Como escolher a melhor agência de marketing digital?

Empresas que desejam apostar no marketing digital para alavancar os seus resultados encontram uma ampla variedade de mídias sociais para usar. Em meio a tantas opções é normal ficar na dúvida sobre quais são as mais eficientes.

Afinal, geralmente, não adianta “atirar para todos os lados”, sendo o melhor focar nos canais de comunicação digitais realmente vantajosos para o seu negócio. Com isso, economiza-se dinheiro e tempo.

Mas em quais mídias sociais a sua empresa deve investir para atingir os seus objetivos? Uma forma bastante eficiente de promover a sua marca na internet é com a ajuda de uma agência de marketing digital, que pode indicar os caminhos mais apropriados para seguir.

 

Foco

 

Com uma equipe de profissionais experientes e capacitados, a agência, a partir do estudo do perfil da sua empresa, identifica o que é mais benéfico em termos de marketing digital. Então, como escolher a melhor agência de marketing digital?

Para saber mais sobre o assunto e esclarecer as suas dúvidas, continue lendo este artigo e confira as informações de cada uma das perguntas dos tópicos a seguir:

  • O que uma agência de marketing digital faz para o seu negócio?
  • Quais serviços podem ser contratados?
  • Quais estratégias são elaboradas pelas agências de marketing digital?
  • Quais são os objetivos de sua empresa?
  • Como saber se uma agência de marketing digital vai alavancar seus resultados?

 

 

Agencia

 

O que uma agência de marketing digital faz para o seu negócio?

Uma agência de marketing digital pode averiguar quais são as melhores estratégias para promover a sua marca na internet. E, a partir disso, se responsabilizar pelo gerenciamento das mesmas.

Diferente do que se pode imaginar, usar a internet de modo profissional é bastante distinto do que utilizá-la para fins pessoais. Ou seja, não adianta responsabilizar um membro da sua equipe pelo marketing digital se esse profissional não tem o conhecimento necessário.

Nesse sentido, uma agência de marketing digital pode cuidar de todo o trabalho que envolve a visibilidade do seu negócio no mundo virtual. Além de contar com profissionais qualificados, outra vantagem dessa contratação é não precisar de uma equipe própria na sua empresa.

Quando se quer apostar nas mídias sociais é necessário ter profissionais dedicados durante todo o expediente. A presença virtual exige dedicação e tempo, pois de nada adianta, por exemplo, fazer publicações nas redes sociais algumas vezes por semana.

Se isso for feito, será apenas desperdício de recursos, uma vez que para obter resultados satisfatórios com a internet é preciso ações diárias.

 

Resultados

 

Vantagens de contratar uma agência de marketing digital

Ao fazer um perfil em uma rede social, por exemplo, a sua empresa está abrindo um novo canal de comunicação com o público.

Isso quer dizer que a sua equipe deve estar preparada para atender essa nova demanda, o que pode ser feito em conjunto com a agência. E mais importante do que a prática diária do marketing digital, uma agência pode pensar quais as melhores estratégias.

Afinal, não existe uma receita única para marcar presença na internet que todas as empresas possam usar. É preciso analisar o seu público alvo, bem como os produtos ou serviços oferecidos para analisar as ações mais assertivas.

Com isso, é possível aumentar a conversão de vendas, através da fidelização dos clientes e da conquista de novos consumidores. Portanto, mais do que apenas colocar a sua empresa na internet, uma agência de marketing digital contribui com a sua lucratividade.

E mais, de acordo com o seu nicho de mercado, a agência pode fazer com que o seu empreendimento esteja sempre inovando, ao seguir as tendências de comunicação virtual. Assim, não corre o risco de ficar para trás, mas sim, sempre à frente da concorrência.

Quais serviços podem ser contratados?

Hoje em dia, é possível se deparar com uma grande variedade de agências de marketing digital, as quais podem disponibilizar uma gama maior ou menor de serviços. O seu envolvimento com as ações também pode variar.

Dessa forma, além de desenvolver as ações de marketing digital, algumas podem colocá-las em prática, participando do dia a dia da empresa. Por isso, ao escolher uma agência para contratar é fundamental saber quais são os serviços que oferece.

