Como chegar na posição zero do Google?

Posição Zero: Snippets em destaque do Google

Posição zero do Googleposição zero do Google também é conhecido como o “featured snippet” (Snippets em destaque), uma posição de destaque que aparece antes de todas os resultados da pesquisa orgânica do Google, ficando apenas abaixo dos links patrocinados.

Quem quer receber a maior parte dos acessos para uma palavra-chave vai sempre querer estar nesse espaço privilegiado da pesquisa, que resulta em mais visitas e cliques do que todas as outras.

A Google já deixou clara que essa nova modalidade vai ser cada vez mais comum e que tudo faz parte de uma “estratégia maior para providenciar informações úteis de várias fontes diferentes”. Ou seja, os profissionais e sites que trabalham com SEO precisam entender de como chegar bem nessa posição porque ela é uma tendência.

Então se você está querendo melhorar o posicionamento da sua página no Google, leia nosso artigo para entender melhor como aumentar as chances dela ser escolhida para a posição zero.

O que é a posição zero (Featured Snippet)

SERP Posição 0

Em todo lugar você vai ouvir como é importante chegar na primeira página e ainda melhor quando você fica na primeira posição. É esse o lugar que todos os sites querem estar! Certo?!

Melhor do que a primeira posição é a posição zero, também chamado de Featured Snippet.

É claro que chegar na primeira página e posição é importante, mas a que realmente vai gerar mais visitantes e cliques para o seu site é a posição zero.

Por se tratar de uma posição relativamente nova e também muito disputada, chegar lá pode ser um pouquinho mais complexo e difícil do que apenas ter uma boa página com bons textos.

O nome “snippet” significa uma pequena parte do código de uma página. Esse termo é usado porque o Google adiciona tanto texto quanto a imagem do post na posição zero.

O que essa oportunidade significa para o seu site

Por todo canto se fala da primeira posição, mas e da posição zero?

Para elucidar também como essa oportunidade pode ser boa para você, vamos falar também um pouco das vantagens de conseguir esse lugar no ranking.

Os snippets costumam ser focados em localizar tabelas e também listas, logo são perfeitos para sites que tem tutoriais, informações que envolvem tabelas e números.

Uma pesquisa feita descobriu que os assuntos mais comuns dessa posição são:

  • Financeiro
  • Matemática
  • Tempo
  • Status
  • Listas
  • Requerimentos
  • Saúde
  • Tutoriais

Se você trabalha com marketing de conteúdo, a grande dica é tentar criar um artigo que segue um desses assuntos para chegar na posição zero.

Caso o seu objetivo seja aumentar o número de visitas em um site, fazer alguns artigos que utilizam listas, tabelas com informações, tutoriais e parecidos pode ser uma boa oportunidade.

Dificilmente essa posição vai ter coisas como informações de contato, lojas, imagens sem texto ou vídeos. Ou seja, artigos mais gerais nem sempre vão conseguir ficar no ranking zero, apesar de serem perfeitos para a primeira posição.

Um dos problemas desse ranking é que ele muda constantemente e sua página pode ficar na posição zero por apenas algumas semanas até perder a colocação, as mudanças constantes são comuns.

Uma boa ideia é ficar de olho e monitorar os snippets que ficam nessa posição para as palavras-chaves que você quer dominar, assim você tem uma ideia geral de como formatar o texto e a página para ganhar esse rank.

Chegando na posição zero

Agora que você conheceu um pouco mais sobre o featured snippet deve estar pensando qual é a melhor forma para colocar seu site nessa posição e conseguir todos os cliques não é mesmo?

Ter esse lugar de destaque não é tão diferente dos outros que o Google te proporciona e tudo começa com a velha técnica de escolher uma boa palavra-chave.

Algumas das variáveis dessa posição são:

  • Palavras-chaves com alto índice de busca costumam ser mais presentes na posição zero
  • Frases grandes com seis ou mais palavras costumam ser mais frequentes
  • A principal função da posição zero é responder perguntas de forma rápida então a maioria das frases e palavras-chaves vão ter: como, onde, quando, custo, cozinhar, como fazer, fazer, melhor forma de, formar, causas, etc
  • Procure então focar em perguntas. Se você trabalha com produtos naturais, foque em  pesquisas e perguntas que seus clientes fariam. Como no exemplo abaixo:

SERP Posição 0 Goji Berry Fruta

Temos uma dica especial que vai colocar você na frente dos concorrentes.

