Conteúdo Sazonal: Como aumentar as visitas do seu Blog

Quem trabalha com marketing digital com certeza já o ouviu falar dos picos de vendas ocorridos nos períodos sazonais. No entanto, nem todos percebem, mas esse fenômeno também é uma ótima oportunidade para aumentar as visitas do seu Blog. Então, se você está interessado em melhorar a audiência do seu site não deixe de ler todas as dicas para a criação de conteúdo sazonal.

Se um e-commerce não sobrevive sem vendas, um blog também não se sustenta sem seus leitores. Por isso, em nossos artigos, buscamos trazer as melhores dicas e ferramentas para que você crie conteúdo constantemente. E, desta vez, nosso objetivo é relacionar a sazonalidade com o sucesso do seu blog.

O que é marketing sazonal?

Presente não apenas na internet, a sazonalidade é vista com bons olhos em todos os ambientes de negócios. A palavra “sazonal” é definida por algo que acontece durante um determinado período de tempo. Um dos maiores exemplos que podemos obter no mercado digital é o período da Black Friday.

Além de ser uma ótima oportunidade para vender determinados produtos, o Marketing Sazonal também permite a criação de certos conteúdos. Ou seja, diante das novidades e acontecimentos do mercado, os leitores buscam por conhecimentos específicos, que muitas vezes também podem ser exclusivos.

Um review sobre um evento de marketing digital, um artigo sobre as tendências do próximo ano ou dicas de como se portar diante de determinado período são alguns exemplos de conteúdos sazonais. Eles, provavelmente, terão seu pico de audiência em um determinado período de tempo e, fora dele, terão seu tráfego reduzido a quase zero.

Qual a importância do conteúdo sazonal?

Em uma estratégia de conteúdo, na qual a geração de tráfego diário é o principal objetivo, a maioria dos artigos possui uma vida útil longa. Isto é, são textos e imagens que podem gerar visitas ao seu site, em qualquer momento. Estes posts, considerados atemporais, abordam conceitos que raramente mudam e por isso tornam a audiência do blog cada vez maior.

Já os conteúdos sazonais não possuem essa característica, contudo também são de grande importância quando o assunto é aumentar as visitas do seu blog. Uma vez que nesses períodos a atenção do leitor está concentrada em alguns temas, escrever sobre eles, independentemente de qual for o assunto, trará mais leitores ao seu site. O seu papel aqui é cativá-los com sua marca e comunicação para que essas visitas não fiquem só no curto prazo.

Se ainda resta alguma dúvida sobre publicar conteúdos sazonais, pense que boa parte das vezes eles possuem uma baixa concorrência. Já que boa parte posts nesses períodos abordam assuntos como tendências ou eventos que estão para acontecer ou já aconteceram. Muitos blogs, até mesmo os autoridade, não possuem nenhum artigo ainda sobre o tema.

Mas, e quando o assunto é um evento sazonal que ocorre anualmente, como a Black Friday, o que se deve fazer? Publicar um novo post a cada ano com o mesmo artigo? Veja no próximo tópico as melhores práticas de SEO nesse caso.

Como lidar com o conteúdo sazonal?

Para ter uma ideia da relevância dos conteúdos sazonais, saiba que esse assunto virou pauta de discussão de um dos Hangouts promovidos pela Central Webmaster do Google.

Nessa ocasião, a principal dúvida abordada referia-se à estruturação das URLs dos artigos em questão. Ou seja, após o fim da temporada para qual o post foi criado, o que deve ser feito com ele? O profissional que ministrava a videoconferência, John Mueller, deu duas sugestões para indexar melhor o conteúdo no Google.

Mantenha o conteúdo no ar

A primeira sugestão traz para o debate o tempo que os robôs de busca precisam para indexar a URL. Portanto, publicar o conteúdo com certa antecedência, mantendo-o ativo por mais tempo que o próprio período sazonal é essencial. Colocar esses artigos em uma categoria de destaque também ajuda o entendimento dos mecanismos do Google.

Então, mesmo que a empresa decide por retirar o conteúdo sazonal do seu site, tentar deixá-lo por um período razoável pode fazer a diferença. Pois, segundo John Mueller “Uma vez que o Google encontra um conteúdo que foi removido anteriormente, ele precisa ver qual a melhor opção, visto que esse mesmo post corre o risco de ser inativado novamente”.

Utilize a mesma URL

Seguindo o raciocínio da primeira dica, a segunda sugestão diz respeito à autoridade da página. Se a intenção for, novamente, remover a publicação, aproveite a mesma URL e crie um novo conteúdo sazonal.

Suponha que um site criou um artigo com as melhoras práticas de marketing a serem adotadas na Black Friday e, após passado o período da ação, a empresa decide removê-lo. Ao invés de pausar o conteúdo e guardá-lo para o ano seguinte, o melhor a se fazer é criar outro texto para o próximo evento, o natal nesse caso. Perceba que o conteúdo, a abordagem e as palavras-chave foram totalmente modificadas, mas a vantagem é que a autoridade do link permanece.

Prepare-se para aumentar as visitas do seu blog

Agora que já foi passado tanto a importância quanto as melhores maneiras de estruturar os conteúdos sazonais é hora de começar a se planejar para tais eventos. Pegue uma agenda e veja nossas dicas detalhadas para você sair na frente dos seus concorrentes e gerar muito tráfego com esses eventos.

Verifique o histórico

Além dos períodos que costumam gerar mais visitas e já são conhecidos. Ao longo do ano, também existem outros intervalos que geram picos de tráfego. Então, antes de começar a criar e divulgar seu conteúdo sazonal o melhor a se fazer é identificar o comportamento do seu leitor durante os últimos anos. Assim, você pode divulgar o seu site de forma mais assertiva.

Utilize o Google trends

Bem como a primeira dica pode ser observada a partir do analytics, há outra ferramenta gratuita do Google que pode auxiliar muito nesse processo, o Google Trends. Nele você pode identificar quais os assuntos estão sendo mais pesquisados no momento e também pode descobrir qual o desempenho de um tema específico ao longo do ano.

Faça um cronograma de ações

Já que estamos falando em atrair mais visitantes para o seu blog utilizando um conteúdo sazonal, ou seja, que não é contínuo. Concentrar os seus esforços nesse durante esse período pode ser crucial para o sucesso dele. Isto é, divulgue-o através de e-mail marketing, redes sociais e até em anúncios, pois restringi-los apenas à busca orgânica pode significar grande perda do potencial dessas publicações.

Quer aumentar as visitas do seu blog ainda mais? Veja o nosso artigo com dicas para reduzir a taxa de rejeição do seu site.

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