Home office em tempos de pandemia: Por que muitos colaboradores preferem trabalhar de casa?

Trabalhar em casa, por meio do home office, criando um pequeno pedaço na sua casa para executar as atividades da empresa tem se tornado uma realidade para os profissionais. Com a pandemia, a aglomeração e o contato social são cada vez mais dispensáveis.

Por isso, a maior parte dos colaboradores foi mandado de volta para os seus lares, cedendo dias ou semanas para que não precisem se deslocar até os escritórios. No entanto, muitos dos funcionários acabaram gostando da ideia e não pensam em mudar o novo estilo de vida. Você sabe o porquê?

Dados sobre o home office durante a pandemia

Diante de uma pesquisa realizada pela Robert Half, em maio de 2020, 86% dos trabalhadores dizem que gostariam de continuar em home office, mesmo que, para isso, precisem trabalhar mais. 49% deles afirma que preferem ter o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal sem a necessidade do deslocamento diário. Já 74% se mostram preocupados com a perda do emprego.

A pesquisa ainda revela que cerca de 52% daqueles que foram entrevistados acreditam que estão trabalhando muito mais horas em casa. Além disso, os números ainda mostram perspectivas bastante positivas para o novo modelo de trabalho, como:

  • 67% afirmam que consegue realizar todo o trabalho em casa;
  • 49% dizem que o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal melhorou muito;
  • 25% preferem usar a tecnologia para trabalhar;
  • 10% se aproximaram mais dos colegas;
  • 9% garantem que se aproximaram do chefe.

Por que o  trabalho em casa tem ganhado o mercado?

A grande questão é: por que a maior parte dos colaboradores quer continuar trabalhando em casa, mesmo após o término da pandemia? Bom, isso pode ser facilmente explicado por meio de bons argumentos. Além disso, a tecnologia está presente em nossas vidas e saber aproveitá-las pode ser um ponto muito positivo.

Abaixo, veja quais são os motivos pelos quais os profissionais querem manter o trabalho remoto.

Economia

Uma das maiores vantagens em exercer o home office está, justamente, na questão da economia. Seja para o empregador ou para o empregado, o trabalho remoto pode trazer uma redução de custos bastante considerável no final do mês.

Um exemplo de custo em que a atividade pode ser muito refletida é na alimentação em restaurantes. Muitos funcionários acabam por gastar valores altíssimos em uma mesma refeição, fazendo com que o dinheiro, no final do mês, não renda tanto quanto eles gostariam. Além disso, ainda há custos com transporte, limpeza, manutenção do ponto comercial e roupas.

Comodidade

Estar em casa já é um bom motivo para desejar o home office. Quem não se sente seguro no próprio lar, principalmente sabendo que há uma alta taxa de criminalidade nas ruas? Além disso, só o fato de não precisar pegar um transporte público lotado já é um bom motivo.

O tempo que antes era perdido no deslocamento da casa do colaborador em direção ao trabalho pode ser utilizado com outras coisas. Seja uma atividade física,um momento de lazer ou até a leitura de um livro, é possível ter um aumento considerável na qualidade de vida.

Flexibilidade

Outro grande benefício trazido pelo trabalho remoto está, justamente, na flexibilização de horários. Você não precisará sair de casa às pressas com medo de se atrasar, afinal, tudo pode ser adaptado. Utilizar a internet também se torna algo muito simples, já que qualquer pendência pode ser resolvida on-line.

O colaborador poderá organizar todo o seu dia de modo que ache mais confortável, além de conseguir executar outras tarefas diárias. Tem muitas pessoas que preferem trabalhar bem cedinho, enquanto outras estão mais à vontade durante o período da tarde. Isso vai da preferência de cada uma delas. Além disso, ainda vai ser possível encaixar aquela consulta em um horário péssimo em que o seu médico está disponível.

Conforto

Quem diria que você iria poder realizar o seu trabalho no período da tarde, do seu próprio sofá e, ainda por cima, de chinelos? Pois é, o home office possibilitou todo esse conforto para os colaboradores. Além disso, você ainda pode organizar o ambiente de trabalho da maneira que achar melhor. Seja na sua poltrona ou, quem sabe, na sua própria cama, relaxando a coluna.

Revezar as posições também faz bem para a coluna. Você poderá trabalhar sentado, deitado ou em pé. Dessa forma, as suas tarefas do cotidiano não precisarão ser realizadas de maneira tão mecânica, afinal, um corpo relaxado, bem como a mente, podem te ajudar a ter um dia muito mais produtivo do que o esperado.

Criatividade

Muitos trabalhos acabam por exigir de nós uma criatividade que vai além das expectativas. No entanto, nem todas as pessoas conseguem estimular esse seu lado dentro de um escritório, utilizando roupas desconfortáveis enquanto se sente na obrigação de terminar determinada tarefa até um horário antes estabelecido pelo chefe.

Por isso, quando você está em casa, a ideia de “solidão” pode ajudar bastante. Muito embora alguns colaboradores ainda possam encontrar problemas com os barulhos dos vizinhos, um bom fone de ouvido e um cantinho inteiramente reservado para o home office poderão contribuir, e muito, para que o seu processo criativo seja executado da melhor maneira possível.

Sustentabilidade

Sim, trabalhar em casa também reflete ganhos na natureza. Muitas pessoas utilizam o carro, diariamente, para ir ao trabalho, emitindo mais gás na camada de ozônio e, consequentemente, acelerando o processo do aquecimento global. Quando você está em casa, isso fica um pouco mais difícil.

Além disso, muitas pessoas começaram a fazer uso da bicicleta como principal meio de transporte, o que pode ser considerado um baita ponto positivo. Além de praticar mais exercícios físicos, você ainda consegue fazer com que a natureza seja preservada ao máximo.

Se você concorda com todos os pontos apresentados, então o seu forte é realmente o home office. Algumas empresas têm trabalhado com esquemas de revezamento, mas é bem provável que ficar em casa seja a melhor opção. Assim, você vai poder manter os relacionamentos na empresa, bem como participar de reuniões e seguir a sua vida profissional da maneira mais confortável possível.

Plataforma Rotamáxima PS

Ofereça seus serviços e receba pela plataforma.
Contrate o profissional ideal para o seu projeto