Como otimizar sua campanha de Facebook Ads?

otimizar sua campanha de Facebook Ads

Com o passar do tempo, as redes sociais tornaram-se as plataformas online com o maior número de usuários no mundo. Esse enorme público gera imensas oportunidades de negócios, fazendo com que o marketing nas mídias sociais se torne comum e desejável. Logo, otimizar sua campanha de Facebook Ads significa melhorar a imagem da sua marca diante do mercado.

Quando falamos em redes sociais, a primeira que vem à mente é o Facebook. Essa rede conquistou uma imensa importância no mundo da propaganda. Consequentemente, hoje a ferramenta de anúncio, Facebook para empresas, está sempre presente nas estratégias de grandes e pequenos empresários.

Dado este cenário, nesse artigo iremos abordar todas as dicas para você poder otimizar suas ações e obter melhores resultados nas suas campanhas de Facebook Ads.

Acompanhe o Público

O ato de “seguir” no Facebook é uma das mais interessantes funções da rede social. Um usuário pode seguir seus amigos, ídolos musicais, artísticos, figuras públicas, políticas e até mesmo empresas.

Isso significa que essas pessoas estarão sempre ligadas em seus alvos de interesse, formadores de opinião e influenciadores digitais. Mas, quando você assume o papel de anunciante no Facebook Ads, você pode fazer o mesmo, porém no caminho inverso. Ou seja, passar a acompanhar as atividades dos usuários.

A ferramenta de análise de público do Facebook mostra dados importantes sobre a sua persona. Entre eles, a média de idade, localização e horários em que essas pessoas ficam online.

Portanto, antes de começar a otimizar sua campanha de Facebook Ads, usar essa ferramenta para acompanhar o seu público é a melhor maneira de adaptar o seu conteúdo para aquilo que seu alvo espera.

Então, o Facebook Ads lhe ajuda a encontrar pessoas com características semelhantes às do perfil do seu consumidor. Isso vai ajudar muito na interação, afinal você vai passar uma comunicação assertiva, visto que os usuários atingidos possuem particularidades semelhantes.

Defina Segmentos

Pela quantidade de usuários, bem como a influência proporcionada pelo Facebook, divulgar nessa rede social sem filtrar seu público é um grande desperdício de investimento. Uma vez que você atinge pessoas que não possuem interesse na sua marca, você está gastando seu orçamento sem efetividade.

Portanto, quando for criar ações nas mídias sociais, a melhor maneira de otimizar a sua campanha de Facebook Ads e gerar muitas conversões é segmentando o público. Você precisa definir sua persona e dividir a audiência pensando em atingir usuários com as características definidas. Assim, a fatia do público que for selecionada vai servir de base para veicular o seu anúncio.

segmentacao facebook ads

O Facebook Ads pode ser bastante efetivo em encontrar pessoas com características semelhantes em relação ao seu público. No entanto, a linguagem e a mensagem da sua campanha também vai definir se parte dos prospects realmente vão ser estimulados a converter.

Você pode, por exemplo, otimizar sua campanha de Facebook Ads segmentando-a em 3 perfis. O primeiro, o qual receberá a mensagem para clientes fiéis. O segundo refere-se a um público menos explorado, mas que é um potencial consumidor. E o último, que será atingido por uma campanha geral voltada para divulgação da marca.

Reforce a mensagem

Ferramentas como o PIXEL DO FACEBOOK são essências para passar uma mensagem que atinja o consumidor desejado. Essa tecnologia, disponibilizada pela própria plataforma para anunciantes, funciona fazendo a análise do comportamento dos usuários que navegam pelo seu site.

A ideia é instalar um código do Facebook no seu site e rastrear pessoas que pesquisam por produtos ou serviços dentro dele. Mesmo que essa pessoa não finalize a compra, o Facebook ajuda a direcionar a comunicação, pois você saberá exatamente o tipo de pesquisa que ela realizou.

pixel do facebook ads

O uso dessa ferramenta é uma maneira de reforçar a mensagem. A partir do momento que você tem acesso aos movimentos dos clientes em seu site, consequentemente também terá mais informações para veicular anúncios de forma mais efetiva.

