Como lidar com pessoas negativas?


Quem trabalha em empresas com vários funcionários e trata com muitos clientes, muio provavelmente, conhece pessoas pessimistas. Embora no âmbito pessoal o mais comum seja simplesmente se afastar dessas pessoas, no ambiente de trabalho nem sempre se pode fazer o mesmo.


É comum que surja a dúvida: como posso lidar com pessoas negativas? Afinal, se essa pessoa for seu cliente, você não pode simplesmente deixar ele falando sozinho, não é mesmo? Já se for um colega de trabalho, essa atitude poderia prejudicar seu desempenho.

Para ajudar nessa hora, então, reunimos as principais dicas para ajudar a lidar com essa questão. Quer saber quais são elas? Então, continue lendo este artigo e as confira nos tópicos a seguir:

  • Não se deixe influenciar
  • Não alimente o seu pessimismo
  • Seja educado e se afaste se possível
  • Derrube o pessimismo com argumentos racionais
  • Se for da equipe, delegue funções adequadas
  • Se for cliente, haja de forma positiva

Não se deixe influenciar

A primeira dica de como lidar com pessoas negativas é não se deixar influenciar pelo que elas dizem. O mais complicado nesses indivíduos que possuem essa forma de pensar é que eles conseguem “contaminar” até mesmo as pessoas mais tranquilas e positivas.

Dessa forma, quando um pessimista começar a discursar, o melhor é se lembrar que são palavras ditas por uma pessoa que sempre “enxerga o copo meio vazio”. Além disso, cada pessoa tem a sua história, sendo que esse pode ser o motivo de sua atitude.

Não alimente o seu pessimismo

Outra dica é não alimentar o pessimismo do indivíduo, uma vez que isso pode ser pior, até mesmo, do que se deixar influenciar. Isso porque se você der “pano para a manga”, como se costuma dizer, aí sim, o pessimista vai soltar um comentário negativo atrás do outro.

Por isso, nunca concorde com o pessimista, mesmo que o seu intuito seja o de desviar da conversa. Afinal, se a pessoa negativa também não for uma boa entendedora, vai crer que você faz parte do seu grupo.

Seja educado e se afaste se possível

Quando se fala em como lidar com pessoas negativas no ambiente de trabalho, é preciso ter em mente que não se pode simplesmente deixar o outro falando sozinho. Desse modo, o mais adequado é sempre manter a boa educação, por mais que o pessimista não consiga fazer isso.

Muitas pessoas com esse perfil possuem ainda a dificuldade em manter a calma. Ou seja, elas começam a falar de alguma coisa, reclamam e, quando se percebe, já estão exaltadas. Então, é de extrema importância não perder a paciência com esse tipo de indivíduo.

E, quando possível, procure se afastar, evitando estar ao seu lado quando começam os comentários negativos. Com isso, pode ser que ele perceba que a sua atitude não agrada aos demais.

Derrube o pessimismo com argumentos racionais

Outra dica para agir com os pessimistas é derrubar os seus argumentos negativos. Essa pode ser uma forma educada de cortar um papo pessimista e, com sorte, de até fazer com que o indivíduo pense um pouco sobre o assunto e, quem saiba, veja as coisas de modo diferente.

Nesse sentido, se, por exemplo, o pessimista disser algo do tipo: Como a vida é difícil ou não vou conseguir terminar isso a tempo, você pode, ao invés de concordar ou ignorar, dizer algo mais ou menos assim: Esse é um desafio importante e precisamos aprender com ele.

Isto é, mostrar que é possível sim enxergar o copo meio cheio. Claro que comentários negativos aqui e ali não tornam uma pessoa pessimista, o problema está quando, na maioria das vezes, é esse o tom da sua conversa.

Se for da equipe, delegue funções adequadas

Mais especificamente, quando a questão de como lidar com pessoas negativas é referente a colegas de trabalho ou até um membro da sua equipe, é preciso ter ainda mais cautela. Se você for o líder da equipe, pode pensar de forma estratégica.

Isso quer dizer que você pode delegar funções para o pessimista que não atrapalhem o desempenho do grupo.

Isso vai depender de uma série de fatores, mas, por exemplo, se o trabalho for em equipes menores, faça com que o pessimista trabalhe com alguém que já saiba lidar melhor com ele.

Se o negativismo do profissional é latente, mais uma dica é evitar que ele tenha contato direto com o público. E, claro, delegar uma função com a qual ele se sinta mais satisfeito, o que pode reduzir a sua visão negativa a respeito de tudo.

Quem lidera equipes deve ter esse talento, o de conseguir delegar funções a cada um conforme o seu perfil. Afinal, se a pessoa negativa está na empresa, possivelmente, possui uma habilidade importante que deve ser aproveitada ao máximo.

Se for cliente, haja de forma positiva

Já quando a pessoa negativa é um cliente, toda a história pode mudar. Isso porque não se trata de um indivíduo com quem se tenha que conviver diariamente, o que pode facilitar em muito essa questão. O problema, claro, é se o cliente pessimista tem uma reclamação.

Nesse caso, é preciso saber lidar com as reclamações dos seus clientes como um todo. Mas se você já conhece esse cliente e a sua fama de negativo, então, sabe que, mesmo que deva levar a sério e sua reclamação e resolver o problema, pode haver distorções e exageros.

De qualquer forma, é preciso tratá-lo de modo igual a todos os outros clientes, com educação e proatividade, mostrando a sua preocupação em resolver a situação. Há também casos em que o cliente pessimista é alguém com quem você tenha que lidar com alguma frequência.

Se assim for, recomenda-se argumentar com ainda mais racionalidade, a fim de derrubar o seu pessimismo, inclusive, quando isso estiver prejudicando a sua relação. E mais, avalie bem se o pessimista é um cliente que vale a pena se desgastar para não o perder.

Por fim trouxemos uma frase de Margrete Vestage, que nos dá uma dimensão do motivo pelo qual olhar o copo sempre meio vazio não funciona: “Pessimistas nunca tem nada pronto, porque se amanhã será pior, porque se preocupar?”.