Conheça as melhores ferramentas de SEO do mercado

ferramentas de seo

Ferramentas de SEO facilitam o trabalho de quem pretende aumentar o tráfego orgânico. Isso porque, a partir do momento que é necessário uma análise técnica mais profunda, elas se tornam indispensáveis. Em vista disso, uma escolha assertiva das ferramentas é um grande passo para quem pretende aumentar o alcance online.

O SEO é composto por um conjunto de regras e métodos que definem qual site é mais relevante para cada termo de pesquisa. Logo, adequar o seu conteúdo e sua página como um todo aos padrões de qualidade exigido pelos buscadores é essencial.

Mas, como em nosso blog já divulgamos um artigo completo sobre SEO, aqui iremos abordar as ferramentas responsáveis por oferecer insights para praticá-lo. E, para mostrá-las da melhor maneira, separamos em três categorias:

·         Ferramentas de SEO para análise de conteúdo;

·         Ferramentas de SEO para análise On-Page;

·         Ferramentas de SEO para análise de Backllinks;

A partir de agora, veja a importância e as funções de cada uma.

Ferramentas de SEO para análise de conteúdo

Quando falamos de produção de conteúdo para SEO, a palavra-chave é um dos fatores mais importantes no ranqueamento. É a partir da leitura delas que o Google consegue assimilar a relevância da página para cada pesquisa do usuário. Isto é, elas informam aos robôs de busca qual o tema daquele conteúdo.

Buscar palavras-chave para o seu artigo ou página institucional é essencial, pois são elas que trarão mais tráfego orgânico ao seu site. Você pode achar que a escolha delas é algo simples, no entanto, saiba que muitos profissionais acabam limitando o potencial dos seus conteúdos por pensar assim.

Então, usando as ferramentas de SEO que mostraremos a seguir, você vai ter acesso a uma infinidade de palavras-chave. Essas que serão as responsáveis por seu site aparecer em uma maior quantidade de resultados de busca.

Google Keyword Planner

A primeira ferramenta de análise de palavras-chave que mostraremos é o Google Keyword Planner. Fornecida gratuitamente pela plataforma de anúncios do Google Ads, esta ferramenta é uma das mais utilizadas entre os profissionais de marketing digital.

Essa ferramenta do Google surgiu com o principal objetivo auxiliar os anunciantes em suas campanhas de links patrocinados. Porém, por mostrar dados relevantes sobre as palavras-chave, ela também se tornou objeto de desejo dos criadores de conteúdo.

Com ela você pode encontrar palavras-chave relacionadas, o volume de buscas, bem como a concorrências e o custo por clique de cada uma. E, apesar dessas duas últimas funções serem voltadas aos anunciantes, é possível obter muitos insights para o seu conteúdo com ela. Veja mais sobre essa incrível ferramenta do Google aqui.

Ubersuggest

Bom, vamos à segunda sugestão, também disponibilizada gratuitamente: a Ubersuggest. Essa ferramenta é uma das mais intuitivas para você que pretende trabalhar com conteúdo e busca mais opções para gerar tráfego em seu blog ou site institucional.

Essa ótima ferramenta de SEO, criada pelo Neil Patel, possui várias funções e uma interface limpa, que facilita o seu uso. Nela, além do volume e palavras-chave relacionadas, você tem acesso a outras informações, como a análise SERP, a dificuldade de ranquear e até o tráfego estimado.

O sistema de resultados do ubersuggest baseia-se no autocomplete do Google. Isto é, aquelas sugestões de busca oferecidas pelo próprio buscador. Portanto, não deixe de utilizá-la, pois essa ferramenta oferece, com precisão, as tendências de busca do momento.

Google Trends

Por fim, a última ferramenta que vamos citar é o Google Trends que, apesar de não oferecer novas ideias de palavras-chave, apresenta uma visão diferentes em relação às demais. Ou seja, com ela você terá acesso a insights mais detalhados de cada palavra.

Entenda melhor como ela funciona: você pode pesquisar até 5 palavras chaves e analisar se elas são relevantes ao seu negócio.

Isto é, a partir dos dados oferecidos pelo Google Trends, como volume de busca de acordo com o mês, horário e localização, você saberá se vale a pena criar um conteúdo para determinada palavra.

Utilizar essa ferramenta de SEO é uma ótima maneira de entender o comportamento do cliente ao longo do ano e aproveitar o melhor do marketing sazonal.

Ferramentas de SEO para análise On-Page

Quando o assunto é tornar o seu conteúdo encontrável, otimizar o conteúdo com palavras-chave é crucial, no entanto esse não é o único fator de SEO. A partir das melhorias On-page, por exemplo, os robôs de busca entenderão que o seu site promove uma melhor experiência ao usuário.

Portanto, veja abaixo algumas das ferramentas que apontarão questões, como compactação de códigos, de imagens e velocidade de carregamento.

Google Search Console

A primeira ferramenta de SEO que que irá fazer a diferença na parte on-page do seu site é o Google Search Console. Ele é outra ferramenta disponibilizada gratuitamente pelo Google, e tem como função principal ajudar você a otimizar o seu site desde o começo.

