Tudo o que você precisa saber sobre orçamento e lances no Google Ads

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As campanhas de Google Ads ganham cada vez mais reconhecimento entre as estratégias de marketing digital. No entanto, apesar de apresentar inúmeras vantagens em relação às mídias tradicionais, essa plataforma de publicidade online exige uma série de detalhes para conseguir um bom retorno financeiro. Entre eles, definir o orçamento e as estratégias de lance são alguns dos fatores chave para se destacar.

Embora saibamos que a definição assertiva das palavras-chave está no centro de uma campanha Google ads de sucesso,conforme ilustração a seguir, sabemos que a correlação entre orçamento e volume de entrega é outro fator extremamente relevante.

Antes de se preocupar em reorganizar os seus gastos, a fim de aumentar sua verba de marketing, é mais inteligente pensar como melhorar o desempenho dos anúncios que estão no ar. Pensando nisso, detalhamos nesse artigo tudo o que você precisa saber para que, através do ajuste de lances, você melhore sua performance mesmo com orçamento limitado.

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Qual a importância do orçamento na campanha?

Supondo que uma empresa pretende vender seu produto com um investimento razoavelmente mais baixo em relação à média dos anunciantes desse nicho. Pela lógica, suas campanhas raramente venceriam o leilão e, uma vez que não atingiria as impressões e cliques desejados, mal conseguiriam gastar o orçamento proposto.

Realmente, ter a disponibilidade de mais recursos financeiros para a elaboração é, inegavelmente, importante. Com um orçamento limitado, suas campanhas serão restringidas tanto em relação ao tempo como no volume e distribuição de palavra-chave. Ou seja, seus anúncios não participarão a todo momento dos leilões ou seu custo por clique deverá ser reduzido para aparecer mais vezes, possivelmente em uma posição pior, ao longo do dia.

cpc real

Por outro lado, o orçamento das campanhas não é o único fator define quem se posicionará melhor. Assim como o leilão, o ranqueamento dos anúncios também depende do índice de qualidade. Composto por variáveis, controláveis ou não, o IQ é um dos fatores responsáveis por classificar melhor o anúncio através de um CPC (custo por clique) menor.

Além dele, temos os bids ou lances. Mensurar os resultados durante o período que uma ação está em vigor otimiza muito o seu investimento. A estratégia de lances, a qual vamos dar maior ênfase a partir de agora, é a grande responsável por redirecionar esforços na campanha e, consequentemente, tornar-se mais competitivo diante de orçamentos maiores.

Como o ajuste de lances otimiza suas campanhas?

Nem sempre você ou seu cliente possui a possibilidade de reajustar o seu orçamento para impulsionar as vendas. No entanto, o que pode e deve-se fazer é reajustar os bids conforme os resultados surjam. Isto é, redirecionar os esforços para palavras-chave, canais ou públicos que tendem a converter mais. Veja adiante os lances que podem ser alterados manualmente para aproveitar o melhor do seu investimento.

Ajuste por segmentação

A plataforma do Google Ads oferece uma série de informações sobre o seu público, entendê-las pode ser o começo de uma maior assertividade em suas campanhas. Entre as estatísticas geográficas, demográficas ou comportamentais, provavelmente existirão padrões que ajudaram a definir, exatamente quem é sua persona.  Entretanto, em alguns casos você deve ir além do indicador numérico de conversões. Uma palavra que gera muitos leads, não necessariamente se converte em vendas. Trace uma correlação entre o seu CRM, ou seja, vendas efetivas versus as conversões e palavras-chaves de origem.

Ajuste por data e horário        

Seguindo a mesma linha de raciocínio do tópico anterior selecionar dias da semana e horários para colocar seus anúncios no ar evita que você tenha perda de dinheiro. Por exemplo, uma vez que a performance é baixa fora do horário comercial, não pause a ação no restante do dia gerará custos desnecessário por visitantes com menos chances de converter.

Ajuste por palavra-chave

A estratégia de alteração dos custos por clique possui uma lógica um pouco diferente das demais. Aqui, além de analisar quais palavras convertem mais é necessário observar qual o custo por conversão médio e a concorrência de cada uma delas.

Excluir palavras que não convertem de seu grupo de anúncios é o primeiro passo para alocar corretamente os lances de CPC. Também é importante considerar que o CTR (taxa de cliques) sempre é maior entre os anúncios que se encontram no topo da primeira página. Encontrar palavras que conquistem essas posições dará uma boa vantagem sobre seus concorrentes. Mas como fazer isso com pouco investimento?

Empresas com o investimento elevado conseguem se estabelecer nas primeiras colocações em palavras chave que possuem bom volume de buscas e vendas. Consequentemente, ela torna-se concorrida e mais cara. Porém, mesmo apresentando uma boa taxa de conversão ela não é rentável para anunciantes com limitações na verba. Empregá-la em sua campanha pode esgotar o seu orçamento diário rapidamente. Portanto, buscar investir em palavras-chave que convertem, mas com um menor volume de busca se apresenta como a estratégia ideal.

Considere a correlação a seguir e faça um mapa competitivo de suas palavras de acordo com a concorrência e volume.

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Palavras com alto volume e alta concorrência podem esgotar seu orçamento se não tiverem os bids bem ajustados. Nem sempre a primeira posição é a que trará, proporcionalmente, o melhor retorno, especialmente se seu orçamento geral for limitado.

Faça a análise em todos os níveis

Não deixe nunca de monitorar o desempenho no Google Ads, a partir da observação do comportamento do usuário e da performance de cada situação, dessa forma será possível gastar todo o orçamento previsto da maneira mais assertiva possível.

Pesquisar palavras-chave de cauda longa e definir novos públicos, para analisar o desempenho deles, são sugestões que devem ser postas em prática periodicamente. Mas, além dos recursos manuais você também pode utilizar a inteligência artificial do Google a fim de permitir ajustes automáticos conforme o desempenho. Veja mais em nosso artigo explicando qual a melhor estratégia de lance a ser utilizada.

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