Psicologia das cores: Você sabe utilizar o poder das cores?

psicologia das cores

A psicologia das cores estuda qual o impacto de cada cor em nosso cérebro. Esse conceito mostra que cada cor tem um diferente significado e, portanto, causa diferentes emoções entre as pessoas.

Assim, compreender as possíveis interpretações de cada uma das cores pode trazer um impacto enorme na comunicação. No marketing, transmitir emoção pode ser um fator decisivo para estimular um cliente à compra.

Veja algumas informações sobre a influência das cores:

  • 92,6% dos consumidores consideram o apelo visual o fator mais importante na hora da compra;
  • 92% acreditam que as cores proporcionam mais qualidade às imagens;
  • 81% acreditam que as cores podem proporcionar alguma vantagem competitiva;
  • Além disso, as cores facilitam a leitura e compreensão de textos em mais de 70%.

Então, conhecendo esses dados, empresas de todos os portes fazem o “rebranding” periódico, alterando a identidade visual e utilizando cada vez mais aspectos visuais, como infográficos, a fim atrair e vender mais para o seu público.

Ficou interessado e quer saber mais sobre a psicologia das cores? Leia o nosso artigo e crie imagens de impacto.

Teoria das cores

Não há como trazer um artigo sobre o poder das cores no marketing, sem trazer alguns conceitos básicos a respeito do tema. Isso porque para encontrar a combinação perfeita de cores, é preciso conhecer uma ferramenta essencial: o círculo cromático.

circulo cromatico

O círculo cromático é simples, porém é utilizado por todos os níveis de designers e criadores de conteúdo que buscam dar harmonia em suas imagens. Ele é composto por doze cores, dividas entre primárias, secundárias e terciárias:

  • Primárias: Amarelo, Vermelho e Azul.  São cores puras, portanto, são as únicas não resultantes de combinações.
  • Secundárias: Laranja, Verde e Roxo. São cores resultantes de combinações primárias.
  • Terciárias: vermelho arroxeado, vermelho alaranjado, amarelo esverdeado, amarelo alaranjado, azul esverdeado e azul arroxeado. Essas são em maior número, pois são combinações entre uma cor primária e outra secundária.

Além disso, cada uma das 12 cores, possui uma infinidade de variações devido ao nível de saturação. Quanto mais saturada uma cor, menos pura ela é, isso porque já sofreu mais combinações. Veja um exemplo para a cor verde:

Você pode ver na imagem acima que quanto maior o nível de saturação do verde, mais vibrante e intenso ele é. Consequentemente, cores de menor saturação transmitem mais sutileza e menos emoção.

Por último, o círculo cromático ainda divide as cores em duas categorias: frias e quentes. Enquanto as cores quentes passam mais extroversão e tem o efeito de aumentar a superfície colorida, as frias são mais discretas, logo chamam menos atenção.

  • Cores frias: Azul, verde, roxo, azul esverdeado, azul arroxeado e amarelo esverdeado.
  • Cores quentes: Amarelo, vermelho, laranja, vermelho arroxeado, vermelho alaranjado e amarelo alaranjado.

Como usar o círculo cromático?

Agora que já conhece a composição do círculo cromático, você vai precisar aprender a utilizá-lo. Existem seis tipos de combinação para você levar em consideração:

  • Combinações monocromáticas: A combinação monocromática consiste em utilizar apenas uma cor ou variantes dela.
  • Combinações análogas: Com esta combinação, você une cores que estão próximas no círculo que, portanto, se assemelham em seus tons.
  • Combinações complementares: Diferentemente da anterior, esta utiliza cores que estão em lados opostos, proporcionando contraste.
  • Combinação em fenda: Esta combinação une uma cor às duas análogas ao seu complemento. Ela também promove contraste, porém menos que as combinações complementares.
  • Combinações em três cores: A combinação em tríade liga três cores equidistantes no círculo. As cores primárias e as secundárias são exemplos de tríades.
  • Combinações em quatro cores: Por último, a combinação em quatro cores une dois pares de cores complementares.
combinações circulo cromatico

Como utilizar a psicologia das cores em sua comunicação visual?

Até aqui, você já conheceu as combinações de cores mais utilizadas por profissionais de marketing e design. Contudo, se você quer aumentar seus resultados, levar esses conceitos além da teoria é fundamental.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão ajudar você a criar infográficos, banners e artes de alta performance. Mas, antes de pular para elas, separamos um teste para você entender melhor a dinâmica das cores dentro da comunicação:

Quanto tempo demora para você achar a figura diferente?

E agora?

E nesse último?

Em todas as três situações não há grandes dificuldades em achar o elemento diferente. O primeiro, talvez o mais difícil, demoramos um pouco mais para encontrar o hexágono em meio aos círculos. No segundo, logo de cara podemos identificar o círculo maior. Porém, no terceiro, não precisamos fazer nenhum esforço para encontrar a figura em destaque.

A explicação para isso é a saliência. Se você analisar bem ela está presente em todas as três situações, por isso o teste é tão fácil. Mesmo assim, quando a imagem apresenta alguma cor diferente, essa diferenciação torna-se ainda mais evidente.

Como podemos ver as cores realmente são muito poderosas. Elas criam contraste, agrupam elementos e, portanto, são utilizadas por profissionais de marketing para direcionar e reter a atenção do público consumidor.

Quer saber como fazer isso na prática? Não perca nenhuma das nossas dicas e melhore a comunicação da sua empresa através das cores.

