Encurtador de URLs: Conheça as melhores opções para reduzir links

encurtador de urls

Quem trabalha com marketing digital sabe que divulgar seu site em diversos canais, pagos ou gratuitos, é indispensável. Portanto, nesse cenário, os encurtadores de URLs são capazes de otimizar suas publicações. Quer saber como? Então não perca nada desse post.

Nele você vai descobrir tudo sobre o que é encurtador de URLs e porque você deve utilizá-los em seu negócio. Leia o nosso artigo até o final e descubra informações que podem melhorar a sua performance online.

Vamos lá?

Qual a relevância das URLs no marketing digital?

Para entender melhor a dinâmica sobre os encurtadores de link, é muito importante estar contextualizado sobre o assunto.

URL – Uniform Resource Locator ou Localizador Uniforme de Recursos – é o seu endereço digital. Ou seja, é o local no qual os usuários chegam até você, portanto, também um dos primeiros contatos com o seu site.

Quer saber como e quais encurtadores de URLs podem ajudar nesse processo? A partir do próximo tópico traremos detalhes importantes para você entendê-los.

O que é um encurtador de URLs?

De forma muito simples, encurtador de URLs ou encurtador de links é uma ferramenta que modifica a estrutura do seu endereço na web, o reduzindo.

Hoje, no mercado existem uma série de sites que oferecem esse serviço. E, para utilizá-los, basta inserir seu link original e ter, em segundos, uma versão abreviada (com cerca de 10 a 20 caracteres).

O que é um encurtador de URLs personalizado?

Se um encurtador de URLs comum simplesmente compacta o seu endereço como ele bem entende, ter acesso a um encurtador de link personalizado é muito mais vantajoso. Isso porque com ele você cria links ideais sem prejudicar a experiência do usuário.

Ou seja, o encurtador de URLs personalizável permite que você insira caracteres ou palavras específicas em seu endereço abreviado.

Dessa forma o endereço fica mais mensurável para você, e amigável ao usuário. Afinal será possível personalizar com a palavra-chave referente ao tema da página, por exemplo.

O que os encurtadores de URLs podem fazer?

A primeira e mais óbvia função dos encurtadores de URLs é tornar uma divulgação mais atrativa. Afinal um post ou anúncio no Facebook, por exemplo, fica visualmente melhor com um link abreviado.

Contudo, desde a sua criação no começo dos anos 2000, essas ferramentas ganharam outras funções. Veja as duas mais relevantes:

Rastreamento de links

Muitos relacionam os encurtadores apenas às abreviações de URLs. Contudo, para um profissional de marketing digital, a função mais importante é o rastreamento de links. Isso porque ela permite que você veja a quantidade de cliques gerados – dado essencial para quem quer medir o desempenho das suas campanhas.

Veja mais sobre o assunto no tópico abaixo “Encurtadores de links monitoram sua performance”.

Mascarando links

Assim como melhorar a aparência dos links, essas ferramentas também acabam mascarando o nome do endereço. Isso pode ser muito vantajoso para afiliados ou quem deseja divulgar conteúdo de terceiros. Por outro lado, esse também é um assunto delicado, devido à quantidade de Spams presentes na internet.

Por isso também discorreremos sobre o tema mais à frente em: “Quais os riscos de utilizar encurtadores de URL?”.

Por que usar encurtadores de URLs?

Depois de entender o que é um encurtador de URLs e ver suas funcionalidades, já é possível concluir que existem vantagens, mas também cuidados para utilizar essas ferramentas. Veja agora os benefícios de utilizar os encurtadores em suas estratégias.

Links curtos promovem experiência ao usuário

Bem como tornar mais agradável a descrição dos seus posts ou anúncios nas redes sociais, os links abreviados podem ser mais fáceis para o usuário memorizar.

Dessa forma, diante de um mercado no qual o usuário é bombardeado com novas informações, a identificação rápida promovida por links curtos ajudam a aprimorar a experiência digital.

Imagine uma publicação em seu Facebook. Ao adicionar um link curto e amigável, você estará mostrando, para o usuário, que ele traz exatamente aquele conteúdo mostrado na prévia do URL. Consequentemente as chances de conquistar mais cliques também aumentam.

Encurtadores de links monitoram sua performance

Além da experiência do usuário, os encurtadores de links também são capazes de monitorar sua performance.

Por serem links personalizados, muitas ferramentas oferecem relatórios do desempenho deles. Com isso você consegue ter fácil acesso aos resultados de publicações e campanhas que estão sendo veiculados.

E com informações, como quantidade e origem de cliques, em tempo real, você começa a entender as preferências da sua persona. Afinal, por meio desse monitoramento, é possível entender qual abordagem funciona melhor para o público atingido.

Quais os riscos de utilizar encurtadores de URL?

Ainda que apresentem benefícios às suas estratégias, nem tudo são flores quando falamos de encurtadores de URLs. Pensando nisso, separamos duas situações para você ficar atento e não correr riscos ao utilizar essas ferramentas.

Ser confundido com um SPAM

Spams são mensagens enviada sem o seu consentimento. Eles são considerados verdadeiros problemas no mercado digital, afinal, ninguém quer sua caixa de mensagens cheia de conteúdos aleatórios e irrelevantes.

Assim, a relação entre os spams e os encurtadores de URLs acontece pois muitos mascaram os links em benefício próprio. Isto é, divulgam endereços que, naturalmente, os usuários não clicariam. Contudo, com sua estrutura modificada, eles acabam gerando visitas, mesmo que sem interesse real.

Isso, além de prejudicar a experiência do consumidor, também é um problema para empresas sérias que utilizam essas ferramentas. Afinal, o usuário que já caiu em um Spam pensa duas vezes antes de clicar em um link abreviado.