Ou seja, você terá em suas mãos, por exemplo, clientes que optam por determinado produto. Assim é possível criar anúncios com mensagens específicas para eles.

Observe os caminhos de conversão

Neste tópico trataremos novamente de uma função do Pixel do Facebook – a análise do caminho percorrido pelo consumidor até a aquisição do produto ou serviço que, por sua vez, é ideal para o entendimento da performance.

Com esses dados, é possível saber exatamente quais os anúncios da sua campanha de Facebook Ads que geram maior apelo ao público. Consequentemente conhecerá também quais as propagandas que precisam de melhorias.

Em termos de anúncios online essa é uma informação que permite você mudar sua campanha sem a necessidade de trabalho excessivo. Com isso em mãos você pode atender melhor as preferências do seu público e até preencher lacunas na comunicação. Abordar os usuários que abandonaram o carrinho com uma nova mensagem, por exemplo, é uma das formas de lidar com esses dados.

Aposte no mobile

Maior parte do tráfego das redes sociais acontece via aparelhos móveis. Em vista disso, as aquisições através dos smartphones vêm aumentando, mesmo que as compras finalizadas pelo Desktop ainda sejam mais comuns.

E, como já poderíamos esperar, as campanhas de Facebook Ads podem ser veiculadas tanto para o desktop como no aplicativo das versões mobile. Portanto, seguindo a tendência do mercado consumidor de utilizar cada vez mais os celulares para transações, não deixe de anunciar para os aparelhos móveis.

Além de aumentar as suas conversões anunciando no aplicativo, veicular sua propaganda pode ser o primeiro passo para iniciar uma comunicação com o consumidor. Melhor dizendo, é possível fazer campanhas de remarketing caso o consumidor veja o anúncio no celular, mas prefira adquirir o produto ou serviço via desktop. Aprenda a criar as melhores campanhas de remarketing para Facebook Ads aqui.

Não se esqueça que anunciar em plataformas diferentes exige atenção a detalhes. O tamanho das imagens e as qualidades de vídeo poderão fazer toda a diferença. Então, quando estiver criando a sua campanha, tenha certeza de organizar a parte criativa, adequando o tamanho à variedade de telas.

Defina um orçamento estratégico

Ao definir um orçamento você deve ir diretamente à plataforma do Facebook Ads e verificar os custos. É importante que você construa suas campanhas aproveitando o máximo das datas de destaque do mercado, como é o caso da Black friday ou da Cyber Monday.

Defina o seu orçamento de modo que você mantenha suas campanhas ativas em todos os períodos do ano. Assim você consegue incentivar um relacionamento mais duradouro com seus clientes e sua marca não cai no esquecimento.

Elaborar uma estratégia de orçamento para a campanha do Facebook Ads, significa aproveitar ao máximo as oportunidades. Utilize os períodos sazonais para atrair uma boa parcela de clientes e aproveite a baixa temporada para manter sua reputação e aumentar o alcance aos poucos. Essas são estratégias ideais para uma empresa que quer vender o ano todo.

Faça testes criativos

Ao criar seu anúncio na campanha de Facebook Ads é necessário ter a disposição diferentes formatos de mídias para utilizar. Isto é, para aumentar os resultados da sua ação realize testes com a ferramenta. Desse modo você terá uma ideia mais clara sobre quais são as preferências dos seus consumidores.

Você pode utilizar imagens, vídeos, links para observar qual formato de post possui melhor desempenho nas suas campanhas. No entanto, além do impacto visual, você também deve realizar testes para saber como o usuário lida com cada linguagem ou CTA (chamada para a ação).

