Google ADS – Quais as novidades que vão fazer a diferença

Google Ads novidades

O Google não para. Logo depois da vinda do Google Ads, já existem várias mudanças projetadas.

Uma vez que estas mudanças possam ter um efeito sério na efetividade de um anúncio, é normal ser um pouco conservador com seu dinheiro antes de saber como as coisas vão mudar.

De qualquer forma, já sabemos de uma série de coisas que serão diferentes como Google Ads.

Será mais fácil desativar personalização de anúncios

O Google está trabalhando sob os temas de valor, confiança e transparência e, portanto, o usuário agora será capaz de desativar a personalização de anúncios mais facilmente.

Personalização de anúncios

Este não é um recurso novo, mas é um recurso que se tornará mais prático e mais difundido.

Os usuários conseguirão desativar anúncios personalizados por dados demográficos, tópicos, visitas em sites de anunciantes. Os anúncios passarão a ser a exibidos então, de acordo com o conteúdo do site acessado e a localização geral.

A ideia é evitar qualquer tipo de problema ou polêmica de direcionamento comportamental ou uso indevido dos dados dos usuários da plataforma. Como ocorreu no caso do Facebook resultando na mudanças da política de regulamentação online como a GDPR.

AdWords tornou-se Google Ads

Isso era de fato inevitável e muitos estavam apenas esperando este anúncio ser feito.

Google Ads Animado

O Google com isso pode separar uma faceta da companhia para todo e qualquer tipo de anúncio nos vários braços da sua plataforma sem evitar toda a confusão que causava anteriormente.

E ainda por cima, pode usar este novo logo que causou várias reações positivas.

Google Ad Manager: elevando a publicidade programática por meio da colaboração

Da forma mais simples possível de se explicar, uma série de ferramentas trabalharão de forma integrada.

Serão mais de 100 integrações com trocas e soluções de mediação, tudo em uma única interface e algumas outras coisas.

Vamos detalhar um pouco o que acontece:

Google Ad Manager

A nova plataforma do Google é a combinação do DoubleClick Ad Exchange e o DoubleClick for Publishers.

Se você não tem familiaridade com as ferramentas, pelo menos terá que lidar com uma ferramenta unificada e menos complicada.

A plataforma tem como objetivo auxiliar os anunciantes a conseguir alcance para atingir pessoas em várias plataformas diferentes, incluindo Live Streams, Jogos, Aplicativos e uma série de outros.

Plataforma de marketing do Google

Esta também será uma junção, mas da rede de anunciantes da DoubleClick e o Google Analytics 360.

Tais mudanças com certeza serão bem vindas pelos profissionais de marketing, já que ela agora se torna significativamente mais prática.

Se você gosta de relatórios e análises, ficará feliz com a melhora na plataforma que facilita a compreensão de indicadores e geração de relatórios.

Com as mudanças, será possível fazer o planejamento, compra e otimização da mídia digital e da experiência dos usuários em um único lugar.

O Google entra com força nos anúncios de vídeo no YouTube e suas novas funcionalidades

Em geral, a maioria absoluta das pessoas que viram um anúncio no youtube planejaram comprar ou realizaram uma compra de algo que viram em um anúncio.

O crescimento em relação ao ano anterior de conversões por anúncios na plataforma foi de 150%.

Não é à toa que o Google está criando uma gama enorme de funcionalidades para o Youtube, não isento de certa confusão por causa disso.

Um novo recurso do YouTube, anunciado recentemente pelo Google, é uma estratégia de lances inteligentes que faz anunciantes alcançarem clientes em potencial que pesquisarão a marca após assistirem os vídeos.

Além disso, os anúncios do YouTube vão poder acionar um formulário na página com os anúncios de geração de leads. Assim ao clicar no anúncio o usuário consegue preencher os seus dados sem atrapalhar sua experiência de usuário.

A ideia é criar uma abordagem abrangente que seja centrada em um único vídeo, mas que leve a conversões reais.

Velocidade Móvel ganha destaque quanto à sua relevância

Bom, não é nenhuma novidade que a velocidade de uma página é bastante importante, mesmo quando você a checa de um celular. Nas últimas atualizações o Google tem dado cada vez mais ênfase nesse aspecto, e não é por menos, pois, segundo sua pesquisa feita no “speed matters”, uma redução mínima de 400ms no carregamento da página pode gerar uma redução de até 0,76% nas buscas em 6 semanas.

Assim, de que adiantam os anúncios de pesquisa responsivos, se as suas páginas de destino para dispositivos móveis não estiverem prontas para ser reproduzidas? Não muito, de acordo com o diretor de gerenciamento de projetos do Google Ads, Anthony Chavez: 50% dos usuários passarão de uma compra em potencial se a página de destino demorar para ser carregada.

O Google anunciou o lançamento de uma coluna de pontuação de velocidade de página de destino para dispositivos móveis.

Coluna velocidade mobile

Esta ferramenta classificaria a velocidade da Landing Page com uma nota que vai até 10, de muito lenta a extremamente rápida.

Além disso, a ferramenta também apresentará outros dados que informam a interferência que a sua velocidade traz ao seu site, incluindo à sua taxa de conversão.

Não só você não tem mais que sair do Google Ads para acessar a área de medição de sua velocidade, porque a página da Coluna de Velocidade da Página de Destino Móvel está no Google Ads, como ela é atualizada diariamente.

O relatório em vários dispositivos ganha uma atenção especial

Não tem nada de novo em relatórios entre dispositivos, na verdade. Eles não só já existiam como eram amplamente utilizados no ramo. A novidade está no fato que o Google Analytics agora vai disponibilizar relatórios entre diversos dispositivos.

Esses relatórios serão divididos em três subcategorias:

Sendo assim, você poderá visualizar as etapas de uma conversão associadas aos dispositivos que foram acessados.

Páginas de destino otimizadas do Google

Esta é uma novidade particularmente interessante porque boa parte dos pequenos negócios não tem site próprio.

Google Ads Landing Page

O Google se antecipou de forma que já crie mercado para si resolvendo o problema dos outros.

Há uma beleza especial neste tipo de solução.

O Google está testando Páginas de Destino que se otimizam automaticamente. Essa funcionalidade estará disponível nas campanhas inteligentes do Google, que permitirão anunciantes criar campanhas de anúncios mesmo que não tenha um site no momento.

Estas páginas seriam capazes de aprender, eventualmente, como buscar informações sobre você, seu negócio e seus produtos a partir de um anúncio e criar uma Página de Destino, com capacidade de conversão, rastreamento, criação de relatórios e etc.

Tudo isso parece fantástico? É porque é!

O Google parece estar focado em melhorar a experiência do usuário.

Facilidade e praticidade parece ser algo bastante recorrente no que foi anunciado.

Cada vez mais, o Google se supera aumentando a funcionalidade de suas ferramentas e diminuindo a complicação do uso das mesmas.

 



Mais de Rotamáxima Marketing Digital