Nesse cenário, a melhor alternativa é buscar sempre manter uma relação de confiança com seu público. Divulgue um conteúdo sério e, assim, ganhe autoridade suficiente para gerar o maior número de leitores fiéis.

Redirecionamento e SEO

Além do cuidado para não ser confundido com Spams, você também deve se atentar ao SEO. Encurtadores de URLs criam um novo endereço para uma mesma página, portanto, ferramentas que não fazem o redirecionamento 301 acabam gerando conteúdo duplicado, o que prejudica o ranqueamento do seu site.

Contudo essa não deve ser sua única preocupação. Analisando um encurtador de links, o profissional Scott Hanselman rastreou sete redirecionamentos até chegar ao conteúdo original. E, no ponto de vista do usuário, isso é péssimo, afinal o tempo de carregamento aumenta muito.

Mas não se preocupe, utilizando uma boa ferramenta para abreviar seus endereços você estará muito menos sujeito a esses riscos. Fique como o nosso último tópico e veja oito encurtadores para você utilizar sem peso na consciência.

8 encurtadores de links para você usar sem medo de ser feliz 😉

Bit.ly

bitly

O Bitly, além de ser um dos mais famosos encurtadores de links, possui diversos recursos que podem impulsionar os resultados e monitoramento.  Com ele você conta com uma plataforma fácil de utilizar e ainda com um plano gratuito, cheio de funcionalidades. Entre elas:

  • Opção para personalizar links;
  • Rastreamento de cliques;
  • Identificação de mídias em que o link foi compartilhado;
  • Dados demográficos dos cliques.

Porém, caso você queira apenas reduzir o link, basta acessar a página principal, sem a necessidade de fazer nenhum cadastro.

URL Shortner by Zapier

zapier

O Zapier é uma das ferramentas de integração mais utilizadas no mercado digital. Além de reduzir links, com ela você pode programar postagens, anúncios, integrar e-mail e muitos outros aplicativos muito utilizados no cotidiano de um profissional de marketing.

Com o Zapier você tem acesso a um encurtador de URLs automático. Ou seja, ao programar uma publicação e inserir o endereço, automaticamente, ele será abreviado. E o mais interessante de tudo isso é que você pode publicar seus links em todas as mídias apenas utilizando o plano gratuito da ferramenta

Tiny URL

TinyURL

Se você quer uma ferramenta exclusiva para encurtar os seus links, a Tiny URL pode ser uma das melhores e mais rápidas opções. Nesse encurtador, você precisa apenas acessar a página principal, sem fazer nenhum tipo de cadastro, colocar o link que quer reduzir e pronto.

Com ele você também pode personalizar o link diretamente na página principal, mas não espere por demais funcionalidades, pois não há.

Is.Gd

isgd

A Is.Gd é a sugestão que mais se assemelha ao Bit.ly. Contudo, com esse encurtador você pode fazer a redução e a personalização de links já na página inicial, ao passo que a bit.ly exige cadastro.

Com essa ferramenta você também pode gerar um código QR a fim de disponibilizar seu endereço em materiais, como banners e até cartões impressos.

Alguns usuários afirmam que um desafio da Is.Gd é lidar com a interface da página, que é menos gráfica, amigável e um pouco mais difícil para o uso.

Encurtador

encurtador

Como o próprio nome já diz, essa é uma opção para quem quer uma ferramenta simples para encurtar links.

O Encurtador chama a atenção pois faz o rastreamento de links e ainda tem uma interface fácil e simples de ser utilizada. Contudo, com essa ferramenta, nem sempre o resultado pode parecer satisfatório.

Devido a configuração da plataforma, essa ferramenta pode manter o tamanho do seu link, mas mudar as palavras. Ou seja, nem sempre reduz o tamanho, mas pode melhorar a leitura e facilitar a memorização do usuário.

Rebrandly

rebrandly

Essa é uma opção de encurtador de URLS para quem quer ir além da funcionalidade comum, que é reduzir links, e apostar em novas opções de personalização.

Como foco no usuário, o Rebrandly é uma ferramenta voltada para a escolha de URLS que sejam mais agradáveis e atrativas para o público.

Por meio dela é possível ter acesso a relatórios completos que vão além da quantidade de cliques.

Essa ferramenta também tem a opção de criação de códigos QR. E, diferentemente de outros encurtadores de link, o Rebrandly permite que você faça até mil personalizações gratuitas em um mesmo domínio.

Yourls

yourls

Com o slogan “Seu próprio encurtador de URLs”, o Yourls funciona de forma diferente. Isso porque ele não faz a abreviação em uma página online, mas por meio de um programa que é instalado diretamente no seu servidor.

Assim, além das funcionalidades comuns (encurtar e personalizar links), essa ferramenta também fornece o rastreamento de cliques e ainda permite escolher se o endereço será privado ou não.

E, como o Yourls roda no seu próprio servidor, a ferramenta garante maior controle sobre cada link que você tem.

T2Mio

t2mio

Com todas as funcionalidades que você pode imaginar, o T2Mio é considerado uma das ferramentas mais completas quando o assunto é encurtar um link.

Para você ter uma ideia, é possível recorrer aos seguintes recursos através dessa ferramenta:

  • Dados demográficos sobre os cliques;
  • Tipos de dispositivos utilizados para os cliques;
  • Navegadores utilizados pelos usuários;
  • Criação de código QR de forma automática;
  • Opção para segmentar links, entre outras.

Com um plano gratuito do T2Mio você pode abreviar e rastrear os links. Mas, caso deseje ainda mais funcionalidades, você pode adquirir planos pagos, a partir de 10 dólares.

Plataforma Rotamáxima PS

Ofereça seus serviços e receba pela plataforma.
Contrate o profissional ideal para o seu projeto