Como o Web.dev pode contribuir para o SEO do seu site?

webdev

Para alcançar o sucesso do seu site é ideal que ele seja encontrado pelos buscadores. Para tanto, juntamente a uma estratégia SEO (Search Engine Optimization) a análise das métricas e resultados é indispensável. Pensando nisso trouxemos neste artigo, a nova ferramenta do Google Web.dev e como ela pode ajudar você a atingir seus objetivos na busca orgânica.

A promessa dessa ferramenta é auxiliar profissionais do mercado digital no desenvolvimento do seu site. A partir de ensinamentos e diagnósticos, o usuário poderá encontrar a melhor maneira de otimizar seu site, a fim de conseguir melhorar seus resultados diante dos robôs de busca.

Como o Web.dev observa o SEO?

Se você ainda não sabe, detalhadamente, o que é SEO e quais são as estratégias mais utilizadas na prática, temos um artigo abordando esse tema. Porém, a intenção aqui não é repassar somente a definição, mas analisar mais a fundo os recursos da Web.dev.

Melhorar a posição do seu site exige aprimorar inúmeros fatores que envolvem o site, como URL amigável, ssl, categorização de conteúdo, etc… Hoje, muitas ferramentas presentes no mercado trazem dados e estatísticas que auxiliam sua estratégia de otimização. Contudo, para entender esses dados e a correlação entre causa e efeito, é preciso saber qual os parâmetros essas ferramentas usam como base.

Segundo o Web.dev, a definição de SEO é “Adequar o seu conteúdo para que o seu site seja encontrado pelos buscadores e, por fim, conquistar novos clientes a partir da visibilidade em pesquisas relevantes. ”. Portanto, trabalhar para os mecanismos de busca é a principal meta estabelecida por essa ferramenta.

Mas você vai conseguir estruturar sua estratégia de SEO a partir dela? Abordaremos a seguir quais as principais métricas e diagnósticos feitos pelo Web.dev e verificar as suas qualidades e limitações em comparação com outras ferramentas presente no mercado.

Quais as principais métricas do Web.dev?

Como dito anteriormente, a ferramenta do Google não traz, ao usuário, apenas a mensuração e o desempenho do site. Nele você pode ter informações detalhadas de quais os principais fatores de posicionamento. Que, de acordo com eles, são:

seo google

Veja adiante as explicações e dicas para cada um dos elementos citados.

Tempo de carregamento

Para melhorar a experiência do usuário é essencial que o seu empreendimento digital tenha um bom desempenho em termos de velocidade. Dados do próprio Google identificam que sites com melhor carregamento prendem e cativam o usuário por mais tempo, com menor rejeição. Para aumentar a velocidade do seu site você deve compactar suas imagens, seu javascprit e até seus textos. O ideal é que seu site não leve mais do que 3 segundos para carregar.  A ferramenta Web.dev mostra com detalhes onde focar os esforços nesse sentido.

Conectável

Parece óbvio tocar no assunto, porém ela não se resume apenas em estar sempre conectado. Proporcionar ao usuário com uma internet mais lenta que o comum uma boa experiência, é uma ótima maneira de se destacar. O armazenamento do cache pode permitir isso.  O Google também privilegia em mobile, e muito, os sites com tecnologia AMP (Accelerated Mobile Pages). Veja mais informações em: //www.ampproject.org/pt_br/

Segurança

Assim como a navegabilidade e velocidade de um site, a segurança também é primordial. Todo o site na internet está sujeito a ataques de hackers. Logo, ambientes seguros que possuem certificados SSL se posicionaram melhor, já que não são danosos ao usuário.  Caso seu site ainda não tenha um certificado SSL, você pode obter um gratuitamente no site //www.cloudflare.com

Encontrável

Talvez este seja o tema mais desenvolvido até aqui. Toda a estratégia de SEO passa por criar conteúdo relevante para os mecanismos de busca. Tornar-se encontrável no Google trará, constantemente, novos leads ao seu site. Aqui, são citados, além dos títulos e descrições, as fontes, tags e também a indexação para os robôs.

Acessível

A questão do acesso aqui vai além de simplesmente ter um site responsivo. O Google quer que os desenvolvedores aprendam, a partir de alguns métodos predefinidos, a montar um template que seja útil a todos os usuários da internet. Neste tópico eles incluem problemas cognitivos, auditivos e até visuais.

