Google Display, como otimizar o design para uma melhor conversão

Google Display, como otimizar o design para uma melhor conversão

Campanhas são criadas e colocadas em práticas frequentemente, mas nem todas atingem o resultado esperado. No entanto, durante esse ciclo de tentativa e erro, existe a adaptação e melhoria.

Apenas configurar a campanha e executar não traz tanto resultado, pois a otimização é algo essencial para ter uma visibilidade mais relevante e o maior número de conversões possível.

Por volta de 50% das empresas reportam que o design escolhido de um anúncio influencia diretamente em quão bem-sucedido o mesmo é, até porque o design influencia a primeira impressão que uma pessoa tem como anúncio, ou seja: influencia o modo que o consumidor percebe a sua marca.

Então, vamos dar uma olhada em como você pode melhorar seu jogo de design aplicando cinco princípios-chave do design visual para criar anúncios gráficos de alto desempenho

Estrutura do Anúncio

Um bom anúncio tem como base a sua estrutura e há práticas já bem difundidas sobre como você deveria mapear seu anúncio.

De acordo com a empresa do ramo de Marketing Digital, Interactive Advertising Bureau, os anúncios devem ser diferenciáveis do conteúdo normal do site e a área do anúncio deve ter uma borda bem definida para não ser confundido com o restante do site.

Eles inclusive falam sobre como o tamanho do anúncio deve ser flexível, pois as pessoas podem estar visualizando o anúncio em telas de diferentes tamanhos.

Os tamanhos de ads oferecidos pelo Google são vários, desde anúncios de meia página a grades banners para dispositivos móveis.

Mas há três principais tamanhos quando se fala em termos de desempenho. São eles: 300 x 250 (retângulo médio), 336 x 280 (retângulo grande) e 728 x 90 (cabeçalho).

Você pode ver no gráfico como eles são e os outros dois tipos de anúncio que, junto com os anteriores, formam os 5 tipos de anúncio com maior desempenho.

Display

Levando isso em consideração, você deve possuir uma estrutura forte e flexível para se adequar a cada um dos formatos, atentando-se especialmente aos tamanhos de melhor desempenho.

Para fazer isso, pense nos elementos fundamentais de um anúncio gráfico. Cada anúncio deve conter quatro componentes principais:

  • Seu logotipo ou nome da empresa
  • Uma proposta de valor
  • Uma imagem ou representação visual do seu serviço
  • Um botão de CTA

A estrutura dos elementos do anúncio cabe a você fazer, desde que o CTA e a proposta de valor estejam em destaque e os elementos possam ser reorganizados para que se adequem a diferentes tamanhos de anúncio.

Cores

No design, a atenção a cores é de fato imprescindível, pois a cor é usada para atrair a atenção de pessoas e evocar emoções.

É importante lembrar a comum associação que muitos fazem de cores às marcas.

É completamente normal, e bastante comum, inclusive, que você associe a cor vermelha à Coca-Cola, por exemplo.

A psicologia por trás da cor é interessantíssima e algo que você precisa prestar atenção ao criar anúncios.

Homens e mulheres, por exemplo, costumam ter preferências de cores bem diferentes, de acordo com um estudo na UX Planet.

Eles chegaram à conclusão de que a cores mais populares entre os homens são azul (57%) e verde (14%); enquanto as mulheres estão em azul (35%) e roxo (23%).

O resto das cores e quão favoritadas elas são de acordo com o gênero podem ser vistos no gráfico abaixo:

Cores por gênero
Fonte: UX Planet

Tendo em vista isso, você pode decidir usar uma paleta de cores um pouco diferente, considerando o público alvo de sua campanha e possivelmente aumentando o nível de atenção que se voltará para a mesma.

Tipografia

Tipografia refere-se a como se organiza a escrita, ou as fontes no caso de hoje em dia; no entanto, é mais do que uma questão de estética.

A tipografia estratégica pode facilitar o processo de leitura e criar interesse em seu produto ou serviço anunciado.

O mais importante é ter uma hierarquia tipográfica clara e legível. Não importa o quão incríveis sejam seus recursos visuais se o público não conseguir ler ou entender sua mensagem.

Uma imagem com estilo pode chamar a atenção sim dos visitantes, mas se não há uma mensagem por trás da mesma, dificilmente atrairá um clique.

Hierarquia Tipográfica

Note como seus olhos foram a princípio para o grande nome no topo antes de qualquer outra coisa.

Esse é o exemplo mais simples e notável da importância da Hierarquia Tipográfica. Você pode usar, inclusive, um enorme texto que passa a mensagem e deixar ao lado a marca.

Lembre-se que o que é ensinado aqui não é excludente, então além disso, também pode-se usar uma paleta de cores referente ao seu público alvo no anúncio.

Menos é mais

Esta não é uma ideia original e se aplica em uma enorme gama de diferentes contextos.

Estes anúncios não vão carregar tudo sobre sua marca e produto ou serviço e, portanto, você terá que ser o mais sucinto possível.

Sua mensagem terá que ser direta e clara, de forma que seja entendida na primeira leitura.

Design minimalista
Fonte: Imagine por www.jvm.com

Ou seja, ao passar rapidamente os olhos sobre o seu anúncio, a pessoa tem que sentir curiosa sobre sua ideia, criar um senso de valor sobre ela e ainda se sentir inclinado a clicar nele.

Isso é melhor atingido com um anúncio que diga muita coisa com uma menor quantidade de caracteres e sem poluição visual.

Originalidade e Funcionalidade

Não faça nada sem propósito algum, pois isso remete a amadorismo e é percebido pelos internautas.

Imagens, por exemplo, nunca deveriam ser colocadas em um anúncio pelo único propósito de se ter uma imagem ali.

Obviamente, imagens são de extrema importância, principalmente quando usadas corretamente, mas como tudo, podem causar o efeito contrário quando mal utilizadas.

Uma imagem deve ser a menos genérica possível, sendo algo produzido por você, como fotos do seu escritório ou produto ou algum representante direto do seu serviço, como fotos de um destino de turismo, por exemplo.

Banner Coca-cola

A Coca-cola coloca aqui uma imagem das latas predominantemente vermelhas de seus novos produtos, assim associando a qualidade deles ao produto carro-chefe.

Além disso, a imagem é um demonstrativo da novidade, que é o produto da própria marca, junto com a logo. Nada que está aí é mais que o necessário.

Pessoas costumam se lembrar mais costumeiramente do que elas veem em relação ao que elas ouvem, reforçando que uma boa imagem vai ser ótimo para sua marca e uma imagem ruim vai ser extremamente desvantajoso.

Imagens também devem ter um propósito claro que se conecte com a mensagem, do contrário, falharão em transmitir realidade na proposta.