E, com isso, avaliar se vai ao encontro das suas necessidades. Em geral, podem ser três as principais situações. A primeira é quando a agência é contratada para fazer todo o trabalho, pois o contratante não possui nenhum profissional responsável pelo marketing.

Em uma segunda situação, a empresa tem um profissional que realiza o básico em termos de marketing e a agência é contratada para fazer a maior parte do trabalho. Na terceira situação, a empresa possui uma equipe dedicada ao marketing, mas a demanda é grande.

Dessa maneira, contrata a agência para ações e atividades específicas. Portanto, na hora de escolher uma agência de marketing digital é necessário ainda averiguar a situação do seu negócio para contratar uma empresa que possa suprir a demanda existente.

Outra dica é conferir a formação profissional do time da agência, se ela possui certificações e quais são as histórias de sucesso dos seus clientes.

Quanto aos serviços normalmente oferecidos pelas agências estão os seguintes:

  • Concepção da estratégia de marketing digital para a sua empresa
  • Desenvolvimento da presença nas redes sociais e o seu gerenciamento
  • Envio de e-mail marketing ou newsletter com periodicidade
  • Criação e manutenção de blogs e sites com desenvolvimento de conteúdo
  • Anúncios nas redes sociais, sites parceiros e nos mecanismos de busca
  • Acompanhamento e análise dos resultados
  • Atualização da estratégia de marketing periodicamente
  • Manutenção de Anúncios e Redes Sociais

 

Infografico

 

Quais estratégias são elaboradas pelas agências de marketing digital?

Para definir o melhor planejamento de marketing digital para uma empresa, a agência precisa conhecer muito bem o seu cliente. Assim, deve reunir informações a respeito de mix de produtos ou serviços, público alvo, área de atuação, história, missão, valores, objetivos, etc.

Todas as informações são relevantes, para que a agência de marketing digital trace o perfil da empresa e, a partir daí, possa escolher as mais adequadas estratégias para alavancar os resultados. A agência também deve levar em consideração as tendências.

Atualmente, por exemplo, algumas redes sociais são utilizadas de maneira massiva pelos consumidores. Dessa forma, podem fazer parte da estratégia de marketing digital adotada. Contar com um site é mais uma ação normalmente presente no planejamento de marketing.

Afinal, o site costuma ser a principal vitrine virtual de um negócio que deseja marcar presença de internet. Isso porque, além de ser apenas seu, ao contrário das redes sociais que reúnem diversas marcas, nele é possível exibir todos os demais canais, como links para as redes sociais.

 

 

Ideia

 

Importância do SEO para o marketing digital

Além dos canais de comunicação já citados, como redes sociais, blogs, sites, e-mail marketing e outros, existe mais uma estratégia que perpassa todas as demais ações. Por isso, atualmente, é sempre muito citada quando o assunto é presença virtual.

Trata-se do SEO que, abrindo a sua sigla, pode ser traduzido como otimização para mecanismos de busca. Ele consiste em fazer com que as publicações, principalmente, de blogs e sites, ganhem maior visibilidade dos internautas.

Para tanto, as técnicas de SEO baseiam-se em regras definidas pelos mecanismos de busca, como o Google, que as cria como forma de qualificar o conteúdo visto pelos seus usuários. Afinal, esse e outros buscadores querem garantir a melhor experiência para o internauta.

Dessa maneira, quanto mais o conteúdo digital de uma empresa seguir essas regras, mais bem posicionado ele fica nos resultados de busca orgânicos. Ou seja, quando o usuário digita uma palavra-chave para encontrar o assunto que deseja.

O uso adequado da palavra chave, aliás, é uma das principais formas de usar o SEO a seu favor. Além disso, é importante postar conteúdo de qualidade e relevante para o seu público alvo, bem como imagens otimizadas e com legendas.

Da mesma forma, o conteúdo de blogs e sites deve ser esteticamente agradável, com parágrafos curtos, listas e subtítulos para facilitar a leitura. Também deve ser coerente, coeso e primar pela correta orografia dos textos

 

 

Quais são os objetivos de sua empresa?

