Por que o Flutter tornou-se uma das mais promissoras apostas do Google

Flutter tornou-se uma das ferramentas de desenvolvimento mais populares para aplicativos móveis em todo o mundo. Além de ser multiplataforma e de código aberto, fornece aos desenvolvedores uma maneira fácil de implantar aplicativos móveis visualmente atraentes e rápidos para Android e iOS.

Do ponto de vista de um proprietário de aplicativo, a vantagem decisiva entre códigos nativos e híbridos é acelerar o processo de desenvolvimento, reduzindo o custo de produção.

Com o desenvolvimento Híbrido é possível alcançar ótimos resultados para uma infinidade de aplicações.

Hot Reload

Um recurso interessante no Flutter, que acelera o desenvolvimento é o Hot Reload. Este permite que seja renderizado “widgets” específicos do APP, ou seja, no processo de desenvolvimento, não é necessário esperar uma nova compilação para ver o resultado na tela. É possível testar partes isoladas do aplicativo.

Dado o alto desempenho do Flutter no iOS e Android, a tecnologia é uma excelente opção em relação do React Native.

Com uma documentação farta, personalizar os aplicativos tornou-se muito fácil com o Flutter.

Embora o desenvolvimento móvel híbrido (com outros Frameworks como Ionic) permita que os desenvolvedores web aproveitem seus conhecimento para desenvolver aplicativos móveis multiplataforma, a aparência, a sensação e o desempenho desses tipos de aplicativos são muitas vezes carentes. Considere o fato de tecnologias como IONIC e até mesmo o React, não utilizarem um processo de compilação nativa, mas WebViews (como no caso do IONIC). Com isso ao APP na verdade é interpretado como uma página WEB, no final das contas.

Flutter traz a possibilidade de customizar widgets para IOS ou Android. É possível utilizar seus próprios elementos de design ou elementos particulares de cada sistema. Ou seja, há muito mais controle sobre as possibilidades de design. Talvez por essa razão, empresas como Nubank e Alibaba já estejam utilizando essa tecnologia.

O Google não afirma publicamente, mas nas entrelinhas fica sub entendido que seria muito interessante se o Flutter substituísse o Android. O novo sistema operacional do Google, de nominado “Fuchsia” irá combinar tecnologias do Android, Chrome e Flutter.

Embora o Flutter ainda seja relativamente novo, visivelmente é uma grande aposta do Google e já tem ganhado bastante destaque na comunidade de desenvolvedores.

Para saber mais: https://flutter.dev/docs

Plataforma Rotamáxima PS

Ofereça seus serviços e receba pela plataforma.
Contrate o profissional ideal para o seu projeto