10 Ferramentas de Prospecção de Clientes

Spread the love

Ferramentas de Prospecção

 

Você já ouviu falar em outbound marketing? Calma que nós não mudamos de assunto, este palavrão aí do lado é apenas um nome específico para prospecção de clientes, dentro de campanhas digitais.

Trata-se de uma estratégia de pesquisa de mercado, incluindo divulgação e desenvolvimento de novos clientes em potencial.

A mesma coisa que todas as empresas sabem que precisam fazer desde sempre, mas sempre encontraram dificuldades e agora, se tornou uma tarefa que pode ser turbinada através de ferramentas online.

Sendo assim, sem maiores delongas, vamos ver uma lista rápida com algumas das principais soluções para prospecção de clientes, atualmente disponíveis no mercado.

1 – Geofusion: geomarketing para qualquer tipo de negócio

Geofusion

Geofusion

Nunca ouviu falar em geomarketing? Pois é, são muitos termos diferentes neste ramo, mas vamos simplificar a ideia.

Digamos que sua empresa tenha a possibilidade de atuar em todo o território nacional. Neste caso, além das dificuldades comuns, você ainda precisa identificar as regiões com maiores concentrações de clientes em potencial.

Ou seja, você precisa de uma ferramenta que alie a prospecção de clientes com a geolocalização.

Embora pareça algo simples de se fazer, na verdade, isso exige uma extensa base de dados atualizados, para resultar em pesquisas dinâmicas, visíveis através de mapas online.

Esta é a proposta das ferramentas Geofusion, o que inclui algumas possibilidades muito úteis para seu negócio, como:

  • Planejamento de ações de marketing regionalizadas;
  • Dimensionamento realista do mercado;
  • Direcionamento de esforços da equipe de vendas.

Em outra ponta, você também pode pesquisar por seus concorrentes e assim, contar com dados importantes para estudar cada região, estabelecendo estratégias eficazes, uma vez que tem conhecimento prévio da situação geral.

2 – Ramper: prospectando contatos no LinkedIn

Ramper

Ramper

Para quem não estava pensando no Google, mas sim no LinkedIn, como uma fonte mais específica para prospecção de clientes qualificada, existe o Ramper.

Na verdade, trata-se de uma ferramenta desenhada para “capturar” contatos profissionais pela rede social, a partir de parâmetros de segmentação definidos pelo usuário.

Em outras palavras, em vez de descobrir empresas, você descobre os profissionais que trabalham nestas empresas, segmentadas de acordo com o seu ramo de atuação, de forma a constituir listas de e-mails a serem acompanhadas pela equipe de vendas.

Com este foco, o Ramper inclui uma série de ferramentas adicionais para outbound marketing completo, como:

  • Criação de templates de e-mails personalizados;
  • Automação de e-mails e follow-up;
  • Histórico para acompanhamento de cada contato.

Em suma, trata-se de um software pensado para geração constante de novos contatos, dentro de um sistema de metas a serem batidas pelos vendedores, com várias ferramentas de acompanhamento.

3 – Meetime: otimizando a jornada de seus leads

Meetime

Meetime

O Meetime tem um foco um pouco diferente das ferramentas anteriores, mais voltado para a otimização de atividades de prospecção de clientes e também, integração de sistemas e rotinas.

Em outras palavras, é menos uma ferramenta de prospecção e mais, uma ferramenta de gerenciamento e integração, incluindo vários CRM´s do mercado.

Mais especificamente, é uma ferramenta desenhada para otimizar o atendimento e acompanhamento de leads, baseada em três pilares:

  • Comunicação: gerenciamento de ligações e reuniões com clientes;
  • Prospecção: otimização dos leads prospectados;
  • Análise: geração de dados para acompanhamento de resultados.

Resumindo, funciona bem para empresas que já tem uma boa captação de leads nas redes sociais, por exemplo, mas sempre precisam melhorar sua relação com os mesmos.

4 – Econodata: pesquisa direta em uma extensa base de dados

Econodata

Econodata

Imagine que você possa prospectar clientes em uma base de dados com milhões de empresas em todo o território nacional, podendo inclusive, filtrar os resultados de várias formas diferentes.

Esta é justamente a proposta da Econodata, cuja pesquisa permite filtros como:

  • CNAE;
  • Tamanho da empresa;
  • Região;
  • Setor de atuação.

Além disso, como as demais soluções aqui apresentadas, a plataforma inclui ferramentas auxiliares, incluindo algumas gratuitas, como a calculadora de mercado, para que você possa ter uma ideia inicial do tamanho do banco de dados.

Para encerrar, também há uma ferramenta específica para enriquecimento automático de leads, através de otimização de landing pages, além de combinação de estratégias de inbound e outbound marketing.

5 – Neoway: trabalhando com Bigdata

Neoway

Neoway

Se você chegou até aqui, pode estar pensando de onde saem os dados utilizados por estas ferramentas.

Digamos que a maioria trabalha com parcerias, para obtenção de dados confiáveis, mas a Neoway vai um pouco além, trabalhando com Bigdata, um conceito ainda pouco explorado pela maioria das empresas brasileiras.

Em outras palavras, a Neoway não tem uma fonte de dados fixa, mas um sistema de análise que coleta informações de muitas fontes, oferecendo relatórios para o que se chama Data Driven Decision.

Significando “decisão direcionada por dados”, em cada etapa do seu negócio, com foco na prospecção e gestão de clientes. Além de contar com soluções previamente definidas para algumas áreas de atuação como:

  • Construção Civil;
  • Bancos e Cooperativas de Crédito;
  • Farmacêutica;
  • Tecnologia e Telecomunicações;
  • Entre outras…

Para encerrar com uma ideia mais clara, a empresa se coloca como uma fornecedora de inteligência de mercado, mais do que apenas uma solução para prospecção de clientes.