Na hora de fazer a concepção da estratégia de marketing digital da sua empresa, a agência deve conhecer quais são os objetivos de sua empresa. Esse é um ponto essencial para o sucesso da sua aposta na internet como um aliado poderoso do seu negócio.

Nem sempre uma empresa que contrata uma agência de marketing digital não possui nenhuma experiência com a presença virtual. Pode se tratar de um negócio que já tem uma estratégia e deseja mantê-la ou mesmo mudá-la para que tenha o retorno desejado.

Pode ainda se tratar de uma empresa que apenas investe em marketing tradicional e, agora, quer ampliar a sua estratégia com a internet. Ou seja, há negócios que estão em diferentes patamares e a agência deve conhecer a sua experiência no mundo virtual.

A partir disso, é preciso traçar os objetivos da empresa, o que a agência pode ajudar a fazer caso os seus gestores não saibam com exatidão o que desejam alcançar com a sua contratação. Por mais que se queira estar na web, deve haver um objetivo por trás.

 

Objetivo

 

Importância de ter um objetivo para o marketing digital

O gestor de um negócio que nunca teve presença na internet e, agora, deseja ter um site e perfil nas redes sociais pode querer modernizar a sua marca e ganhar mais visibilidade. Outro pode desejar uma atualização do seu antigo site e blog para serem mais atrativos.

A ideia pode ser a de migrar a empresa para o comércio eletrônico e trabalhar apenas ou ter também uma loja virtual. Empreendimentos podem perceber que poderiam conquistar mais clientes se usassem os canais digitais de maneira apropriada.

Enfim, são muitas as razões para iniciar ou somente fazer a manutenção da sua presença no mundo virtual. E é indispensável a agência identificar esses objetivos para desenvolver uma estratégia realmente condizente com as necessidades do seu cliente.

Além disso, empresa e agência juntas podem criar estratégias para o curto, médio e longo prazo, a fim de avaliar os resultados obtidos e fazer os ajustes necessários com o passar do tempo. Vale lembrar que para tudo isso funcionar é essencial a comunicação.

A agência e a empresa devem estar em constante comunicação, podendo o seu negócio ser representado por um profissional da área da comunicação, pela sua equipe de marketing ou mesmo pelo próprio gestor.

 

Objetivo marketing

 

Como saber se uma agência de marketing digital vai alavancar seus resultados?

Mesmo depois de realizar uma contratação ou enquanto estiver fazendo a pesquisa, você pode querer saber como a agência de marketing digital vai alavancar seus resultados. Isto é, quais parâmetros você deve levar em consideração para averiguar se fez uma boa escolha.

A questão é que a resposta para isso depende de diferentes aspectos. De qualquer maneira, é importante ter em mente que os resultados não são obtidos de uma hora para a outra. Ainda mais se a sua empresa ainda não tinha presença na internet pode levar tempo.

Além disso, as agências de marketing digital também costumam oferecer o serviço de acompanhamento dos resultados, o que pode ser feito de várias formas. Existem recursos próprios da internet que ajudam a avaliar os efeitos das ações de marketing.

Com eles, é possível verificar o número de visitantes que o seu site ou blog teve por dia, em que páginas permaneceram mais tempo, etc. Nas redes sociais, os resultados podem ser verificados com um número maior de seguidores e curtinhas nas postagens.

 

Resultados

 

Quais resultados esperar do marketing digital

No médio e longo prazo, de acordo com o seu segmento de mercado, os resultados devem aparecer por meio do aumento da conversão de vendas. Afinal, independente dos seus objetivos ao contratar a agência, no fim das contas, o que sempre se quer é vender mais.

Isso acontece porque a sua marca se torna mais conhecida, já que a internet tem justamente esse poder. Isso é ainda mais vantajoso para negócios que podem atender consumidores de outras regiões do país, além da onde têm a sua sede.

Assim, uma agência de marketing digital vai alavancar seus resultados ao contribuir com a expansão da sua marca. Se você levar em consideração todos esses fatores, são maiores as chances de escolher a melhor agência de marketing digital para o seu empreendimento.

 

Marketing Digital