produtos, ficam mais confiantes e passam a querer usar também.

12.   Crie promoções e descontos especiais

Quando você cria descontos e promoções as pessoas se interessam o bastante para comprarem de você.

E promoção e desconto são palavras mágicas que ajudam e impulsionam as vendas (e isso é uma forma de interação).

13.  Use conteúdos condizentes

Mantenha-se sempre atualizado sobre tudo que ocorre aqui no Brasil e lá fora para que possa passar esta informação em primeira mão para os seus clientes.

Se quer se manter mais atualizado você pode utilizar de aplicativos de notícias ou da própria internet.

14.  Faça lives variando com o seu conteúdo

As lives mostram presença e vídeos live são uma forma de interação mais atrativa porque as pessoas podem conhecer você e interagir com a sua ideia.

Você pode com elas aumentar o alcance como também é uma forma de como aumentar o engajamento.

15.   Consistência é uma parte fundamental

Quem lida com conteúdos é preciso que tenha consistência. Se você tiver todo o conhecimento do mundo, mas não souber como usá-lo, de nada valerá o seu esforço.

Manter a consistência é manter o padrão dos conteúdos e as postagens que devem seguir um contexto.

Manter a consistência é estar a par do que pode ou não melhorar a sua página utilizando sempre em prol dos seus clientes. É fazer as atualizações pensando neles.

16.   Tenha foco e analise resultados

As métricas do Facebook estão aí para quaisquer pessoas analisarem. É sempre bom manter um olho nas métricas para não acabar tendo que refazer as táticas por falta de engajamento.

Por isso, o foco é primordial. Ter uma página no Facebook é uma alta responsabilidade para com os clientes que buscam por novidades e informações pertinentes.

Por isso é superimportante investir em conteúdos de qualidade sempre olhando as métricas e não perder o foco.

17.   Desenvolva conteúdos breves, objetivos

As pessoas geralmente dão uma olhadinha rápida e o que lhes chamar mais atenção é o que elas verão.

Desta forma quanto mais sucinto e objetivo for o conteúdo, você estará respeitando o tempo do seu lead.

Você sabia que textos de 100-150 caracteres geram 60% maior engajamento que posts longos demais?

Pois bem, isso é uma prova de que as pessoas gostam do que é mais rápido e prático.