Como verificar sua página no Facebook: Consiga o selo azul do Facebook sem complicações



Está buscando saber como verificar sua página no Facebook? Na verdade, esse também é o desejo de muitas marcas presentes na rede social. Afinal os selos de verificação são os únicos recursos oferecidos pelo Facebook que podem diferenciar a sua página.

Com sua página verificada é possível passar mais credibilidade aos seus atuais e novos seguidores. Consequentemente fica muito mais fácil de otimizar suas estratégias e orçamentos nas mídias sociais.

Então, se você quer adquirir uma vantagem no Facebook, não perca tempo. Leia este artigo e descubra como é fácil ter sua página verificada no Facebook.

Como verificar sua página no Facebook pode ser importante para o seu negócio?

Hoje, qualquer empresa, por menor que seja, está presente no ambiente digital e, consequentemente, nas redes sociais. Em vista disso obter uma posição de destaque tornou-se cada vez mais difícil. E qualquer elemento que ajude na construção da marca na internet tornou-se objeto de desejo pelos profissionais de marketing.

Dado esse cenário, os selos de verificação – que começaram com o objetivo de proteger os direitos de imagem de celebridades, políticos, esportistas e outros influenciadores – ganharam força nas estratégias de empresas de todos os portes.

Isso acontece porque os consumidores presentes no Facebook se sentem muito mais seguros em enviar mensagens ou tirar dúvidas com a verdadeira página da empresa. Ou seja, sem correr o risco de “curtir” uma página fake, a relação cliente e marca melhora muito nas redes sociais.

Veja algumas das vantagens em saber como verificar sua página no Facebook:

  • Reconhecimento pelo seu trabalho;
  • Validação como autoridade e especialista do nicho;
  • Credibilidade ao seu público;
  • Facilita a construção de parcerias;
  • Melhora o ranqueamento nos mecanismos de busca do Facebook e até do Google (SEO).

Qualquer um pode verificar sua página no Facebook?

Todas as empresas e personalidades podem solicitar a verificação do Facebook. Contudo é preciso saber que existem dois tipos de selo de verificação: o azul e o cinza. Ambos possuem suas exigências e, portanto, apenas o perfil que atendê-las será aprovado no processo de avaliação. Veja, nos tópicos a seguir, como se enquadrar em cada uma delas.

Conheça os diferentes selos de verificação

Como já dissemos, existe tanto o selo azul quanto o cinza, os quais devem ser solicitados em diferentes situações.

Selo de verificação azul

O selo azul do Facebook pode ser utilizado em dois casos: os perfis pessoais e páginas.

Os perfis com o selo azul são aqueles cujo Facebook entende que a página pessoal realmente refere-se à figura pública mostrada. Veja o exemplo abaixo, Bryan Clark é um jornalista americano do The Next Web. E, como você pode ver, ele está presente no Facebook por meio de um perfil pessoal verificado.

selo azul perfil pessoal facebook

As páginas com o selo azul do Facebook seguem a mesma linha de raciocínio. No entanto, além de figuras públicas, essa verificação também é concedida a grandes marcas e imprensa. Veja algumas páginas verificadas.

paginas com selo azul facebook

Selo de verificação cinza

O selo de verificação cinza se dá a negócios locais e empresas menores. Ele costuma ser mais fácil de adquirir e, apesar de dar menos visibilidade ao negócio em relação ao azul, pode ajudar a fornecer credibilidade e segurança aos seus consumidores.

Para exemplificar trouxemos um exemplo de franquia. Na imagem abaixo você pode ver que, enquanto o perfil oficial da Cacau Show possui o primeiro selo de verificação Azul, as franquias (lojas locais da marca) se adequam ao selo cinza do Facebook.

paginas selo cinza facebook

Como verificar sua página no Facebook com o selo cinza?

Começando pelos negócios locais, para conseguir o selo de verificação cinza o próprio Facebook lista alguns requisitos:

  • Conter foto do perfil e de capa;
  • Conter publicações;
  • Estar inserido dentro da categoria Empresa Local, Empresa ou Organização;
  • Tendo isso, o administrador da página deverá seguir os seguintes passos:

Passo 1 – Na página da empresa clique na opção configurações > Geral e, então, busque por “Verificação da página”.

verificar selo cinza facebook

Passo 2 – Clique em Verificar esta página.

Passo 3 – Feito isso uma janela pop-up será aberta, nele o Facebook irá orientar você a fazer a verificação via telefone ou por meio do envio de documentos. Clique em Começar e efetivamente a fazer a verificação.

Passo 4 – Aqui você deve escolher como será feita a verificação.

Caso opte por fazê-la via telefone você deverá informar seu número no campo correspondente. Feito isso, logo receberá uma ligação do Facebook informando um código de verificação. Infelizmente números com URA costumam dar problemas, procure informar um telefone com atendimento direto, que esteja em alguma listagem pública.

Já quem deseja fazer a verificação por meio dos documentos deverá enviar algum desses arquivos digitalizados:

  • Conta de luz, água ou telefone;
  • Declaração de imposto empresarial;
  • Licença empresarial;
  • Certificado de Formação;
  • Artigos de Incorporação.

Como verificar sua página no Facebook com o selo azul?

No selo de verificação azul, o Facebook também oferece alguns pré-requisitos:

  • Possuir foto de capa;
  • Possuir foto de perfil;
  • Possuir um nome de acordo com as normas do Facebook;
  • Possuir conteúdo publicado;
  • Botão “seguir” ativado (válido apenas para perfis pessoais).

