Conheça as melhores ferramentas para criar landing pages

ferramentas para criar landing pages

Veja neste artigo como as ferramentas para criar landing pages podem otimizar seus esforços e o desempenho do seu negócio online.

Dentro de uma estratégia de marketing digital, seja ela de SEO ou links patrocinados, atrair tráfego sem gerar conversões significa desperdiçar tempo e dinheiro. Portanto, neste cenário, as Landing Pages surgem com um papel fundamental. Isso porque, segundo o próprio Hubspot, estas páginas de destino personalizadas costumam converter de 5 a 15% mais que páginas tradicionais.

Em outras palavras, se você pretende gerar mais leads ou adquirir clientes, direcione os seus visitantes até suas Landing Pages. No entanto, para que elas realmente atinjam todo o seu potencial em conversões é preciso estruturá-las de maneira que se tornem funcionais e visualmente agradáveis ao público.

Pensando nisso, trouxemos o passo a passo para você criar suas landing pages sem a necessidade de muitos conhecimentos de design ou programação.

O que é necessário para estruturar uma Landing Page

Basicamente, uma landing page nada mais é do que uma página personalizada, cujo propósito é levar os usuários a uma ação específica. Nelas você pode pedir informações de contatos ou até oferecer produtos e serviços, todavia, nem todas conseguem obter boas taxas de conversões.

Seja pelo objetivo, pela abordagem utilizada ou até por aspectos visuais, cada página de destino possui sua particularidade. E, em vista disso, não há como prever qual atingirá o melhor desempenho. No entanto podemos afirmar existem características que são comuns em todas as landing pages de sucesso, confira.

Definir o objetivo

Como dissemos anteriormente, uma landing page pode ter diversas finalidades: oferecer um produto, apresentar um serviço, um evento ou simplesmente gerar leads. Então, independentemente de qual seja o seu objetivo, definí-lo é o primeiro passo para começar a estruturá-la.

Apenas com um propósito já bem estabelecido é possível saber exatamente quem será o público atingido. Ou seja, sem um objetivo não é possível saber quais serão os aspectos visuais e comunicativos utilizados em sua landing page.

Criar um design

Ao chegar em sua landing page, a primeira atitude de um usuário é, em questão de segundos, aprovar ou não o template da sua página. Portanto, sempre busque apresentar um design agradável e limpo, pois assim será possível prender o usuário sem que ele perca o foco na ação principal.

Trabalhe o visual da sua página de modo que ela siga identidade da sua marca, utilize imagens explicativas e deixe espaços, tanto para textos, como para formulários. Por fim, torne a sua página responsiva, já que hoje, esquecer os aparelhos móveis, pode significar um desperdício de conversões.

Oferecer uma proposta de valor

Após escolhidos o objetivo e o design da sua página, é hora de entregar benefício ao usuário. Isso porque, para atrair mais visitantes que convertam, é preciso oferecer uma proposta de valor. Ou seja, como você pode ajudar o seu público, a fim de que ele se disponha a entregar informações de contato ou até comprar o seu produto?

Aqui a oferta vai variar muito do objetivo definido. Isto é, se você pretende gerar novos leads, não utilize uma linguagem muito técnica e ofereça um infoproduto gratuito que aborde conteúdos relevantes. Já se o propósito da sua landing page é vender, crie descrições detalhadas, faça comparações com concorrentes e ofereça diferentes apelos emocionais, para convencer o consumidor que ele precisa do seu produto.

Posicionar sua call to action

De nada vale uma página que tem por objetivo levar o cliente a uma próxima etapa do funil, se não é feito uma chamada para isso. As CTAs aumentam exponencialmente as taxas de conversão, pois elas funcionam como um gatilho que orienta os usuários a realizar alguma ação.

Na landing page, as chamadas para ação, como “compre agora” ou “insira o seu e-mail”, representam o estímulo crucial na decisão do consumidor, no momento da conversão. Então, após analisar se a proposta tem valor, encontrar botões ou formulários com as CTAs em destaque é uma ótima maneira de levar o usuário à conversão.

Fazer testes

Uma vez que você já criou sua landing page, resta analisar as métricas e visualizar o desempenho dela. Todavia, não existe apenas um modo de estruturar a sua página de destino. Assim, testar novos templates e abordagens, tanto no conteúdo, como nas chamadas para ação, é a maneira mais eficaz de descobrir quais são os comportamentos e preferências do seu público.

Agora que já sabe todos os elementos que levam as pessoas converterem em sua página, você pode escolher três maneiras de criá-las: fazê-las manualmente, contratar um web designer ou utilizar ferramentas para criar landing pages.

Todos os casos podem oferecer resultados satisfatórios. Mas logicamente que através as ferramentas você poderá criar landing pages com ótimos recursos, em menos tempo do que faria manualmente e com menor custo do que um profissional especializado. Portanto conheça as melhores opções do mercado.

Conheça as ferramentas para criar landing pages

Unbounce

Indicado como uma das melhores ferramentas para criar e desenvolver lading pages, a plataforma relembra um instrumento de edição de Photoshop. Nela é permitida uma customização de alta qualidade onde é possível a construção de uma página a partir do zero.

Parecido com outra ferramenta que falaremos a seguir (o Instapage), o Unbounce permite a criação e customização da página de maneira simples e eficaz. Portanto, através do mecanismo de “arrasta e solta”, você cria a uma landing page qualificada sem a necessidade de conhecimentos técnicos.

Neste sentido, é possível estruturar a sua página apenas clicando nos banners, imagens, caixas de texto e até formulários desejados. E, além de tudo, esta ferramenta ainda proporciona templates responsivos para todos os aparelhos.

