Como o SEMRush pode ajudar a turbinar o SEO da sua empresa?

O marketing digital, atualmente, é uma das melhores saídas para aquelas empresas que desejam diversificar as ações de aquisição de novos clientes. Por meio de algumas ferramentas, é possível prosperar, ainda mais em tempos de pandemia, onde todos os aspectos de desenvolvimento social precisam ser considerados.

Diante desse contexto, as estratégias de SEO acabaram ganhando muita visibilidade, tornando-se práticas de trabalho para muitas empresas e equipes da área de marketing. Ciente disso, este artigo aborda o SEMRush, uma ferramenta excepcional que pode alavancar os resultados de qualquer negócio nos mecanismos de busca.

Afinal, o que é SEMRush?

Com tantas opções tecnológicas bem diante dos nossos olhos, a análise de dados do marketing digital não precisa mais ser feita manualmente, até porque levaria muito tempo até sua conclusão. Por isso, o ideal é buscar ferramentas que facilitem as atividades do cotidiano da empresa, como é o exemplo do SEMRush.

Ele pode ser considerado uma das ferramentas mais completas e robustas, utilizada por profissionais da área para realizar alguns tipos de otimizações em mídias online. Por meio dele, é possível medir:

  • o volume de busca por uma determinada palavra-chave que esteja relacionada ao seu negócio;
  • custo por clique dos anúncios pagos gerados;
  • a colocação do seu site nas buscas do Google e de outros sites de pesquisa;
  • dados de tráfego e conversão da concorrência.

Além disso, com um design bastante intuitivo, o SEMRush se mostra muito fácil de usar. Seu foco principal está mais voltado para uma relação entre a plataforma e a facilitação para os profissionais da área de marketing, desde aqueles que estão começando a gestores de grandes empresas.

Mesmo assim, ainda é ideal que os usuários tenham um conhecimento prévio acerca de suas funcionalidades para que, cada uma delas, seja aproveitada ao máximo. Confira abaixo todas as soluções da SEMRush que você precisa conhecer.

4 Ferramentas do SEMRush ideais para sua estratégia de SEO

Muito embora ainda seja difícil saber por onde começar a explorar a plataforma, o SEMRush oferece diversas possibilidades para o seu usuário. Todas elas são fáceis de manipular e levam a um caminho para que se possa encontrar exatamente os dados que se está buscando.

Nesse sentido, a pesquisa pelas palavras-chave é um dos componentes mais importantes para fazer uma conversão de acessos no seu site. Fora ela, o acompanhamento do  tráfego orgânico e de backlinks também contribuem para que o seu negócio cresça de maneira rápida.

Veja, abaixo, um pouco mais a respeito das funcionalidades da plataforma SEMRush e como elas podem influenciar no sucesso da sua empresa.

1 – Pesquisa orgânica

Por meio desta funcionalidade, é possível ter acesso a relatórios a respeito de buscar orgânicas nas plataformas de pesquisa como, por exemplo, o Google. Alguns dos relatórios que podem ser mencionados são:

  • os maiores concorrentes no quesito “pesquisas orgânicas”;
  • os tipos de palavra-chave que trazem maior tráfego para o seu site;
  • a relação da relevância do seu conteúdo relacionada a cada uma das palavras-chave utilizadas.

Um dos pontos mais importantes que o SEMRush pode atingir por meio dessas funções é a diferença no posicionamento dentro de plataformas de busca. Com os dados em mãos, a sua empresa conseguirá entender, da melhor forma possível, como captar a atenção de clientes em potencial e, como consequência, atrai-los para o seu site.

2 – Análise de tráfego

Outra funcionalidade excepcional do SEMRush é a análise de tráfego. Por meio dela, é possível estabelecer um panorama das métricas utilizadas dentro do marketing digital em um domínio específico. Além disso, também é possível identificar de onde está vindo aquele tráfego.

A ferramenta em questão irá permitir que a sua empresa consiga descobrir onde está o público-alvo, também conhecido como personas, e em quais tipos de parceiros será necessário apostar para alavancar a imagem do seu negócio.

3 – Análise de backlinks

Nessa parte do SEMRush, você conseguirá ter acesso aos dados que se referem à listagem de links direcionados ao seu domínio. Além disso, também é possível conhecer a autoridade dos sites, bem como os backlinks da concorrência. Assim, ficará muito mais fácil entender porque alguns conteúdos conseguem ranquear melhor do que outros. 

Por fim, se quiser, ainda existe a possibilidade de remover sites suspeitos direto pela ferramenta. Basta fazer a integração com o Search Console e remover backlinks tóxicos com muito mais agilidade. 

4 – Análise da palavra-chave

Assim como já foi dito anteriormente, a palavra-chave é uma peça fundamental para conseguir alavancar os negócios. É por meio dela que o público-alvo pode ser atraído e, consequentemente, voltar a acessar o seu site. É por isso que o SEMRush oferece uma análise completa para conseguir se encaixar em algum nicho de mercado. 

Então, quais são as vantagens?

Uma das melhores maneiras de conseguir fazer com que a sua empresa tenha resultados positivos é por meio da análise efetiva do público-alvo. Quanto mais você entender o interesse do público acerca da sua marca ou dos seus serviços, melhor será para a geração de receita do negócio.

Preparando-se com ferramentas especializadas na captação de novos clientes e da utilização de palavras-chave, o SEMRush irá ajudar, sem dúvida, a tornar toda a experiência mais agradável e mais simples rumo ao topo.

Não importa qual seja o tamanho da sua empresa, a ferramenta poderá influenciar nos resultados positivos. O mais importante é que, antes mesmo de usar o SEMRUsh, você tenha objetivos claros e KPIs inteiramente definidos. Assim, o trabalho ficará mais fácil, harmonioso e será bem mais difícil se perder no caminho.

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