Após concluir essas exigências, você deverá preencher este formulário:

formulario selo azul facebook

Passo 1 – Escolha se você deseja verificar seu perfil pessoal ou página do Facebook.

Passo 2 – Caso escolha a página no campo “Selecionar Página para Verificar” escolha uma entre as quais você administra. E, se desejar verificar sua página pessoal, basta inserir o link do seu perfil em “Fornecer o link do Perfil”.

Passo 3 – Em “Anexe uma foto do seu documento” você deverá enviar um documento pessoal ou da sua empresa digitalizado.

Se sua conta representar uma pessoa você deverá enviar um dos seguintes documentos:

  • Documento de identidade com foto e que mostre seu nome e data de nascimento (CNH, RG ou passaporte, por exemplo);

Já em qualquer outra situação em que a página não representa uma pessoa você deverá optar por:

  • Telefone ou conta de serviço público;
  • Certificado de formação;
  • Artigos de incorporação;
  • Documentos fiscais ou de isenção fiscal.

Passo 5 – Preenchida todas as etapas anteriores você ainda deverá preencher o campo “Informações Adicionais”. Nele é possível incluir qualquer informação que ajude o Facebook na análise de verificação.

Justificativas, outras redes sociais verificadas (Youtube, Instagram, etc.) ou URLs que comprovem a autenticidade do seu pedido são bem-vindos aqui.

Não se esqueça também que o Facebok não vende ou possui parceiros que vendem selos de verificação azul ou cinza. Portanto qualquer perfil ou página associada à compra da verificação está sujeita à remoção.

Quanto demora para o Facebook aprovar a verificação da sua página?

Para quem solicita o selo de verificação cinza o Facebook enviará uma notificação ou e-mail de resposta entre 48 horas a uma semana.

Já quem fez a solicitação para o selo azul do Facebook deverá esperar de 3 a 45 dias para ser notificado. Mantenha-se atento à sua caixa de entrada do suporte do Facebook e, em caso de reprovação, espere 30 dias para uma nova solicitação.

Por que o Facebook reprovou sua solicitação para verificação?

Como já dissemos, em teoria, todos podem fazer uma solicitação e conseguir o selo de verificação cinza e até o azul. Contudo, na prática, não é bem assim que funciona, os casos de reprovação são mais frequentes que você imagina.

Mesmo seguindo todos os passos acima, o Facebook pode entender que sua página não está qualificada para receber o selo (principalmente quando se trata do azul). Veja três motivos que levam à reprovação do pedido de verificação:

  • Você não possui um site;
  • Você não possui muitas menções em sites, redes sociais ou imprensa em geral (digital ou off-line);
  • Você não escreveu um motivo convincente para que o Facebook entendesse que sua página deve ser verificada;
  • Você não possui conteúdo autoral publicado em sua página ou perfil.

5 Dicas para para conseguir o tão desejado selo de verificação azul do Facebook

O Facebook é rigoroso no seu processo de confirmação da verificação de páginas e perfis. E, para piorar, a própria rede social oferece apenas informações básicas, como possuir foto de perfil de capa e documentos originais, para ajudar os usuários que estão buscando os selos.

Nesse cenário, apesar de não haver grandes dificuldades para empresas locais conseguirem o selo cinza, conquistar o selo azul do Facebook tornou-se desafiador. Pensando nisso, trouxemos algumas técnicas comprovadas que fizeram com que pessoas e empresas conseguissem seu selo mesmo após a primeira reprovação.

Dica 1: De acordo com o suporte do Facebook o selo azul de verificação é dado às seguintes categorias:

  • Grandes marcas ou negócios;
  • Políticos;
  • Celebridades;
  • Jornalistas;
  • Entretenimento;
  • Times e esportistas;
  • Celebridades;
  • E Imprensa.

Então se você for ou representar uma página de uma grande marca, ator, músico, político, por exemplo, facilmente você será aprovado. Caso contrário, você pode mudar sua categoria para blogger, pessoa de negócios, consultor, escritor ou qualquer outra também relacionado a pessoas públicas.

Para tanto, basta ir em Sobre > Editar Categoria.

como verificar pagina facebook selo azul

Dica 2: Ainda editando as informações da página, em Prêmios escreva suas premiações (se houver) e também utilize esse campo para adicionar suas menções na imprensa. Veja o exemplo abaixo, no qual o perfil coloca o título seguido pelo link do artigo.

Dica 3: Bem como essas últimas duas dicas você verá que na seção Sobre ainda há alguns campos a serem preenchidos. Acrescente aqui todas as informações possíveis, adicione seu site, biografia, telefone e endereço. Enfim, tudo o que for enriquecer sua página e ajudar o usuário a aprender sobre sua empresa ou marca pessoal é válido.

Dica 4: Mostre que você é especialista no seu nicho. Encha seu feed de conteúdo de qualidade, imagens de alta definição, mostre engajamento com o público e, o mais importante, divulgue seu próprio conteúdo.

Dica 5: Utilize o Facebook Ads. Se você nunca utilizou essa plataforma de anúncios, mostre ao Facebook que você é uma marca ativa e quer expandir o seu negócio na rede social por meio de publicidade.

Não se preocupe com o investimento usuários que nunca tinham anunciado e gastaram de 3 a 5 reais por dia (durante uma semana) conseguiram ser aprovados para ter o selo azul.

E então, ficou mais fácil saber como verificar a sua página no Facebook? Siga o nosso passo a passo, faça a sua solicitação para obter o selo azul do Facebook.