Como criar uma campanha de Link Building duradoura?

Campanha de Link Building duradoura

Se você trabalha com marketing digital, provavelmente já sabe que um bom plano de SEO é essencial para gerar um tráfego orgânico qualificado. É a partir da otimização, para os buscadores, que seu site estará melhor ranqueado em relação aos seus concorrentes. No entanto, melhorar sua posição no Google envolve uma série de fatores, entre elas, criar uma estratégia de link building.

Muitos que atuam no mercado digital estão familiarizados com o termo, porém se você ainda não conhece ou tem dúvidas sobre essa tática de otimização para os robôs de busca, sugerimos que leia nosso artigo introduzindo o que é e como criar uma estratégia de link building para SEO.

Certamente você já entendeu qual a importância dos links e como eles podem te ajudar a gerar mais tráfego orgânico. Contudo, mesmo sabendo algumas das práticas mais utilizadas para compor essa estratégia, você sabe como, efetivamente, criar uma metodologia duradoura e eficaz para que realmente traga resultados e leads ao seu negócio?

Abaixo listaremos algumas das técnicas, a fim de dar ao seu negócio as melhores maneiras de criar uma rotina focada no sucesso da prospecção de links. Para isso, é necessário entender como é que seu site vai se enquadrar dentro das perspectivas do mercado.

Quais são as maneiras de fazer Link Building?

Segundo o próprio site da Moz existem três formas de backlinks que podem ser adquiridos de variados modos:

  • Links Naturais: Eles ocorrem quando algum site, geralmente do mesmo nicho de mercado, considera o seu conteúdo relevante e simplesmente cria um link sem nenhuma ação específica;
  • Ações de Link Building: Essas, talvez as mais comuns para o profissional de SEO, funcionam a partir de contatos e trocas de valor em que, geralmente, o benefício é mútuo. Como exemplo podemos citar o guest blogging ou a troca de links;
  • Links Auto Criado: Ela é uma estratégia menos eficaz e que traz menor valor ao seu site, já que consiste em comentários de blogs concorrentes ou até fóruns para colocar seu link.

Agora que você já sabe quais são as formas de captar links para o seu site vamos mostrar como você pode criar um plano eficiente, adaptado à realidade do seu negócio, capaz de trazer resultados e conversões.

Como aplicar o Link Building em meu site?

Antes de responder essa pergunta é ideal entender qual é a atual situação do seu negócio. Para tanto, vamos utilizar como exemplos três padrões de sites que podem ser visualizados em todo o contexto digital. São eles:

  • Sites de Grandes Marcas: Na maior parte do tempo, marcas de grande valor presentes na internet não precisam concentrar esforços em estratégias de link building. Uma vez que possuem um reconhecimento prévio, os links surgem de forma natural. Porém, a maioria dos direcionamentos estão conectados à página inicial;
  • Sites com Autoridade relevante: Geralmente são marcas que não agregam tanto valor, mas que são bem posicionados diante dos buscadores. Isso ocorre devido a um bom investimento assertivo em SEO, a partir de uma equipe interna ou a contratação de uma agência de marketing digital;
  • Sites pouco relevantes: Assim como os citados acima, eles não possuem grande valor de marca, no entanto, diferentemente dos que já investiram em SEO, não possuem grande expressão também no ambiente digital. Consequentemente, eles necessitarão de esforços maiores para começar a gerar resultados.

Já esclarecido e identificado onde seu negócio se enquadra, dentro dos citados acima, é hora de realmente entender quais os melhores meios de começar uma campanha de link building duradoura.

A fim de ajudar você a otimizar o seu tempo, seus resultados e ainda parecer natural para os robôs de busca, mostraremos, nos próximos tópicos, as principais técnicas utilizadas pelas maiores agências do mercado.

Busque linkar páginas específicas

Possivelmente você já saiba que posicionar bem a sua Home Page é um dos principais objetivos do link building. Todavia, conseguir links para essa página pode significar um grande esforço. Conteúdos e páginas específicas, geralmente com palavras de cauda longa, podem trazer links com mais facilidade e de forma inteligente, já que trarão, possivelmente, leads qualificados ao seu site.

Analise os links dos seus concorrentes

Analisar o que os principais players do mercado estão fazendo para atingir o bom posicionamento pode otimizar seu tempo. A fim de direcionar melhor os seus esforços, você pode pesquisar através de ferramentas, como o SEMRush, quais links seus concorrentes buscam em sua estratégia de SEO. Por fim, será possível entender quais sites estão disponíveis para realizar sua estratégia de link building.

links dos concorrentes

Forme parcerias

Formar parcerias é uma prática muito usual no mercado e que ajuda muitos sites e blogs reconhecidos a aumentarem a sua autoridade. A troca de links, feita de maneira natural, não é uma prática de Black Hat. Quando utilizada da forma correta, com conteúdo relevante, torna-se um dos fatores primordiais na busca por uma melhor posição no Google.

Mantenha contato com influenciadores

Por menor que seja o nicho, na maioria dos mercados há influenciadores, isto é, pessoas nas quais os leads confiam. Assim sendo, promover o seu negócio a partir do marketing de influenciadores pode gerar altas taxas de retorno. No link building não é diferente, um blogger, com uma série de fãs, com um link direcionado ao seu site pode proporcionar autoridade e conversões.

Nunca compre links

Com todas as informações citadas acima você já pode identificar como seu site se enquadra dentro do mercado e começar a sua estratégia de link building. Mas lembre-se, mesmo que demorada, a captação de links é indispensável para o sucesso do seu site. Sendo assim, a compra de links é uma prática totalmente desatualizada e passível de punição, podendo até ter seu domínio desindexado do Google.

Ainda possui dúvidas sobre SEO? Clique no Banner abaixo e solicite uma avaliação gratuita com a Rotamáxima.