Como criar um logotipo que se destaca

McDonald’s, Kibon, Apple, LG, Banco do Brasil e Starbucks. O que essas marcas têm em comum? Se você enxergasse as imagens dessas marcas, ou seja, a sua logomarca, em qualquer lugar, conseguiria identificar a qual empresa pertencem, mesmo sem o seu nome?

É bem provável que você tenha respondido sim a essa pergunta. Afinal, tratam-se de símbolos famosos, que são facilmente identificados em qualquer lugar. E esse é o objetivo de uma logomarca. Enquanto o logotipo representa visualmente uma marca e contém o nome, a logomarca possui apenas a representação visual, um exemplo icônico é a logomarca da Nike.

No mercado, os termos o logotipo e logomarca muitas vezes são confundidos. Ele pode ser formado apenas pelo nome da empresa ou por uma imagem ou, ainda, combinar ambos os elementos. A questão principal é que consiste em um tipo de personificação da marca, a garantia de que no logo é possível enxergar a essência da empresa que representa

Pensando dessa forma, é possível entender qual a importânciaque um logo possui para um negócio, não é mesmo? Isso porque não se trata apenasde identificá-la, mas também de provocar sensações, emoções e sentimentos.

Quer causar isso e muito mais no seu público alvo ao visualizar a sua logo? Então, continue lendo este artigo. Nos tópicos a seguir, você encontra as principais informações a respeito de como criar um logo que se destaca.

  • O que é logotipo e qual a sua importância
  • Onde é usado o logotipo
  • Como desenvolver um logotipo
  • Dicas para um logotipo de destaque

O que é logotipo e qual a suaimportância

Como dito, o logotipo, logomarca ou simplesmente logo é arepresentação gráfica de uma marca. Pode ser formado simplesmente pelo nome daempresa, de uma imagem ou de ambos e serve para identificar o seu negócio.

Mas, quando bem elaborado, o logotipo pode ser muito mais doque uma forma de identificação, remetendo ainda a uma ideia ou a um produto eprovocando o desejo de obtê-lo. Esse é o intuito de muitas marcas que investempesado na elaboração do logo ideal.

Isso porque percebem como a sua importância está além dasimples identificação. E isso não se refere apenas a grandes empresas, mesmoque sejam elas que geralmente se destacam quando o assunto é logotipo.

Onde é usado o logotipo

Além de oferecer uma série de vantagens na relação com osseus consumidores em potencial, a empresa deve ter um logotipo para aplicá-lonos lugares onde deve constar o seu nome. Os exemplos são inúmeros, começandopela fachada do estabelecimento até o mundo virtual.

Assim, o logotipo deve constar em documentos do seu negócioe em materiais promocionais, como cartão de visita, folders e outros. Da mesmaforma, nos produtos que vende e nas suas mídias digitais, entre elas, site,blog, perfis das redes sociais, e-mail marketing, etc.

Ou seja, onde estiver a sua marca (locais onde há a necessidade de o seu público reconhecer rapidamente a sua empresa), lá deve estar o seu logotipo. Por isso, é importante, inclusive, na hora de como criar um logotipo que se destaca, pensar em uma representação que seja fácil de reproduzir em diferentes lugares.

Isso não se refere apenas a ter um formato simples, por exemplo, mas também de ser visivelmente fácil de enxergar e compreender. Nesse sentido, é melhor evitar imagens muito complexas, além de estar atento a outros cuidados, que veremos mais adiante.

Novas logomarcas podem ser criadas ainda quando ocorre umamudança na gerência, quando altera o seu foco de público consumidor ou quandocomeça a fabricar e/ou vender produtos diferentes. Enfim, por diferentes razõespode-se alterar uma logomarca.

Como desenvolver um logotipo

Nem sempre é fácil conseguir criar um logotipo que sedestaca. Afinal, por mais simples que ele possa ser, é importante que reflitamuitas informações. E quais são elas? A seguir, você confere os principaisaspectos a se considerar na criação de uma logomarca. 

