Google Tag Manager: O que é e como funciona?

Spread the love

Google Tag Manager

O gerenciador de tags do Google, Google Tag Manager, é uma ferramenta utilizada para facilitar a implementação e manutenção de tags em sites. Com ela é possível facilmente instalar e remover tags sem a necessidade de alterar o código de seu site.

Deseja saber mais sobre o Google Tag Manager? Confira!

  • O que é o Google Tag Manager?
  • Como utilizar o Google Tag Manager?
  • Quais as vantagens do Google Tag Manager?
  • Como instalar o Google Tag Manager?

O que é o Google Tag Manager?

O Google Tag Manager ou GTM oferece uma solução para gerenciamento de tags de marketing (códigos de programação, restreamento) em seu website ou aplicativo sem a necessidade de alterar o código do site.

De forma simples de explicar o funcionamento, ao instalar o Tag Manager em seu site, as informações registradas no site se comunicam com outra fontes de dados (como por exemplo, o Analytics ou Pixel do Facebook) através do GTM.

O grande benefício de tudo isso é a possibilidade de gerenciar diversas tags em uma única plataforma, assim, não é necessário que um programador tenha que implementar as tags, tornando a tarefa mais simples e rápida.

A ferramenta é gratuita e permite a vinculação direta com outra ferramentas do Google e de parceiros.

Como utilizar o Google Tag Manager?

Para configurar uma tag no Google Tag Manager são necessárias 3 etapas.

  1. Tags
  2. Acionadores
  3. Variáveis

1.Tags

As tags são trechos de códigos de terceiros utilizados para se comunicar com o site instalado. A tag, por exemplo, pode ser um código do Google Analytics necessária para que o Analytics obtenha dados dos usuários em seu website.

Tag Analytics

2.Acionadores

Acionadores, ou gatilhos, são formas de ativar as tags instaladas. Os acionadores podem ser configurados para ativar as tags por meio de um carregamento de página, como uma página de obrigado, cliques em botões, como um botão de formulário, etc.

Acionadores

3. Variáveis

As variáveis são informações adicionais que o Google Tag Manager pode precisar para ativar a tag e os gatilhos. Como por exemplo as variáveis abaixo.

Variáveis

Sendo assim, para instalar uma tag no Google Tag Manager, primeiramente é necessário criar uma nova tag.  Na configuração da tag você pode escolher uma das ferramentas vinculadas com o GTM ou um HTML Personalizado. Após a configuração da tag há a opção para configurar um acionador, este será o responsável para ativar a tag instalada. Somente com a tag e o acionador configurados o funcionamento da tag estará completo, você pode configurar também as variáveis caso necessário.

Quais as vantagens do Google Tag Manager?

Além de ser uma ferramenta gratuita, o Google Tag Manager permite que qualquer pessoa consiga instalar tags em seu website, sem a necessidade de um desenvolvedor. Isso torna a ferramenta praticamente fundamental para os profissionais de marketing que precisam definir ações de conversões nos sites.

O GTM possui integração com diversos outros recursos do Google e parceiros e, permite também que recursos de outras empresas também possam ser instalados em seu site.

Outra vantagem de utilizar o Google Tag Manager é a possibilidade de gerenciar diversas contas, assim, caso você possua vários sites ou trabalhe com muitos clientes, o GTM pode facilitar a gestão de tags instaladas nos sites.

Como a instalação e desinstalação de novas tags é simples e rápida, é possível realizar testes com novos recursos, como por exemplo, chats em tempo real, para identificar melhorias de performance de seu site. Dentro da plataforma também é possível visualizar as alterações feitas nas tags e restaurar a partir de um backup salvo toda vez que uma alteração é feita.

Nós fizemos um artigo também sobre o conversion linker do Google, que através do GTM é possível vincular as conversões aos sistemas operacionais da Apple, assim aumentando a janela de conversão para mais de 30 dias, ao invés da janela de 1 dia da Apple.


Como instalar o Google Tag Manager

Para a instalação do Google Tag Manager é necessário instalar o código em todas as páginas do website. Sendo assim, talvez seja necessário pedir para o desenvolvedor de seu website para instalar o código.

Na parte superior há a identificação de sua conta identificado como GTM-XXXXXX, onde o X são números e letras aleatórios. Clicando nessa tela abrirá uma janela com instruções e o código do Google Tag Manager.

Identificador GTM

O código é dividido em duas partes, uma para ser instalada na parte superior das páginas do site, logo após a tag de <head>, e outra para ser instalada logo após a tag de <body> do site.

Tag GTM

Após a instalação no site o Tag Manager estará pronto para ser utilizado. Para verificar se tudo foi instalado corretamente a extensão do Crome “assistente de tags” do Google pode auxiliar a identificar possíveis problemas.



Mais de Rotamáxima Marketing Digital

Procurar conteúdo

Eventos

Fevereiro

25fev(fev 25)00:0027(fev 27)00:00Traffic & Conversion Summit

Março

08mar(mar 8)00:0009(mar 9)00:00ProXXIma

08mar(mar 8)00:0017(mar 17)00:00SXSW Conference & Festivals

27mar(mar 27)00:0029(mar 29)00:00Conversion XL Live

Maio

30mai(mai 30)00:0031(mai 31)00:00VTexDay

Agosto

28ago(ago 28)00:0029(ago 29)00:00Expo Fórum Digitalks 2019

Setembro

03set(set 3)00:0006(set 6)00:00Inbound 2019

X