Instalável

Por último e não menos importante, um site instalável é uma das características cruciais para a experiência do usuário. Mas o que o significaria instalável, segundo o Google? São sites que possuem uma boa navegabilidade no navegador de qualquer plataforma, mobile ou desktop, e que proporcionam um atalho sem a necessidade de instalação em lojas de aplicativos. Portanto, eles asseguram uma melhor experiência para o cliente.

Como são feitos os diagnósticos do Web.dev?

Após observar todo o conteúdo e aprendizado oferecido pela ferramenta, você precisa entender como é feita a análise do seu site. Para isso, mostraremos a você quais são os tópicos de análise oferecido pelo Web.dev:

  •         Performance: É a primeira impressão e identifica qual é o tempo de atraso do site;
  •         Acessível: Verifica alguns detalhes comuns que podem impedir o usuário de acessar o seu conteúdo;
  •         Melhores práticas: Dá um balanço geral das ações que devem ser tomadas, desde tornar o seu site mais seguro até a compactação de imagens;
  •         SEO: “Considere as melhores práticas que podem tornar o seu site encontrável”. Essa é a descrição exata de como trabalha o estudo de SEO no Web.dev.relatorio seo

Todos os tópicos apresentados acima fornecem uma classificação de 0 a 100, que varia de acordo com o nível de otimização. Mas, como o intuito do artigo é ajudar você a se classificar no Google, vamos desmembrar a análise de SEO oferecida pela ferramenta.

Como o Web.dev define a pontuação de SEO?

Como a ferramenta tem como base a extensão do Chrome, Google Lighthouse (Veja aqui como instalar). Listamos para você os nove princípios que o Web.dev define para pontuar cada site.

  •        Meta descrição;
  •         Titulo;
  •         Hreflang;
  •         Rel=canonical;
  •         Fontes;
  •         Plugins;
  •         Texto descritivo;
  •         Status HTTP;
  •         Indexação.

Agora observe, na prática, como funciona uma análise de alguns sites já indexados na pesquisa do Google. Fizemos uma pesquisa para a palavra-chave “Marketing Digital” e, primeiro, pegamos um site que se localiza na oitava página de buscas:

resultado de busca

Veja quais foram os resultados na ferramenta:

relatorio seo

Surpreendentemente a pontuação de SEO do artigo em questão atingiu a nota máxima.  Desta vez, veja um exemplo do conteúdo que se classificou como primeiro resultado de busca.

resultado de busca

diagnóstico seo

Como esperado de um site bem posicionado, a pontuação de SEO também atingiu a nota máxima. Mas a que se deve essa diferença para os robôs de busca?

Os mecanismos do Google levam em conta inúmeros fatores para o ranqueamento do seu site, alguns mais conhecidos e outros nem tanto. Pode-se dizer então que esse é o motivo para que, mesmo com notas semelhantes, se encontrem em posições bem distintas. Por essa razão o WebDev não substitui ferramentas importantes como por exemplo o SemRush.com.   A ferramenta está bem mais voltada para dar uma visão geral e rápida a respeito da “encontrabilidade” de um site. Mas, afinal, você deve utilizar o Web.dev?   

O Web.dev é útil?

O Web.dev não é complexo e, assim como outras ferramentas do mercado, não transmite com exatidão qual deveria ser a colocação do seu site. No entanto, a ferramenta cumpre com a sua promessa. A partir dela, você pode ter acesso a boas práticas de SEO, além de analisar o desempenho dos seus concorrentes de forma gratuita.  Este pode ser um bom ponto de partida para quem está começando a se aventurar pelo mercado de otimização nos buscadores.

Dentro de um planejamento de SEO, o Web.dev pode ser extremamente valioso. Utilizá-lo juntamente a outras ferramentas que forneçam dados como: links, sua posição em relação aos concorrentes ou autoridade, pode agregar muito ao seu negócio digital. Logo, conclui-se que com as informações fornecidas pelo Web.dev, você poderá verificar quais alterações têm maior impacto, bem como aprender a fazê-las.  Então, mãos à obra!

//web.dev/