  • Entenda a personalidade do seu negócio

O primeiro passo ao criar um logo é conhecer a identidade daempresa, qual a sua personalidade, quais são os seus valores, missão, etc.Como, em geral, quem executa esse trabalho é um profissional da área do designcontratado, ele deve conhecer a empresa.

No entanto, mesmo se quem tem um negócio for desenvolver oseu logo, é preciso parar para pensar. Essa reflexão sobre a personalidade daempresa vai ajudar a personificá-la e, depois, a transformar essa imagem emalgo que possa ser usado como logotipo.

Além disso, é claro, é preciso saber o que essa empresavende, quais os seus produtos e/ou serviços, qual o seu perfil, que lugaresatende, em que cidades está presente, etc. Reunir essas informações contribuina construção do logo ideal.

Por mais que não seja percebido por todas as pessoas, averdade é que as logomarcas, inclusive, as que se tornaram mais famosas nodecorrer dos anos, conseguem transmitir muitas mensagens ao seu público. Decerta forma, também são responsáveis pelo seu sucesso.

  • Identifique o seu público alvo e suasnecessidades

Embora seja necessário levantar muitas informações pararefletir no logotipo de uma empresa, grande parte delas deve se referir ao seupúblico alvo. Ou seja, aos consumidores com mais chances de adquirir o seuproduto ou serviço.

Para tanto, é essencial que se identifique quem são essaspessoas, não apenas de maneira superficial, levantando dados a respeito defaixa etária e de gênero. É preciso descobrir muito mais, como onde essaspessoas moram, onde trabalham, quanto ganham, etc.

Suas preferências, seus hobbies, seus gostos, ondefrequentam, qual o seu grau de instrução, a renda familiar, estado civil,número de filhos, etc. são outras informações que devem ser pesquisadas. Narealidade, tudo isso é preciso saber para qualquer ação de marketing.

Então, é bem possível que empresas que já existam e estãorenovando a sua logomarca já dominem esses dados. Enquanto isso, as empresasque estão abrindo as suas portas vão utilizar essas informações em muitas outrasocasiões daqui por diante.

Além das principais características do seu público, éimportante saber quais são as suas necessidades, o que buscam solucionar quandoadquirem um produto ou serviço da categoria do seu negócio. Essa é mais umainformação que deve refletir na logomarca.

E de igual maneira, elas contribuem como um todo para as posterioresestratégias de marketing. A questão é que, ao enxergar a sua logo, o públicodeve se sentir atendido, precisa entender que a sua marca está pronta para atenderas suas necessidades.

  • Analise os logotipos da concorrência

Após ter mais claramente as informações que devem refletir nologotipo, incluindo o perfil da empresa e do seu público consumidor, chega ahora de pesquisar os logos de outros negócios. Claro, inclusive, dos quepertencem ao mesmo segmento de mercado.

Essa dica de como criar um logotipo que se destaca não servepara copiar ideias de outras marcas, muito pelo contrário. Com essa pesquisa, épossível fazer algo totalmente novo e autêntico, porém, ao mesmo tempo, sabendoquais são as ideias que mais dão certo.

Para tanto, você pode separar as logomarcas mais famosas eobservá-las, a fim de averiguar o porquê do seu sucesso. Na internet, épossível até mesmo encontrar a história que existe por trás de muitaslogomarcas e, assim, inspirar-se para a criação da sua.

Além disso, para alguns segmentos de mercado, existem padrõesque combinam mais, conferindo maiores chances de sucesso. Tudo isso é deextrema importância no desenvolvimento do trabalho, inclusive, ajudando adescartar ideias.

Portanto, mais uma dica é conferir logos pouco conhecidas,mesmo de marcas tradicionais. Pense porque não se tornaram famosas, o que podeter dado errado. Assim, você consegue verificar também o que costuma não darcerto, evitando ideias fadadas ao fracasso.

  • Esteja atento à escolha dos elementos

E, claro, nas dicas de sucesso para desenvolver a logomarcaperfeita para o seu negócio não podem faltar aquelas que são referentes àcriação em sim, aos elementos presentes no seu trabalho. Nessa hora, é precisoestar atento, em especial, à proporção, cores e fontes.

