O que é Matriz BCG? Veja como aplicar no seu negócio

Foto de Bruce Henderson

A fim de entender a maturidade do portfólio de serviços ou produtos de uma empresa, no começo dos anos 70, Bruce Henderson criou a Matriz BCG.

Na época em que foi criada, Bruce trabalhava em uma das maiores empresas de consultoria de gestão no mundo – a Boston Consulting Group. Então é inegável que a inspiração para o nome da matriz partiu desse fato.

Mas deixando o nome de lado e visando a técnica, é incontestável a importância dessa matriz que define o ciclo de vida dos seus produtos. Assim, quem a utiliza, busca entender sua participação no mercado e o potencial de crescimento dentro dele.

Quer saber mais sobre a Matriz BCG? Leia o nosso artigo até o final e veja todos os detalhes de como implementá-la em seu negócio.

O que é matriz BCG?

A matriz BCG pode ser explicada como uma metodologia gráfica que define o estágio de compra de diferentes produtos ou unidades de negócios. Para tanto, ela deve ser baseada no volume, na participação e também no crescimento desse mercado.

A matriz BCG pode ser implementada por qualquer negócio, mas é extremamente útil para empresas que comercializam vários produtos. Ou seja, o empreendedor precisa saber onde investir. E, visualizando qual o produto com maior potencial lucrativo, a decisão fica mais assertiva.

Contudo a efetividade do investimento não é o único fator. Se você ainda não aplica essa matriz em seu negócio, pode estar perdendo, por exemplo, a oportunidade de cortar gastos com produtos que só dão prejuízo ao empreendimento.

Na verdade, são diversas as decisões que podem ser melhoradas quando baseadas nessas técnicas. Só que, para que sejam tomadas da melhor maneira, é preciso saber quando implementar a Matriz BCG.

Quando utilizar a matriz BCG?

Em um ambiente empresarial, tudo muda de acordo com a necessidade e, como não dá para generalizar, a utilização da Matriz BCG depende de muitos fatores.

Então, antes de implementá-la, é essencial analisar as necessidades do negócio e as possibilidades que a matriz BCG pode trazer a ele. Veja quatro vantagens em aplicá-la:

Construir

Empresas que querem aumentar sua participação de mercado, utilizam a matriz BCG de várias maneiras. Investir em produtos com potencial ou analisar o sucesso de produtos anteriores são duas das estratégias mais comuns do mercado.

Manter

Manter-se estável em um nicho volátil também pode ser um objetivo. Principalmente em mercados movidos pela tendência, manter-se seguro pode ser o maior trunfo do negócio;

Colher

Produtos, serviços ou até empresas, dependendo do tamanho nicho em que estão, devem saber que pode haver um limite de crescimento. Dessa maneira a matriz BCG auxilia você a colher o máximo do seu produto sem forçar a barra quando não dá mais.

Abandonar

Vender o seu negócio (ativos) ou encerrar um serviço, por diversos motivos, também faz parte da vida do empreendedor. Saiba analisar o ciclo de vida e utilize a matriz para não forçar um produto saturado e que só dá prejuízo.

Como vimos nessas quatro situações, a matriz BCG é adequada para todas empresas, seja ela pequena, média ou grande.

Importância da matriz BCG

Vale lembrar que um dos principais benefícios que a matriz BCG traz é direcionar a alocação de seus recursos.

O investimento efetivo em gestão de estoque, marketing e vendas tornam uma empresa muito mais competitiva. Assim, a matriz BCG destaca que é cada vez mais necessário revisar o seu portfólio de produtos ou serviços.

Feito de maneira periódica, com essa análise você vai começar a criar consciência que seu mercado muda constantemente. Ou seja, passará a entender as alterações de oferta e demanda do seu nicho.

Resumidamente, a importância da matriz BCG se dá pois ela é uma forma prática e lúdica de avaliar a performance e também a projeção das vendas. A ideia central aqui é fornecer boas informações que possam auxiliar os gestores e profissionais a manter-se competitivo.

Matriz BCG ou Matriz SWOT

É muito comum confundir a matriz BCG com a matriz SWOT, porém as diferenças são muitas. Assim conhecê-las é o primeiro passo para estruturá-las sem fazer confusões.

Em tese, aprendendo tanto sobre matriz BCG quanto a SWOT, você consegue utilizá-las no momento correto e extrair as melhores conclusões de cada uma. Vamos às diferenças:

Diferenças entre Matriz SWOT e Matriz BCG

A diferença básica entre as duas está ligada à proposta delas. Confira cada uma logo abaixo:

1.A Matriz BCG tem seu foco no produto e na avaliação das melhores condições internas da empresa de maneira especifica. Sendo assim consiste em uma análise detalhista, de dentro para fora.

2. A Matriz SWOT por analisar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, fornece um quadro geral da empresa. Ela abrange a parte gerencial e, portanto, não foca tanto nos detalhes dos produtos.

Apesar das diferenças você pode e deve utilizar as duas, porém em momentos diferentes. Isso porque, enquanto a primeira é feita para cada produto ou serviço, a segunda atua fornecendo uma visão geral sobre o posicionamento da empresa.

Os Quatro quadrantes da  Matriz BCG

A fim de melhorar a compreensão da matriz BCG e finalmente entender como pô-la em prática, é hora de conferir os quadrantes, nos quais o seu produto pode estar inserido.

