Inteligência artificial está mais acessível a todos os anunciantes

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O constante avanço da tecnologia é uma dos maiores responsáveis por mudar a forma como o cliente se comporta no ambiente digital. Com as novas tendências tecnológicas é possível acompanhar as “vontades do consumidor” em escala, e com precisão. O Google, uma das maiores empresas de tecnologias do mundo, por exemplo, está promovendo mais facilidades aos profissionais de marketing, através da inteligência artificial.

Nesse artigo buscaremos abordar as ferramentas disponibilizadas pela própria plataforma do Google. Portanto, se você trabalha com marketing e pretende alavancar os resultados dos seus anúncios no Google Ads, fique atento e veja como a inteligência artificial torna sua campanha mais assertiva diante da nova jornada do consumidor.

Quais as exigências do novo consumidor?

Definitivamente nos encontramos em um período em que as necessidades dos consumidores mudaram. Atualmente, todos possuem acessibilidade na palma das mãos e, consequentemente, a maioria a utiliza antes de realizar uma aquisição, especialmente aquelas de alto valor agregado. Logo, empresas não transparentes, que simplesmente não oferecem muitas informações ou que simplesmente não se adaptam aos costumes do novo consumidor, tendem a perder muito espaço diante da concorrência.

Possuir a consciência do quão importante é obter uma boa posição nos buscadores através de anúncios é fundamental. Por isso, nos tópicos a seguir abordaremos como você pode otimizar seu orçamento de campanha a partir das automatizações do Google Ads, sem deixar de considerar todas as exigências da sua persona.

Anúncios de pesquisa relevantes e responsivos

Nas campanhas de Google Ads, especificamente nos anúncios de pesquisa, a forma como o cliente é abordado muda muito a performance da ação. Ou seja, independentemente se a mensagem a ser transmitida é a mesma, a forma como é escrita ou como é apresentada a chamada para ação muda a percepção do usuário.

Então, pensando em fornecer mais relevância e responsividade, isto é, levar a melhor abordagem na plataforma certa, o Google ADS traz a inteligência artificial para perceber os padrões daquilo que obtém um melhor resultado e acioná no momento certo. Mas como isso acontece?

Se por exemplo, você fornecer 15 títulos e 4 meta descrições, o Google otimizará o resto. A ferramenta fará combinações e com o passar do tempo entenderá qual possui melhor desempenho neste cenário. Assim, de forma automática, será possível direcionar os melhores anúncios aos usuários, a fim de gerar mais conversões.

Anúncios de vídeos relevantes no Youtube

Os vídeos estão ganhando cada vez mais espaço no cenário do marketing digital. No Youtube, são assistidos mais de um bilhão de horas por dia. Logo, essa plataforma também se tornou importante na influência dos usuários. Estima-se que, antes da tomada de decisões, os consumidores estão buscando cada vez mais informações e reviews no Youtube.

Dado esse cenário, o Google traz novamente a inteligência artificial, mas desta vez com o objetivo de redirecionar os esforços e orçamento nas campanhas de vídeo. Isto é, os mecanismos aprendem com os resultados obtidos e buscam cada vez mais um menor custo por conversão.

O Maximize Lift, como é chamado essa otimização, tem a intenção de levar os seus anúncios apenas nos momentos em que o Google reconhece que o usuário vai considerá-lo relevante.   Ele funciona aumentando os lances nos momentos em que a percepção da marca está mais propícia, ou seja, só veiculará em cenários nos quais a propaganda tende ter mais impacto sobre o consumidor. O Maximize Lift ainda se encontra na versão Beta e tem como principal foco aumentar a performance dos seus anúncios de branding.

Campanhas locais       

Apesar das pesquisas realizadas no Google ou no Youtube, as compras nem sempre são realizadas no ambiente digital. Muitos consumidores utilizam a internet para buscar onde há um produto ou serviço físico para adquiri-lo imediatamente. Segundo o Google, as buscas por localização próxima cresceram mais de três vezes nos últimos dois anos. Isso significa que anunciar no ambiente digital também é uma ótima oportunidade para sua loja física.

Pensando nisso, o Google adicionou uma nova funcionalidade aos anunciantes, as “campanhas locais” (não confunda com segmentação geográfica), cujo único objetivo é adquirir visitas e clientes em seu ambiente físico. Apenas fornecendo alguns dados, como a localização da sua empresa, você poderá aparecer na frente de outros estabelecimentos e automatizar a análise e otimização de parte de suas campanhas.

Veja o exemplo dos novos anúncios por local:

anuncio google local

Campanhas assertivas do Google Shopping

No início de 2018 a plataforma do Google Ads disponibilizou a função “Smart Shopping”, ela tem por objetivo ajudar você conquistar seus resultados a partir de metas. Portanto, após defini-las não é preciso realizar lances e alterações manuais para cada produto no seu anúncio para e-commerce.

No entanto, a intenção é utilizar o aprendizado da máquina do Google para além do custo de conversão. Definir metas como número de visitantes ou novos clientes são os objetivos desse algoritmo. Para tanto, analisar os locais e canais que devem ser veiculados, bem como questões sazonais e de preço são essenciais para que o próprio Google divulgue os produtos de forma assertiva.

Para facilitar esse processo, o Google está realizando uma integração com algumas plataformas de e-commerce, para criar a campanha de forma automatizada. Ou seja, diretamente pelo backoffice da loja virtual.

Foco no custo por conversão

O Google tem por objetivo oferecer a melhor experiência ao seu usuário, ao mesmo tempo, busca utilizar o orçamento dos anunciantes de maneira que gere mais conversões. Mas, embora os algorítimos estejam em um razoável grau de maturidade, não perca de vista os números e não aceite a automação como o melhor caminho para todos os tipo de campanha. Testar, analisar e otimizar permanecem com máximas quanto o assunto é melhorar os resultados no Google.

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