6 – Reev: para aumentar o engajamento dos seus leads

Reev

Reev

A plataforma Reev trabalha com o conceito de Sales Engagement, ou seja, é uma ferramente online que auxilia na prospecção de clientes, mas pretende fazer mais do que isso.

Oferecendo uma solução para aumentar o engajamento dos seus clientes em potencial ao longo do funil de vendas. Para isso, oferece um pacote de ferramentas, como:

  • Personalização e gerenciamento de e-mails;
  • Acompanhamento de dados e estatísticas.

Resumindo, é uma ferramenta que automatiza a prospecção, através de uma identificação inteligente de leads, integrada com software de gerenciamento de e-mail marketing.

Por estas características, é uma ferramenta adequada tanto para inbound, quanto para outbound marketing.

7 – Crowdtask: planos definidos por quantidades de leads gerados

Crowdtask

Crowdtask

O Crowdtask se diferencia das soluções anteriores, por ser um CRM com ferramentas de prospecção de clientes integradas, mas isso não significa que a empresa ofereça o serviço apenas de uma forma.

Na verdade, para quem precisa apenas de uma geração qualificada de leads, o serviço se baseia em uma estratégia em quatro etapas:

  • Identificação do perfil dos leads a serem captados;
  • Criação de projeto de captação online, com acompanhamento em tempo real;
  • Desenvolvimento da etapa de captação de leads;
  • Entrega dos novos leads para sua equipe de vendas.

A promessa da empresa é que este processo seja muito mais rápido que outras alternativas do mercado, mas o atrativo principal são os preços definidos por leads gerados.

Há planos de pagamento individual, ou por pacotes com quantidades de leads variáveis por dia (ou mês) e ainda, um plano sem limites.

8 – LinkedIn Sales Navigator: o melhor gerador de leads para LinkedIn

LinkedIn Sales Navigator

Linkedin

Para encerrar nossa lista de ferramentas de prospecção de clientes, precisamos falar sobre o LinkedIn Sales Navigator.

Uma ferramenta que apesar de restrita a uma rede social, não deve ser menosprezada, na medida em que se trata da maior rede profissional do mundo.

Em outras palavras, ainda que o público pareça pequeno, quando comparado a outras redes, como o Facebook por exemplo; é preciso lembrar que se trata de uma fonte de leads qualificados.

Além disso, assim como o Facebook Ads trabalha com todos os dados de sua rede para direcionar anúncios, o LinkedIn também conhece bem sua base de usuários e dispõe de algoritmos sofisticados para prospecção de clientes.

Dito isto, precisamos apenas ter uma última conversa sobre todas as opções apresentadas e também, sobre qual delas se encaixa melhor na sua realidade.

9 – App Sumo – FindThatLead.

A ferramenta promete localizar leads dentro de uma empresa especifica.  Proporciona também uma extensão Chrome, através do qual com poucos cliques você poderá extrair novos leads, por segmento.

 

10 – Ziptime App. Gerencie suas prospecções de vendas facilmente e sem planilhas do excel

 

 

Já perdeu vendas por falta de follow up?
Com o Ziptime você organiza sua prospecção de clientes de maneira fácil e totalmente online.
O Ziptime é um Micro-CRM que proporciona uma gestão comercial simples e fluída durante a fase de prospecção (negociação).

 

 

 

Qual a Melhor Ferramenta de Prospecção Para o Seu Negócio?

qual melhor ferramenta

É natural que depois de tantas opções, surja a dúvida sobre qual seria a escolha mais adequada para o seu negócio e a verdade é que esta resposta varia muito.

De forma geral, o aspecto mais importante não é o preço do serviço, mas o retorno que você pode obter e isso, por sua vez, depende do uso que você faz dos leads captados.

Em outras palavras, de nada adianta uma excelente prospecção de clientes, se sua equipe de vendas, ou sua fábrica, não for capaz de acompanhar o processo.

Em princípio, para empresas menores, que querem se convencer do funcionamento destas ferramentas, ou ainda, querem aprender aos poucos, os planos acessíveis da Crowdstack podem ser muito atraentes.

Outras empresas, com equipes maiores, podem achar mais interessantes opções que incluam análises complexas a partir de Bigdata, ou precisem de uma ferramenta que inclua serviços específicos.

Portanto, a grande questão, além da prospecção em si, é como a sua empresa lidará com estes novos clientes em potencial afinal, quando se trata do crescimento do negócio, é preciso ter uma estratégia abrangente, que compreenda todas as etapas envolvidas.

Sendo assim, encerramos recomendando que sua escolha seja determinada pelo tipo de serviço que necessita, em conjunto com o potencial de retorno, mais do que pelo custo do serviço em si.

Temos também uma postagem que fizemos sobre 15 ferramentas para automação de marketing



Mais de Rotamáxima Marketing Digital

Procurar conteúdo

Eventos

Fevereiro

25fev(fev 25)00:0027(fev 27)00:00Traffic & Conversion Summit

Março

08mar(mar 8)00:0009(mar 9)00:00ProXXIma

08mar(mar 8)00:0017(mar 17)00:00SXSW Conference & Festivals

27mar(mar 27)00:0029(mar 29)00:00Conversion XL Live

Maio

30mai(mai 30)00:0031(mai 31)00:00VTexDay

Agosto

28ago(ago 28)00:0029(ago 29)00:00Expo Fórum Digitalks 2019

Setembro

03set(set 3)00:0006(set 6)00:00Inbound 2019

X