Os aplicativos essenciais para empreendedores digitais

O empreendedorismo digital está aumentando e isso não só gera um crescimento visível no número de espaços de comércio eletrônicos, como faz com que se assista ao aumento da saturação dos mercados, gerando uma maior concorrência. Conseguir visibilidade  entre as marcas concorrentes nem sempre é simples. Entretanto, alguns aplicativos podem ajudar o empreendedor e garantir seu sucesso. Conheça, a seguir, os aplicativos essenciais para empreendedores digitais.

O meio laboral no Brasil, mesmo antes do Covid-19 alterar as dinâmicas de todos e fazer com que muitas pessoas começassem a trabalhar em regime de Home Office, fez com que vários brasileiros procurassem alternativas e acabassem por apostar no empreendedorismo digital.


A mais comum, entre as escolhas destes empreendedores, é a integração no setorde varejo online, com a criação de lojas digitais dos mais diversos tipos.Embora seja mais simples do que nunca criar estes espaços, no entanto, seria umerro olharmos para as facilidades como se estas se tratassem de formas rápidase eficazes de fazer dinheiro sem esforço.


A tendência crescente para o aumento no número de espaços comerciais online, revelaque é, e continuará sendo um meio de difícil permeabilidade, onde atingir ocliente é cada vez mais complexo e cativá-lo a ponto de fidelizá-lo é cada vezmais raro.


Neste momento, algumas alternativas, como o Oberlo e o seu método deDropshipping podem ser fortes ajudas no processo. Mas não nos enganemos: vocêcontinuará a precisar dedicar muito tempo e muito trabalho para que, no final,o sucesso que deseja alcançar seja real.


Além dos métodos que podem facilitar a gestão logística, como os que referimos,vários aplicativos têm tentado, também, garantir uma experiência de trabalhomais simples para quem se lança na aventura do trabalho por conta própria emlojas digitais.


Nesse meio, você pode encontrar diversos aplicativos e ferramentas que podemajudá-lo a criar e a gerir todos os aspectos do seu espaço de varejo online.


Conheça os tipos de aplicativo mais importantes para você ter no seu celular seestá pensando abrir – ou abriu recentemente – uma loja digital.

1. Aplicativos de criação da marca

Quando você cria sua empresa o primeiro passo a dar é, semdúvida, criar uma marca. Para que uma marca seja criada, você deve dar-lhe umaidentidade, que se traduz na criação de um nome, de um logotipo e de um sloganpara a mesma, que a distinga, a identifique e a torne única e reconhecível noolhar do consumidor.


Alguns geradores desse tipo de traço identitário fazem com que a sua empresaconsiga atingir os consumidores e atrair seu interesse.

2. Aplicativos de armazenamento

Se você é um empreendedor digital, vai precisar de garantirque tem sempre à mão todos os documentos que necessita. Não existe melhor formade fazer isso do que através dos aplicativos de armazenamento, quelhe permitem alojar todos os documentos fundamentais na cloud.


Aplicativos como a Dropbox permitem que, até uma determinada capacidade, você possautilizar de forma gratuita, para ter permanentemente nas suas mãos osdocumentos que possa necessitar.

3. Aplicativos de chat e conversação

Para que você tenha sucesso no empreendedorismo digital,terá de garantir que presta atenção nos seus clientes e em suas necessidades.Assim, é muito importante que tenha consigo aplicativos de chat e conversaçãoque possa usar no contato com os consumidores.


O aplicativo do WhatsApp Business é um bom exemplo disso, sendo que, além depermitir esse contato, mediante conversação, pode ainda explorar outras opções,como a análise de dados e estatísticas de contato.

4. Aplicativos de memorando

Você, provavelmente, não conseguirá memorizar tudo aquiloque tem para fazer e, por isso, aplicativos com notas e lembretes sãoimportantes. Um bom exemplo é o Evernote, sendo que, nesse, podem até serincluídos links ou ficheiros de áudio e imagem.

5. Aplicativos de networking

O Networking é uma forma de trabalho cada vez mais comum entre startups,já que permite o crescimento de várias empresas, de setores distintos, mas, comos mesmos intereses. Além disso é comum observar um regime de interajuda,melhorando o posicionamento de todas as marcas envolvidas.


Nesse leque, encontramos aplicativos como o MeetUp, um espaço onde você podeencontrar outras empresas, com os mesmos intereses, para o desenvolvimento deparcerias.

6. Aplicativos de gestão econômica

Todaempresa precisa ter um bom controle sobre suas finanças para funcionar, e umaempresa digital não é exceção. Para você ter sucesso é muito importante mediros custos, os lucros e os prejuízos potenciais de sua loja online.


Um bom exemplo de um aplicativo que pode ajudar no processo é o Expensify. Esteaplicativo permitirá, inclusive, que você vincule seus cartões de crédito aoapp, para que todas as transações sejam consideradas de forma automática.