Como instalar a tag de remarketing para Google Ads

Spread the love

 

Como instalar a tag de remarketing para Google AdsNa hora de apostar no marketing digital para promover os produtos e serviços do seu negócio na internet, é importante conhecer todas as possibilidades. Dessa maneira, torna-se mais fácil escolher as melhores estratégicas.

Algumas são menos populares, mesmo assim, muito eficientes e podem ser até mais vantajosas financeiramente. Um exemplo é o remarketing. Você sabe o que é, como funciona e como usá-lo?

Se você está interessado e quer saber mais sobre o assunto, continue lendo este artigo. E descubra como instalar o remarketing para Google Ads e obtenha demais informações nos tópicos a seguir:

  • O que é remarketing
  • Como funciona o remarketing no Google Ads
  • Como usar o remarketing para Google Ads

O que é Remarketing?

Você, como usuário da web, já pode ter notado que, depois de pesquisar produtos em diferentes sites, costuma ver anúncios desses mesmos produtos em outros sites que acessa, não é mesmo? Saiba que não se trata de coincidência, mas sim do remarketing.

Essa estratégia é bastante simples e contribui significativamente para a sua campanha de marketing digital. Afinal, se um consumidor acessou o seu site ou loja virtual, mesmo que não tenha adquirido o produto, é um cliente em potencial.

Isso quer dizer que ele deve ser incentivado a voltar ao seu e-commerce e concluir a compra que, por uma série de razões, não finalizou. Ele pode apenas estar pesquisando preço, encontrou um concorrente mais vantajoso ou ainda está avaliando se compra ou não.

A questão é que, independentemente do que passa pela sua cabeça, não custa nada “dar um empurrãozinho”. Isto é, fazer com que ele se lembre da sua marca e seja estimulado a realizar a compra. Esse é o papel do remarketing.

Desse modo, o remarketing pode ser conceituado como um método publicitário online de exibição de anúncios para usuários que já acessaram um determinado site ou interagiu com a marca de outra forma, como pelas redes sociais, por exemplo.



Embora o Facebook e o Instagram ofereçam a ferramenta de remarketing para os seus usuários, a empresa que se destaca nesse segmento é o Google, através do Google Ads. Afinal, a marca conta com muitos sites parceiros, quase 90% da internet.

Isso quer dizer que, em praticamente todos os sites, é possível fazer com que o anúncio do seu negócio apareça para os seus clientes em potencial.

Além disso, o remarketing também é conhecido como retargeting, o qual é usado para denominar a mesma ferramenta em outras plataformas. FetchBack, AdRoll e Re Targeter são alguns exemplos.

Como funciona o remarketing no Google Ads?

Google Ads

Para entender melhor a eficiência do remarketing, vale lembrar que, da mesma forma que acontece em lojas físicas, nem todos os consumidores que entram nela adquirem um produto imediatamente. Em tese, existentes diferentes estágios no processo de compra.

Eles são os seguintes:

  • Consciência;
  • Consideração;
  • Compra;
  • Fidelização.

Na consciência, o consumidor começa a pesquisar sobre um produto ou serviço, mas não tem a intenção ainda de comprar. Na segunda etapa, a consideração, a pessoa inicia uma pesquisa mais efetiva, já levando em conta o fato de que comprará o produto ou vai contratar o serviço.

Na terceira etapa do processo, que é a compra em si, é quando o cliente supre a sua necessidade efetivando a aquisição do bem. Na etapa final, ele pode voltar a comprar da mesma empresa, fidelizando-se à marca.

Tendo em mente esse processo, é importante compreender que o remarketing consegue fazer com que o produto que o consumidor visitou anteriormente continue presente ao longo da sua navegação, enquanto ocorrem as diferentes etapas do processo de compra.

Essa interferência pode fazer com que finalmente o seu produto seja o eleito pelo internauta. Além disso, por meio do Google Ads é possível escolher entre duas formas distintas para promover os anúncios da sua marca em outros sites. Veja a diferença entre ambas:

Remarketing na Rede de Display

Nesse tipo de remarketing para Google Ads, existe um grupo de sites parceiros que disponibilizam espaços publicitários para os anúncios. Eles divulgam banners com imagens e de tamanhos diferentes para os visitantes que integram uma lista de remarketing.

Remarketing na Rede de pesquisa

Aqui, além de acontecer o mesmo que na Rede de Display, é possível usar o remarketing da Rede de Pesquisa. Ou seja, anúncios exibidos nos resultados de busca, incluindo, não só a pesquisa do Google, como também nas suas demais ferramentas.

Entre elas, Google Shopping, Google Maps, Google Imagens, grupos do Google e sites parceiros de pesquisa. Nesse caso, os anúncios ficam no padrão do Google Ads.

Como instalar o remarketing para Google Ads?

Basicamente, para instalar o remarketing para Google Ads é preciso incluir um código no site ou loja virtual da sua empresa, que o próprio Google Ads disponibiliza. Isso porque, quando o usuário o acessa, um cookie é armazenado no seu computador (entenda sobre cookies em nosso post sobre a nova tag gtag.js).

Isso faz com que o Google possa identificar o usuário e exibir nos sites parceiros o anúncio da sua marca. Essa estratégia dura em média 30 dias.

Veja a seguir o passo a passo de como instalar o remarketing para Google Ads:

Passo 1 – Acesse o Google Ads com o login da sua empresa.

Passo 2 – No canto superior direito, clique no ícone de ferramenta e em conversões na seção avaliação.

Conversões

Passo 3 – Selecione uma ação de conversão ou crie uma nova ação de conversão.

Ações de Conversão

Passo 4 – Clique em Configução da tag. Há 3 formas de instalar aqui. Neste exemplo utilizaremos a instalação por conta própria.

Configuração da Tag

Passo 7 – Copie o código “Tag Global do site” e cole-o entre as tags <head></head> do seu site. A tag global deve ser incluída em todas as páginas. Já o snippet de evento, mede as conversões da campanha e, caso queira acompanhá-las, deve ser instalado em páginas específicas como páginas de “obrigado”.

Passo 8 – Clique em Concluído.

Agora, você pode iniciar a sua estratégia de remarketing para aumentar a conversão de vendas do seu negócio.



Mais de Rotamáxima Marketing Digital

Procurar conteúdo

Eventos

Fevereiro

25fev(fev 25)00:0027(fev 27)00:00Traffic & Conversion Summit

Março

08mar(mar 8)00:0009(mar 9)00:00ProXXIma

08mar(mar 8)00:0017(mar 17)00:00SXSW Conference & Festivals

27mar(mar 27)00:0029(mar 29)00:00Conversion XL Live

Maio

30mai(mai 30)00:0031(mai 31)00:00VTexDay

Agosto

28ago(ago 28)00:0029(ago 29)00:00Expo Fórum Digitalks 2019

Setembro

03set(set 3)00:0006(set 6)00:00Inbound 2019

X