Caso você esteja no início de um projeto, o Google Search Console é uma ferramenta indispensável, ela auxilia a qualificar cada detalhe do seu site de acordo com o SEO.

Nele você pode encontrar informações relevantes, por exemplo: como o seu conteúdo (meta descrições, títulos, imagens, etc.) está sendo lido, o que as pessoas buscam para chegar em suas páginas, problemas de segurança no domínio e até o desempenho de indexação do seu site.

Portanto, se você pretende preparar o seu negócio para robôs de busca, não deixe de analisar os dados obtidos no Google Search Console.

Screaming Frog Spider Tool

Se você deseja melhorar as classificações da sua página no Google, você precisa conhecer o Screming Frog Spider.

Essa ferramenta de SEO é uma das mais completas quando o assunto é melhorias On Page. Ela simula os robôs de busca e identifica oportunidades em seu site, entre elas: otimização em URLS, links quebrados, imagens pesadas, conteúdos duplicados e muitos outros fatores que compõe um site.

O Screaming Frog possui duas versões – a gratuita, que possui algumas limitações, e a paga. Portanto, se você pretende utilizar a ferramenta sem ser interrompido, investir nela significa segurança de bons relatórios.S

Google PageSpeed Insights

Como sempre, o Google nos oferece as melhores soluções em termos de ferramentas de SEO.

O Google PageSpeed Insights é uma ferramenta que não precisa ser utilizada com frequência. Porém, seguir as recomendações indicadas por ela trará uma grande diferença no carregamento e, consequentemente, na experiência do usuário.

A velocidade é uma das questões On-page mais importantes na visão dos buscadores. Então, já que ninguém gosta de um site lento, veja algumas das orientações passadas pela ferramenta:

·         Otimização de imagens;

·         Compactação de códigos (HTML, CSS e JavaScript);

·         Redirecionamentos de página;

·         Tempo de resposta do servidor;

·         Armazenamento de Cache.

Para finalizar, essa ferramenta disponibiliza relatórios únicos para Mobile e Desktop e, em ambos os casos, é emitida uma nota de 0 a 100 de acordo com a avaliação. Faça o teste e veja como alcançar a nota máxima no Google PageSpeed Insights.

Ferramentas de SEO para análise de backlinks

Após otimizar toda a parte interna do seu site, é hora de visualizar o SEO vendo as condições Off-Page do seu domínio.

As ferramentas de SEO, que serão abordadas a partir de agora, analisarão como o seu site é visto dentro do mercado. Ou seja, vão rastrear pessoas que aprovam ou aprovariam o seu conteúdo, a fim de acompanhar seus backlinks ou prospectar novos parceiros.

Veja algumas das ferramentas que ajudarão na sua análise de links.

Majestic SEO

Quando o assunto é Off-Page, o Majestic SEO é uma das ferramentas mais completas.

Primeiro, a ferramenta faz o monitoramento dos backlinks utilizando dois critérios – o Citation Flow e o Trust Flow. Eles indicam respectivamente: quais são as URLs que estão redirecionando ao seu site e a relevância de cada link que, por sua vez, depende da relação entre os conteúdos, bem como a autoridade de quem cita.

Além disso, essa ferramenta de SEO, após captar as informações sobre o seu site e do mercado, busca em seu banco de dados novos links. Assim é possível encontrar outros sites relevantes que permitam aplicar estratégias de link building. Ou seja, fazer parcerias, guest post, entre outros.

Por fim, uma das funções mais interessantes apresentadas por ela é o acompanhamento da concorrência. Isto é, a ferramenta entrega informações de como estão os backlinks dos outros players. Vale frisar que essa análise é feita de forma silenciosa.

Com a utilização, o acompanhamento e a prospecção de novos backlinks torna-se mais fácil. Portanto, se você quer otimizar seus esforços em campanhas de link building, não faça de maneira manual.

Ahrefs

Assim como a ferramenta acima, o Ahrefs oferece o mesmo serviço para backlinks. Então para que escrever esse tópico se todas as funções já foram explicadas anteriormente?

Apesar de apresentar as mesmas funcionalidades, elas utilizam bancos de dados diferentes. Logo, muitos especialistas de SEO discutem qual delas é melhor para o seu negócio.

O fato é que não é possível definir qual vai trazer mais links de qualidade sem testar. Porém, diferentemente do seu concorrente, o Ahrefs não possui uma versão gratuita, assim se você quiser usá-la vai ter que investir na compra.

Portanto, caso possua orçamento para isso, contrate as duas. Assim você complementa suas estratégias com dois bancos de dados diferentes, e ainda tem informações mais completas para definir suas tomadas de decisões.

Conclusão

Ao longo do artigo mostramos uma variedade de ferramentas de SEO e, entre elas, algumas possuem mais funções ou custos do que outras. E, mesmo com as particularidades de cada uma, todas possuem qualidade. Portanto, tente agregar o máximo de relatório em sua estratégia. Em alguns casos serão disponibilizados os mesmos números, mas sempre haverá ângulos de visão diferenciados, e isso pode mudar completamente a sua tomada de decisão.