O Ubounce também permite realizar testes A/B de maneira rápida. Ou seja, a plataforma duplica a sua landing page para que você faça alterações no texto, chamadas para ação ou em qualquer outro elemento. Assim você poderá veicular ambas durante o mesmo período e verificar qual que gerou mais conversões.

Mas, como esta ferramenta oferece planos que estão atrelados ao número de pageviews, ela pode encarecer os custos da sua estratégia se sua página obtiver um alto tráfego. O plano básico, por exemplo, tem um custo de R$ 79,00 por mês. No entanto, a  vantagem é que a ferramenta disponibiliza um período de teste por 30 dias.

Klick Pages

Esta é uma ferramenta intuitiva e de fácil manuseio se você quer uma landing page otimizada, mas não tem muito conhecimento sobre códigos.

Totalmente focado na performance da página, o Klick Pages permite que cada elemento seja alterado de acordo com a preferência do usuário.  Portanto, através desta ferramenta é possível ter acesso a uma série de funcionalidades, entre elas:

  • Fazer integração com outros canais, como CRMs ou plataformas de afiliados;
  • Inserir formulários inteligentes que engajam o usuário;
  • Adicionar contadores regressivos para ativar o gatilho mental de escassez;
  • Disponibilizar chats ao vivo para aproximar o consumidor de você.

O Klick Pages também ganha destaque, pois consegue otimizar o tempo do empreendedor. Ele cria com facilidade testes A/B e, de acordo com as datas e horários selecionados, faz redirecionamentos inteligentes, cujo objetivo é trazer mais conversões a partir de uma comunicação personalizada.

Esta ferramenta ainda oferece aos usuários proteção do conteúdo desenvolvido dentro da plataforma. Assim é possível hospedar páginas que só serão visualizadas pelas pessoas que já estejam cadastrados na sua lista de e-mail.

Por fim, apesar de possuir um plano mensal mais barato que Ubounce, os custos dela ainda podem ser um peso no orçamento da sua empresa. A plataforma oferece planos mensais a partir de R$ 67,00 ao mês.

Instapage

Se você precisa de mais opções, esta é a ferramenta que você procura. O Instapage possui mais de 100 templates customizados e responsivos, bem como uma variedade de mais de 5 mil fontes de texto para que você crie uma identidade visual para sua landing page.

A plataforma ainda possui um banco de imagens com mais de 33 milhões de arquivos. Assim o usuário pode criar seu próprio layout e ter a opção de inserir ilustrações que podem ser baixados diretamente na sua página.

Assim como o Ubounce, esta ferramenta também utiliza o mecanismo “arrasta e solta” para facilitar o manuseio do usuário. Portanto, ao criar uma landing page, é possível selecionar os botões de CTA, vídeos, contagem regressiva e outros elementos apenas com alguns cliques.

A fim de otimizar o desempenho das páginas, a plataforma também permite a execução ilimitada de testes A/B (função disponível apenas no plano pro). Além disso, ela também envia e-mails e notificações para cada nova conversão.

O Instapage é uma ótima opção para quem está começando no mundo das conversões, pois oferece planos gratuitos com poucas funcionalidades. Então, se for preciso mais recursos, é possível encontrar planos a partir de R$ 29,55, podendo chegar até R$ 127,00 por mês.

Thrive Landing page

O Thrive Themes é um plugin do WordPress que traz muitos temas e uma série de ferramentas para seus blogs e sites institucionais. Entre elas está o Thrive Landing Page que, por sua vez, oferece templates prontos ou permite a criação destas páginas do zero.

A partir dela, o usuário consegue inserir imagens, vídeos, depoimentos, contagem regressiva, integração do Google Maps e até fazer alterações de HTML ou CSS. Além disso, ainda é possível realizar integrações dos formulários de campanha de geração de leads, por exemplo, com ferramentas de e-mail marketing.

Outro recurso que deve ser levado em conta é editor intuitivo para WordPress oferecido por essa ferramenta que permite a realização de testes A/B.

O Thrive Landing Page ainda fornece uma funcionalidade que auxilia na captação de leads – a partir dela você pode inserir uma variedade de pop-ups que estimulam os preenchimentos de formulários.

Mas o melhor de tudo é que quando se adquire o plano da Thrive Themes, você tem acesso a todas os recursos da plataforma, com um valor de apenas R$ 19,00 ao mês. No entanto, para utilizar esta ferramenta, é preciso que o seu site esteja em WordPress.

Lead Lovers

Esta fornece uma gama de modelos pré-definidos com exemplos e facilidade no manuseio. E, tratando-se de montagem e integração de landing pages, ela permite as melhores customizações do mercado.

Por ser uma plataforma de automação de marketing, é possível fazer a configuração das páginas, a fim de conquistar e educar clientes potenciais. Ou seja, ela une, dentro da mesma plataforma, a sua landing page com as funções de automação de marketing.

O Lead Lovers, além da sua landing page, cria páginas de agradecimento, páginas com termos de uso, funis de vendas, bem como sequência de e-mails. Portanto, fazendo a integração de todos estes recursos de maneiras simples e profissional, ele mostra-se uma das ferramentas mais completas do mercado.

Launch Rock

Prezando pela simplicidade, objetividade e direção, esta ferramenta traz a promessa de criar a sua landing page em apenas 10 minutos.

O principal objetivo da Launch Rock é criar conteúdo que desperte a curiosidade dos leads. E, para isso ela traz a possibilidade da criação de páginas responsivas, compartilhamentos em redes sociais e análise de métricas, por exemplo.

É possível ter acesso aos pacotes desta plataforma a partir de R$ 5,00 por mês. Porém, apesar de ser viável financeiramente ela não possui muitas funcionalidades em comparação com as outras ferramentas aqui apresentadas.

E aí, preparado ? Escolha a sua ferramenta preferida e mãos a obra 😉