O site answerthepublic.com vai te mostrar as principais perguntas relacionadas com uma palavra-chave. Você pode colocar “goji berry” e descobrir todas as perguntas que fazem utilizando esse termo.

Perguntas Goji Berry

No momento a interface do site utiliza apenas termos em inglês mas oferece uma opção para perguntas em português.

Os sistemas mais clássicos de procurar termos como o Planejador de palavras-chave do Google ou o Moz Keyword Explorer também são boas opções para achar as perguntas que estão sendo feitas, dessa vez com mais foco nas perguntas brasileiras.

Aumentando suas chances de chegar na posição zero

Já deu para ver mais ou menos como o featured snippet funciona e agora podemos traçar alguns pontos gerais para aumentar suas chances de chegar nessa posição.

Você pode utilizar essas técnicas e uma página que já existe no seu site ou criar uma especial para tentar chegar na posição.

Algumas características que você deve usar na hora de criar ou mudar a página:

  • O conteúdo precisa responder de forma satisfatória e clara a resposta que seu público vai procurar
  • O código precisa ser bem limpo e claro para que o Google possa entender facilmente o que você está respondendo e achar as palavras-chaves
  • Verifique sempre a satisfação do público com o conteúdo que achou, avaliando estatísticas como a quantidade de vezes que o link foi compartilhado, comentários e similares

Existe uma certa “receita de bolo” que você pode seguir na hora de criar o conteúdo pensando na posição zero:

  • Repita a pergunta que a pessoa está fazendo logo no começo do seu artigo ou até no título
  • Responda de forma direta e clara exatamente a pergunta que a pessoa tem
  • Depois de responder a pergunta entre com dados explicando sua resposta, imagens, e todo tipo de coisa que possa aumentar a autoridade da resposta, interesse do seu público e assim por diante.
  • Comece respondendo logo de cara, depois dê algumas informações e detalhes importantes e por último entre com informações mais gerais, relações, etc.

A parte do código também é importante e você deve seguir essas boas práticas para aumentar as chances de chegar na posição de destaque:

  • Coloque a pergunta no título ou como H1
  • A resposta não deve passar de apenas um parágrafo
  • Verifique se o parágrafo na parte HTML do texto está realmente usando o tag certo que é <p>
  • Coloque o parágrafo com a resposta logo abaixo do H1 com a pergunta
  • Tenha como objetivo uma resposta que tenha de 40 a 55 palavras.
  • Formatos em HTML <li>, <ol> e <ul> podem ajudar caso a resposta seja processos

De forma geral a parte HTML não é tão complicada assim, tudo que você precisa fazer são as boas-práticas já conhecidas do SEO que envolvem usar as palavras-chave nos títulos e também garantir que o HTML do texto está dentro do padrão e que não houve nenhum erro.

Apesar de tudo, técnicas SEO não são em si uma receita de bolo perfeita, o que você deve focar é criar um conteúdo que tenha um alto nível de qualidade e agrade o seu público para que seu índice de qualidade aumente e você chegue organicamente na primeira página.

Uma pergunta que muitas pessoas fazem é “Tenho um artigo na primeira posição, preciso também ter um featured snippet?”

Essa questão é um pouco difícil de responder porque no geral os postos em primeiro lugar recebem 30% dos cliques de uma pesquisa, o snippet cerca de 8% e o resto é dividido entre os posts da primeira página.

Mas de forma geral a tendência é que os usuários comecem a ver cada vez mais a posição zero como a de principal importância e que ela domine a maior parte dos cliques no futuro.

Conclusão sobre o Featured Snippet

Vamos agora então fazer um resumo geral para fechar bem esse assunto e resumir um pouco as ideias gerais para você colocar seu site em uma das posições mais procuradas e lucrativas do Google.

Essa posição é muito mais comum para responder perguntas, a grande lógica então é procurar as perguntas mais frequentes, criar conteúdo de alta qualidade como resposta e criar páginas e artigos com isso em mente.

De forma geral a ideia é essa e nas outras partes do artigo você pode dar uma olhada nos detalhes que vão garantir que sua empresa vai aumentar o tráfego e conversão do seu site.

Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você entender melhor o que é a posição zero do Google e que isso traga muito mais resultados para sua empresa!