1.Ponto de interrogação

Produtos que se encontram no ponto de interrogação estão em questionamento, isto é, possuem uma baixa participação dentro de um mercado potencial.

Produtos que estão sendo introduzidos no mercado geralmente se encontram nesse quadrante. Assim, por demandar altos investimentos e gerar pouco lucro nesse estágio, acabam sendo um grande desafio para os empreendedores.

2.Estrela

Inseridos neste quadrante estão produtos com alta participação e ainda com boas taxas de crescimento. Aqui encontram-se os líderes de mercado, ou sejam produtos que exigem alto investimento. Mas, quando o mercado é reduzido, de estrela ele pode passar para vaca leiteira.

3.Vaca leiteira

Produtos em vaca leiteira, apesar de apresentar taxas de crescimento menores que da estrela, são o desejo de muitos o empreendedores. Isso porque são produtos com um mercado já estabelecido e que, portanto, exige menos investimento.

4.Abacaxi

Os abacaxis devem ser evitados a todo custo por uma empresa. São produtos no fim do ciclo de vida. Isto é, aqueles com baixa participação e baixo crescimento. Vale lembrar do clássico exemplo das máquinas fotográficas Polaroid – “A inovação obsoleta que ninguém quis comprar”.

4 Dicas para montar a sua Matriz BCG

Com toda a teoria em mãos, fica mais fácil compreender o essencial sobre a matriz BCG. Entretanto, é primordial ir além e entender como aplicar esse tipo de ferramenta.

Pensando nisso separamos 4 dicas sobre a aplicação matriz BCG. Veja todas elas e comece agora mesmo a montá-la de acordo com seus produtos.

Conheça o seu portfólio

Antes de começar a montar sua matriz BCG, é primordial conhecer os seus produtos. Isso porque, além de não deixar nenhum produto de fora, você saberá bem as qualidades e defeitos de cada um.

Nossa dica é listar todos de acordo com a ordem crescente das vendas. Por exemplo: produto “A” vende mais do que “B”, portanto deve estar listado a frente.

Ao aplicar a sua matriz BCG não se esqueça disso, pois, com essa organização, você consegue tirar melhores conclusões em um espaço de tempo menor.

Desenhe um gráfico

Lembra daqueles gráficos da época de escola, criados no papel cartesiano? Ah, com certeza você sofreu para utilizá-los corretamente, porém ter aprendido isso vai ser útil agora (sua professora tinha razão), confira.

Ao começar a montar sua matriz BCG, você pode fazer um gráfico desses a fim de facilitar sua análise.

Primeiro trace uma linha horizontal, a qual representará o desempenho, ou seja, a participação de mercado do seu produto. Em seguida, agora verticalmente, trace uma linha que mostre o potencial de crescimento.  

Veja o exemplo a seguir.

Vale lembrar que não existe fórmula ideal para a graduação desses valores em cada linha. Mas, como você pode ver, na linha vertical estimamos, em porcentagem, a taxa de crescimento. Já na horizontal criamos uma grade para colocar quantas vezes seu produto vende mais que o concorrente.

Assim se você vende 200% a mais você deve inserir no número 2. Mas, se o seu produto dá prejuízo, coloque-o no quadrante negativo.

E, apesar das empresas maiores conseguirem esses dados com maior precisão, também é possível para pequenas empresas extrair valor dessa ferramenta. Busque fazer uma comparação medindo o seu desempenho com o de seus concorrentes mais próximos da sua realidade.

Faça planos de ação

Se você chegou até aqui os seus produtos já estão organizados em seus quadrantes. Contudo a matriz BCG ainda não acabou, isso porque você ainda precisa definir estratégias de acordo com o cenário de cada um.

Os produtos “vaca leiteira”, por exemplo, devem ser mantidos para aproveitar seus resultados. Por outro lado, encontrar produtos “abacaxis” é uma ótima opção para cortar gastos desnecessários.

O mais importante é não se precipitar na análise para criar planos de ações efetivos.

Acompanhe as mudanças

O mercado oscila bastante e estar aberto às mudanças, permitirá encontrar oportunidades de fazer com que produtos comecem a vender muito mais. Faça análises periódicas e não perca nenhuma chance de vender mais.

Exemplo prático de Matriz BCG

Para finalizar o artigo preste atenção no exemplo prático feito baseado mercado automotivo:

  • Estrela – Sedãs médios e SUVs, porque as vendas de carros como Nissan Kicks, Jeep Compass e Toyota Corolla estão consolidados e ainda crescem bastante (ps. Estamos em 2019).
  • Vaca leiteira – Hatchs compactos. Esses veículos estão no topo das vendas e não oferecem alto crescimento. Por exemplo: Chevrolet Onix, Renault Sandero e Volkswagen Gol.
  • Interrogação – As vendas das picapes têm caído bastante, alguns exemplos são: Fiat Toro, Ford Ranger e Toyota Hilux.
  • Abacaxi Trata-se das peruas, as quais saíram de moda. Atualmente apenas duas são vendidas: Chevrolet Spin e Volkswagen SpaceFox. Aqui é “abacaxi na certa”.

E então conseguiu fazer sua matriz BCG e quer mais conteúdos como esse? Não deixe de curtir a nossa página do Facebook e até a próxima!