Glossário de termos do Google Ads

Para que a sua gestão do Google Adwords seja eficiente é fundamental conhecer os termos utilizados, dentro e fora da conta.  Ainda que você conte com uma agência especializada, entender a linguagem do dia-a-dia facilitará o seu acompanhamento dos resultados, além de estimular o alinhamento de suas ideias com a empresa contratada, gerando resultados continuamente melhores.

Preparamos abaixo uma relação completa dos termos que são essenciais para um entendimento mais detalhado de sua conta Google Adwords.

Conversão
– Indica quando um usuário realiza uma ação importante em seu site.   Por exemplo, realizar um pedido de orçamento ou finalizar uma compra.   O indicador de conversão pode ser visualizado individualmente por cada palavra-chave de sua conta.   Com essa informação você poderá determinar quais palavras estão gerando mais visitantes qualificados.

Veja mais informações sobre a importância da análise de conversões em: http://www.rotamaxima.com.br/entendo-a-importancia-de-utilizar-o-analisador-de-conversoes-do-google-adwords/

CPC (Custo por clique)  
– Indica o valor gasto em cada clique que é realizado em seu anúncio.

CPC Máximo
– É o valor máximo que você deseja pagar por uma determinada posição no leilão do Google Adwords. O CPC máximo influencia diretamente na posição em que o anúncio é exibido.  Outros fatores como taxa de cliques (CTR) e qualidade da página de destino, também interferem na posição do anúncio.   Nota: Nem sempre o valor necessário para se manter um anúncio na 1.a posição potencializa o (ROI) Retorno sobre o investimento.   Isso porque o custo por clique da 1.a ou das 1.as posições, pode ser tão elevado, que o seu orçamento se esgotará muito rapidamente, fazendo com que você perca oportunidades ao longo do dia.

CTR (Clickthrough rate)
– É a  porcentagem de cliques que o seu anúncio obteve com base na quantidade de vezes que foi exibido.  Em linhas gerais é igual a impressões / cliques.  O CTR funciona para o Google como um sofisticado sistema de votação.  Quanto menos impressões ou vezes seu anúncio precisar aparecer para receber um clique, maior será a relevância para o usuário que está procurando por um determinado resultado. Dessa forma o Google entende que quanto maior o CTR, maior a relevância e consequentemente maior o índice de qualidade do seu anúncio.   O CTR elevado afeta diretamente no CPC necessário para se manter uma determinada posição do anúncio no Google Adwords.

Custo por conversão
Indica o custo para se obter uma conversão.

Dimensões (na perspectiva de gerenciamento da conta)
Possibilita a exibição de diversos formatos de relatórios, gerando visibilidade como por exemplo, hora do dia e dias da semana com melhor desempenho, entre muitas outras opções.

Dispositivos (na perspectiva de gerenciamento da conta)
Pode ser acessada dentro das configurações da conta e indica os dispositivos que podem visualizar o(s) anúncio(s). Permite que seja configurado percentual de aumento ou diminuição dos lances em determinados dispositivos, como por exemplo Celulares e tablets.

Exclusões de IP (na perspectiva de gerenciamento da conta)
Permite que seja adicionado uma relação de números de ips para os quais não desejamos exibir o(s) anúncio(s).
É especialmente útil em casos nos quais haja suspeita de atividade inválida na conta, ou através do cruzamento de informações que indiquem um determinado grupo de ips como não relevante para o anunciante.

Extensões do anúncio
São opções adicionais que incrementam o anúncio básico.  Podem ser do tipo local (permite indicar um determinado local físico), chamada (permite exibir um número de telefone), Sitelinks (permite que sejam adicionados links diretamente para páginas específicas do site, como por exemplo “Solicite proposta”), entre outras,

Impressões
– É o números de vezes que o seu anúncio é exibido.

Lead
São visitantes que não apenas visitam o site, mas que também, de alguma forma, desenvolvem e sinalizam o interesse pelos produtos e/ou serviços oferecidos pelo site.  Por exemplo, uma solicitação de proposta pelo fale conosco.

Operações em massa (na perspectiva de gerenciamento da conta)
Opção do Google Adwords que permite a inserção de scripts e/ou regras de automatização, como por exemplo, aumentar automaticamente o lance de palavras que estão gerando bom resultado.

Palavra-chave
São os termos que são adicionados no Google Adwords, através dos quais desejamos ser “encontrados”.

Posição média
– É a posição média na qual o seu anúncio é exibido.  Importante considerar que a posição média não necessariamente refletirá com exatidão o local onde seu anúncio é exibido.   Isso por que o Google Adwords exibe até 4 resultados superiores e 4 inferiores ao conteúdo orgânico.  Se a posição média do anúncio é 3, o Google pode exibir para uma determinada consulta, apenas 1 resultado pago na posição superior (acima do resultado orgânico) e os 2 demais na posição inferior.

Público-alvo
Também chamado de Prospect ou Target, é o grupo de pessoas que você escolhe como clientes principais.

Resultado orgânico
– É o resultado exibido gratuitamente pelo Google.  Técnicas de SEO podem ajudar a tornar o conteúdo do site mais acessíveis e indexável pelo Google.

Re-marketing
O funcionamento acontece da seguinte forma: 1- Ao acessar o seu site, um coockie (arquivo) é gravado no navegador do visitante.  Como esse visitante já demonstrou interesse por seus produtos e/ou serviços, uma publicidade personalizada é exibida na rede de parceiros do Google ou de qualquer site que utilize esse recurso.  Para evitar a super exposição do anúncio, é recomendável ajudar a quantidade de vezes que a publicidade é exibida.

Rede de pesquisa
É a rede que compõe o site do Google e parceiros e tem como característica exibir anúncios através do cruzamento entre termos de pesquisa e grupo de palavras-chaves definidos no Google Adwords.

Rede de display
É a rede na qual os anúncios são exibidos principalmente em formato gráfico – através de banners (embora também possa ser exibido em texto), próximos aos conteúdos dos sites parceiros e de propriedade do Google.

Resultado pago
– É o resultado exibido através do Google Adwords. Possuem um label escrito “AD” ou “Anúncio”, em amarelo, ao lado esquerdo do texto.

SEO
SEO é a sigla para “Search Engine Optimization”, que significa “otimização para mecanismos de busca”, ou otimização de sites. SEO é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) e gratuitos nos sites de busca.

Segmentação (na perspectiva de gerenciamento da conta)
Recurso do Google Adwords que permite segmentar a exibição do anúncio apenas para as regiões de interesse do anunciante.  Pode inclusive segmentar por raio, a partir de uma rua.

Taxa de rejeição
Indica o percentual de visitantes que entram e saem pela mesma página de entrada.

Termos de pesquisa
Um termo de pesquisa é a palavra exata ou o conjunto de palavras que os clientes digitam ao pesquisar no Google.com.br ou em um dos sites parceiros.