Teste quantas vezes precisar e use a plataforma para anunciantes do Facebook Ads para analisar os resultados. Com isso você poderá ter a liberdade de garantir que cada nova campanha será melhor sucedida do que a anterior.

formatos facebook ads

Mantenha o catálogo organizado

Poucas pessoas sabem, mas o Facebook Ads permite que você importe todo o seu catálogo de produtos, na própria ferramenta.

Por exemplo, você pode usar os dados dos produtos do seu catálogo para criar anúncios dinâmicos. Nesse tipo de campanha o cliente irá ver as imagens dos seus produtos e analisará dados como preço e disponibilidade.

O Facebook Ads ainda pode disponibilizar a URL dos seus produtos para que você leve o cliente direto até a sua página de vendas. Isso é uma excelente forma do cliente, mesmo clicando em apenas um link, ver vários dos seus produtos relacionados em seu site.


Divulgue a coleção de produtos

O conceito de coleção é altamente atraente, as pessoas adoram clicar e visualizar produtos que se relacionam entre si, como uma vitrine. E, por isso, o Facebook Ads possui um tipo específico de anúncio aplicando esse método.

Quando você deseja criar uma campanha com produtos que podem ser vendidos em conjunto ou que se reforçam mutuamente, criar um anúncio de coleção poder vir a ser uma excelente forma de atrair a atenção do público.

coleçao produtos facebook ads

O carregamento é rápido, principalmente dentro do aplicativo do Facebook. E, com ele, você pode criar vários posts com diferentes coleções ou até modificar as formas de apresentar o visual criativo do seu anúncio para diversos públicos.


Fique de olho na concorrência

Por melhor que você seja em criar e otimizar sua campanha de Facebook Ads, e por maiores que sejam os seus resultados, não sinta que você não tem mais nada a aprender.

A análise da concorrência nunca deve ser deixada de lado. Observar outros anúncios e a interação de outros players com o público pode promover ótimos insights para as suas ações. E, mesmo que o seu desempenho seja bem melhor que dos adversários, ficar de olho na concorrência pode significar identificar deslizes que nunca podem ser cometidos.

Ou seja, observando a forma como seus concorrentes trabalham as mesmas ferramentas, você perceberá, antes de mais nada, quais são as falhas mais usuais. E, ao analisar como poderia elas poderiam ter sido corrigidas, você terá mais assertividade em suas próximas campanhas.


Permita-se mudar

Em algumas situações, ao utilizar o Facebook Ads, você pode notar mudanças radicais no comportamento do público. Pessoas, com características específicas, que costumavam gerar resultados passam a converter menos diante das suas ações. Isso, apesar de comum, torna-se assustador para o anunciante.

De um momento para o outro seu público, que você julgava conhecer e era o responsável pelas maiores taxas de conversão, mudou completamente. Ficar perdido sem saber como se comunicar com a sua audiência adquirida acontece, mas não tenha medo.

Nesses casos a plataforma Facebook Ads novamente pode ajudar fornecendo informações de segmentação. Portanto, é hora de voltar a analisar os dados e o comportamento do seu consumidor. Alterar a forma como se comunica ou, em algumas situações, definir outra persona é o caminho para voltar a obter uma melhor performance.

Entenda que a única objeção que impede você de buscar melhores resultados é o medo de mudar. Então saiba que as plataformas online exigem mudanças e, na era digital, isso faz parte integral do seu negócio.

Comece a otimizar sua campanha de Facebook Ads

Ao longo do artigo abordamos algumas funções e práticas no Facebook Ads para você usufruir dos anúncios de maneira muito mais eficaz.

Queremos que você domine essa plataforma completamente e aproveite o melhor do seu orçamento. Mas, para isso, pratique as dicas que você acabou de aprender e passe a otimizar sua campanha de Facebook Ads, a fim de que ela torne-se um momento de virada para você e seu negócio!

Deixe um comentário

  Inscreva-se  
Notificação