Novo Google Ads o que muda com a nova experiência

O Google ficou verde. Você sabe o porquê?

Comparação velho e novo adwords

Usuários em vários países começaram a perceber a discreta mudança de cor em Abril.

Os ícones das tags dos anúncios mudaram de cor. Foram de amarelo para um tom de verde mais apelativo.

Este foi o Google fazendo alguns testes. Não é a primeira vez que a plataforma faz este tipo de coisa.

Pouco tempo atrás, a empresa dona do maior mecanismo de buscas do mundo confirmou que a mudança era oficial e passou a lançar as tags de anúncios verdes por todo o globo.

É sempre bom estar atento às mudanças nos anúncios do Google.

Foi uma mudança bastante sutil e, de certo, a maioria dos usuários nem sequer chegou a notar, mas a tag de anúncio agora é da mesma cor que a URL exibida ao lado dela.

O que é difícil de interpretar de outra maneira senão o Google tentando deixar os anúncios mais naturais e se misturando melhor aos resultados orgânicos na SERP.

Apesar da mudança relativamente simples, muitos usuários notaram e reportaram o ocorrido.

Mesmo que a melhoria fosse modesta, isso aumentaria o ganho do Google em milhões.

O que não está sendo levado em conta por muitos, talvez, é o tamanho do impacto das mudanças sutis. Especialmente quando consideramos que profissionais de marketing gastaram 4,36 bilhões de euros somente no reino unido com anúncios de pesquisa no ano de 2015.

Google, no entanto, alega que a mudança impactou de forma alguma a capacidade dos usuários de diferenciarem os resultados orgânicos das pesquisas e as propagandas pagas do site.

Um porta-voz do Google disse:

“Testamos constantemente maneiras de melhorar o aspecto de nossa página de resultados de pesquisa. Experimentamos um rótulo de anúncio de pesquisa ecológico e decidimos implementá-lo com base em comentários positivos de usuários e anunciantes. Nosso objetivo é tornar nossa página de resultados fácil de usar e nossa rotulagem clara e proeminente”.

Independentemente de se isso se trata de um astuto esquema de negócios ou até mesmo simplesmente se for apenas uma mudança cosmética para o site, as tags dos anúncios pagos são verdes e não parece que vão mudar de cor tão cedo.

Alterações nos anúncios do Google: o que mais há de novo?

As tags de anúncios verdes são apenas o princípio. O Google informou recentemente uma série de novos recursos e atualizações para o Google AdWords, projetados especialmente para lidar com as mudanças do mundo e o aumento drástico dos acessos ao site por celular em comparação com o computador.

Em seu anúncio, o Google declarou o que já era suspeitado há muito tempo. Mais da metade de todas as pesquisas na plataforma agora acontecem via smartphone. Este é o óbvio resultado do avanço da tecnologia.

Considerando estes dados, acaba sendo óbvio que o Google esteja revisando seus anúncios de forma que atinja mais o público que está acessando o mecanismo de buscas através de dispositivos portáteis. Esta é uma visão geral de algumas das maiores mudanças futuras nos anúncios do Google.

Anúncios de pesquisa local aparecerão no Google Maps.

Google maps ads

Imagem retirada do suporte do Google

Já foi revelada a chamada “próxima geração” dos anúncios de pesquisa locais. Eles seriam mais ricos e relevantes para o pesquisador.

A novidade incluirá pontos de marca apresentados no mapa, com anúncios de promoções sobre os estabelecimentos comerciais, para você ficar, por exemplo, sabendo de uma liquidação ao passar na frente de um Shopping Center.

Ao clicar no ponto da loja, você acessará uma página personalizável de negócios exclusivos para o local onde você se encontra (Por exemplo, o Shopping).

Novos anúncios de texto expandidos

Anúncios de texto expandidos estarão disponíveis para todos os usuários até o final do ano. O esperado é que estes novos anúncios deem muito mais espaço para os anunciantes que contratam o serviço da gigante dos mecanismos de busca.

Anúncios expandidos

Imagem retirada do suporte do Google

No mês de fevereiro, o Google removeu anúncios do lado direito das SERPs, acabando por garantir assim uma uniformidade em todos os dispositivos.

No entanto, os próprios anúncios também estão na fila para mudanças.

Em vez de um título com 25 caracteres e duas linhas de descrição de 35 caracteres, você poderá ter dois títulos de 30 caracteres e uma linha de descrição de 80 caracteres.

A diferença não só é notável como é extremamente significativa.

A notícia é de fato excelente e fica ainda melhor com os dados provindos do Google.

Segundo a empresa, a taxa de cliques dos sites nos primeiros testes demonstrou aumento de até 20%.

A Ferramenta de Anúncios Gráficos

A criação de anúncios será muito facilitada, agora, com a mais nova ferramenta de anúncios gráficos responsivos do Google

Você não tem que fazer nada além de fornecer ao Google um tópico, uma imagem, uma URL e uma descrição.

Tendo isso sido feito, o Google terá como criar um anúncio responsivo que se adapta ao conteúdo do site e até mesmo do aplicativo onde o anúncio estará sendo visualizado.

Você não terá que se preocupar com mais nada nesse sentido.

Não há mais necessidade alguma de gastar o seu precioso tempo na criação de anúncios diferentes para diferentes formatos.

O Google já projetará o melhor anúncio para você, de acordo com o veículo que está expondo o anúncio.

Ajustes de lance independentes para todos os dispositivos

Ajustes de lances dispositivos

Em breve, os anunciantes terão a capacidade de ajustar os lances individualmente para cada tipo de dispositivo onde o anúncio está sendo veiculado.

Desde o lançamento em 2013 das campanhas otimizadas, os anunciantes já podem definir um lance base para computador (que também inclui tablet) e um lance diferente para celulares.

A partir da próxima atualização do sistema, você vai poder definir um lance base para os leilões de anúncio de qualquer dispositivo compatível com a plataforma: celular, computador ou tablet e ajustar os outros ao conteúdo do seu coração.

Agora você vai poder dividir seu dinheiro da melhor e mais eficiente forma possível de acordo com o dispositivo mais usado pelo seu público alvo. Excelente notícia!

Mais alterações?

A tendência é os mecanismos de busca e a própria internet nunca pararem de evoluir e se atualizarem constantemente.

Quem sabe o que está por vir? Mas uma coisa é fato, já teremos bastante para otimizar conversões com estas novidades.

 



Mais de Rotamáxima Marketing Digital

Procurar conteúdo