A proporção, por exemplo, deve estar presente nos elementosque compõem o logo, como letras e imagens, para que apareçam de forma harmônica.É preciso ter cuidado aos detalhes da imagem, evitando que sejam muitopequenos, o que pode prejudicar a sua visualização.

Quanto às fontes, entre as principais recomendações, estão ade escolher uma que seja bem inteligível, a fim de não atrapalhar a sualeitura, e optar por um tipo de letra que corresponda ao perfil da sua marca.

Assim, para mostrar força, pode-se escolher uma fonte mais“pesada”, com letras mais grossas. Já se a empresa vende produtos delicados,então, pode eleger uma letra mais fina, sinuosa e cursiva, que transmita amesma delicadeza do que é vendido.

Outro aspecto importante de uma logomarca é referente àescolha das suas cores, sendo que o adequado é eleger uma tonalidade que estejaem sintonia com o que o seu negócio vende. Sabe-se que algumas cores combinammais com alguns setores da economia.

Isso porque elas têm o poder de transmitir ideias esentimentos. Veja abaixo o que significa cada um dos tons mais comuns, quando oassunto é logos.

  • Azul: remete ao conforto, compreensão,confiança, tranquilidade e verdade.
  • Verde: associada à natureza, transmiterelaxamento, esperança e paz;
  • Amarelo: relaciona-se com energia, vida, alegriae frescor.
  • Vermelho: tem relação com intensidade, amor,paixão, força e movimento.
  • Laranja: associa-se com elementos tropicais,entusiasmo, felicidade, criação e determinação.
  • Preto: é uma cor que transmite as sensações de formalidade,seriedade, luxo, mistério e praticidade.
  • Roxo: remete ao que é poderoso, glamoroso,nostálgico e introspectivo.
  • Rosa: aparece como algo feminino, delicado,doce, amoroso e ingênuo.
  • Marrom: afinidade com marcas que desejamtransmitir segurança, confiança e suporte.

E, embora o mais comum seja que a logomarca possua apenasuma cor, também existem exemplos famosos em que foram usados mais tons. Noentanto, o cuidado deve ser redobrado, para que a imagem final tenha equilíbrioe foco no significado.  

  • Diferencie-se da concorrência

Por mais que entre as dicas de como criar um logotipo que sedestaca está a de analisar as logomarcas de outras empresas, inclusive, domesmo nicho de mercado que o seu, essa recomendação serve, em especial, paraconseguir diferenciar-se da concorrência.

Afinal, para obter sucesso, o logo criado deve sertotalmente autêntico, refletindo a alma do seu negócio. Com isso em mente, vocêpode está mesmo desenvolver uma logomarca bastante simples, porém, repleta designificado.

Lembre-se que, em muitas situações, menos é mais. Alémdisso, você pode criar vários tipos de logos e escolher entre um. Nessesentido, vale a pena ainda pedir a opinião de terceiros, inclusive, daquelesque fazem parte do seu público alvo.

Dicas para um logotipo de destaque

Hoje em dia, é possível criar um logotipo de sucesso com ouso de diferentes softwares, sendo que, entre eles, destacam-se o Inkscape, o Illustratore o CorelDRAW. Por mais que sejam relativamente fáceis de usar, recomenda-se contrataruma agência para realizar o trabalho.

Com isso, são maiores as chances de criar um logotipo que sedestaca. Afinal, além de possuírem experiência, profissionais especializados nodesenvolvimento de logomarcas conseguem usar os softwares com muito mais facilidade,utilizando todos os recursos.

Dessa forma, não busque apenas profissionais e agência deconfiança e com boa reputação no mercado, mas sim, que saibam transmitir todasas informações pertinentes a quem olhar para o logo da sua empresa. Para tanto,confira exemplos de trabalhos já executados.

E para que seja possível refletir no logotipo todas as informações necessárias, é preciso fornecer dados completos. Tanto a respeito do público alvo da sua marca, quanto dos produtos ou serviços comercializados.

Explique ainda quais os valores do seu negócio. Missão e objetivos são outras informações que contribuem em muito para um resultado perfeito.