Atualização do Google Speed para SEO e Adwords

Em Fevereiro/2018 o Google lançou o update que ficou conhecido como o Google Speed que mudou algumas variáveis na hora de fazer o rankeamento dos sites nas buscas orgânicas do Google. Você já sabe quais são os impactos desse update para você e seu site? Fizemos um artigo especial.

Google Speed Update

O que foi o Google Speed Update

Nessa atualização o Google mudou o foco do rankeamento para o tempo que as pessoas gastam em um site como uma das principais variáveis, especialmente para os usuários mobile. Segundo estudos do Google “Speed Matters“, a velocidade conforme a velocidade de carregamento de uma página se torna mais lenta os usuários tendem a passar menos tempo em seu website (confira o artigo em inglês aqui)

Significa que agora não é só uma questão de ter um conteúdo de qualidade, você precisa prender seus leitores por bastante tempo para conseguir fazer com que seu site apareça de forma orgânica.

Se você acha que os usuários mobile e as mudanças feitas para esse público não são importantes, vamos te dizer porque você está errado.

A importância do público mobile

Em 2016 o número de usuários mobile passou a quantidade de usuários que acessam sites através de computadores.

Se o seu site não está otimizado para usuários mobile você está perdendo uma quantidade de visitas absurdas.

Alguns especialistas apontam para um crescimento de 35% no número de visitas gerais em um site quando ele é otimizado para mobile.

Agora vamos ver o Google Speed de forma mais profunda para entender como montar uma boa estratégia de SEO.

A atualização do Google Speed em profundidade

Google Speed Mobile

Muitas pessoas devem estar pensando: “Ué, mas o Google sempre usou o tempo gasto em uma página como um dos fatores de rankeamento”. Isso é verdade, mas ele nunca foi um fator para os usuários mobile (ou nunca foi abertamente).

A forma que o Google Speed vai te afetar depende muito do seu mercado e também a velocidade dos seus competidores em responder à atualização da empresa.

Quem fizer as mudanças necessárias para atender melhor os usuários que acessam o site através de celulares e tablets vai ficar na frente. Quem fizer isso e tiver um conteúdo que prende o cliente vai ficar ainda melhor.

Apesar disso, como diversos fatores que o Google usa para fazer o ranking, eles não abrem exatamente o quanto cada minuto gasto por cada visitante vai impactar o seu site.

Ajustando seu site para ter o melhor SEO depois do Google Speed.

Para seu site ficar mais atraente para o público mobile e fazer ele gastar mais tempo no seu site, fizemos uma lista com algumas dicas gerais que você pode seguir.

Pense no Design. A maioria dos sites precisa ter duas versões: uma desktop e outra mobile. Muitos templates e provedores online já dão essa opção na hora de criar o design geral da sua página. Tenha um enfoque no design da página também para os usuários de dispositivos móveis.

Pense no carregamento da página. O Google tem uma ferramenta oficial que você pode acessar clicando aqui para testar a velocidade de carregamento da sua página. Como muitos usuários vão acessar o site em conexões móveis, quanto mais rápido suas páginas carregarem mais visitantes você vai conseguir.

Ative o AMP. Muitos sites tem uma opção AMP (Accelerated Mobile Pages), ao ligar ela suas páginas vão automaticamente melhorara a performance para usuários de dispositivos móveis.

Google AMP

Pense nas palavras-chaves e artigos. Como o tempo passado lendo um artigo vai fazer muita diferença na hora do seu site subir no rank, é uma boa idéia pensar em artigos que tem um ótimo conteúdo e que respondam de forma geral e relevante a pergunta dos seus clientes. Pense em um equilíbrio perfeito entre quantidade e qualidade.

E o Adwords como fica?

Google Adwords

Lembra que falamos que esse update também afeta o Adwords? O Google não fez nenhuma declaração oficial sobre o assunto mas tudo aponta que o tempo agora também vai entrar no índice de qualidade do Adwords.

Em nossos artigos sobre SKAGs já levantamos a importância que o índice de qualidade tem para os seus anúncios. De forma geral eles trazem muito mais visitantes e vendas gastando bem menos.

Mesmo que você pague para seu site aparecer para um cliente, o tempo que ele gasta no site também vai impactar no seu índice de qualidade que é muito importante para aumentar os seus resultados à longo prazo.

Quando você for fazer um anúncio, avalie se a página que o seu cliente vai entrar está dentro desses padrões:

  • Conteúdo relevante para a palavra-chave que ele procurou.
  • Tenha um design que passe confiabilidade.
  • Fácil navegação.
  • Tempo curto de carregamento.

Se essas quatro variáveis estejam em um nível satisfatório, tudo aponta que seu cliente vai clicar no anúncio, gastar um bom tempo no seu site e aumentar o seu índice de qualidade.

Conclusão sobre a atualização do Google Speed

Essa atualização só veio para comprovar algo que já estava se demonstrando a muito tempo: os usuários de dispositivos móveis vão ser cada vez mais importantes e é preciso dar uma atenção especial para esse público.

Para isso é preciso que a sua página seja otimizada tanto no design quanto no tempo de carregamento para esses usuários que tem algumas necessidades e características especiais.

Além disso, o tempo que os usuários gastam no seu site agora se tornaram ainda mais importante do que nunca e o seu conteúdo precisa ser de boa qualidade.

Como todos os fatores de rankeamento do Google, tudo pode ser traduzido em duas palavras: otimização e qualidade.

Se você carregar essas duas palavras com você na hora de fazer suas campanhas de links patrocinados, páginas na internet, redes sociais e assim por diante, as chances de resultados positivos vão ser sempre maiores.