Utilize cores para destacar uma composição preto e branco

Ao veicular um anúncio, escrever um artigo ou criar uma postagem nas redes sociais, temos pouco tempo para atrair a atenção do consumidor. Portanto a primeira dica tem como propósito ajudar você a direcionar a atenção do consumidor.

Veja, no exemplo abaixo, o infográfico “Por que criar uma loja virtual”, em preto e branco.

infografico preto e branco

Nele você pode ver que, apesar dos tons mais escuros se destacarem mais em relação aos mais claros, não há nenhum grande impacto visual. No entanto agora analise a mesma imagem com duas cores adicionadas às estatísticas.

infografico e-commerce

Com uma simples inclusão de duas tonalidades de verde no tópico “crescimento do e-commerce”, conseguimos dar relevância aos números e, assim, levar o leitor diretamente a esse trecho.

Portanto adicionando cores em uma composição preto e branco, sua chance de capturar a atenção do seu público aumenta consideravelmente. Todavia, nem todas as situações são tão simples de serem solucionadas, confira agora alguns casos mais detalhados.

Utilize o preto e branco em imagens monocromáticas

Composições monocromáticas, com apenas uma cor ou variantes dela, são ótimas soluções para quem não quer ter trabalho de testar combinações. Elas são mais simples de fazer e proporcionam muita coesão visual.

Contudo ao criar uma arte através de composições monocromáticas é preciso atentar-se a um detalhe: a falta de contraste.

Veja o exemplo da imagem abaixo. O título em branco e as informações detalhadas em preto, somado aos diferentes tamanhos de fonte, são os grandes responsáveis por entregar um conteúdo eficiente ao usuário.

infografico monocromatico

Então, em contraponto ao último tópico, no qual utilizamos a cor para dar destaque à imagem. Neste infográfico o preto e branco são responsáveis por “quebrar” a composição monocromática, a fim de salientar as informações relevantes.

Utilize uma cor complementar para destacar uma informação relevante

Ao contrário das cores monocromáticas, as cores complementares dão contraste às suas imagens. Portanto, quando utilizadas em pequenas quantidades, elas proporcionam um aspecto visual extremamente agradável.

infografico complementares

Esta timeline sobre a criação das redes sociais é um ótimo exemplo para entender o poder dessas combinações. Nela, estão presentes duas cores complementares, o vermelho alaranjado e o azul esverdeado, para ressaltar o período de fundação e a respectiva rede social.

Aqui, o segredo para fazer boas combinações é escolher duas cores complementares adequadas ao template, mas sempre sendo cuidadoso na quantidade de vezes que esse contraste aparece em sua imagem.

Além disso, podemos afirmar que a qualidade também é determinada pelo posicionamento das cores quentes e frias. Isso porque as quentes, ao invés das frias, dão mais sensação de saliência em uma imagem.

Nesse caso a cor quente (vermelho alaranjado) mostra que as datas são mais relevantes que o nome das redes sociais, que por sua vez já estão representadas no logotipo.

Use diferentes cores para agrupar elementos

Até aqui nossas dicas estavam voltadas a captar a atenção do usuário. Porém a partir de agora mostraremos que elas também podem ajudar a reter o visitante em seu site.

Nós podemos usar cores para categorizar criar grupos e mostrar diferentes elementos. Para explicar melhor, no infográfico “O poder das cores”, observe que as próprias cores secundárias são utilizadas quando mencionadas.

o poder das cores

Mas nesse caso não havia outra forma de fazê-lo, pois o conteúdo se refere às próprias cores. Então analise a pesquisa sobre as melhores maneiras de persuadir homens e mulheres a comprarem em sua loja virtual. Toda vez que a imagem traz uma preferência do sexo masculino é utilizado a cor azul, já do feminino é identificado de violeta.

Essa técnica pode ser utilizada em inúmeras situações. Então, independentemente se a informação tem relação com a cor utilizada, essas combinações vão passar a percepção de agrupamento. Veja um último exemplo em uma definição de buyer persona:

infografico persona

Utilize combinações monocromáticas ou análogas para indicar progressão

Na dica acima é importante saber que as combinações em tríade e de quatro cores são ideais para identificar itens de mesma relevância dentro da imagem, mas as cores análogas (azul e violeta) representam informações relacionadas (gênero).

Já as combinações monocromáticas, com variações de saturação, raramente são utilizadas em agrupamentos como esses. Tonalidades mais fortes dão a impressão de maior quantidade, comparado às mais fracas, portanto são utilizados para a diferenciação de informações.

É natural nesse exemplo, mesmo que não fosse orientado por estatísticas, perceber que o gráfico à esquerda, representado em duas tonalidades da cor vermelha, traz uma progressão decrescente.

A psicologia das cores e o significado de cada cor

Além de saber como usar as cores a fim de impactar o seu público, também é preciso conhecer quais você irá utilizar. Para tanto, a psicologia das cores estuda o significado e, portanto, a emoção que costuma ser causada por cada uma.

marcas pela cor

Significado da cor amarela

O amarelo é uma cor forte e costuma chamar a atenção de quem a vê. Essa cor, comparada ao sol, também remete à luz e calor. Além disso, estudiosos da psicologia das cores também acreditam que o amarelo estimula a fome.

Quando precisamos chamar a atenção, advertir ou transmitir alegria utilizamos o amarelo. Em placas de trânsito, em jogos infantis e nas chamadas para ação essa cor é essencial. As marcas, como Mcdonalds e Burger King, também a utilizam para estimular o consumo.

Sensações promovidas pelo amarelo: Advertência, alegria, juventude, fome e calor.

Marcas de sucesso: Shell, Chevrolet, McDonald’s, Goodyear e Post-it.

Significado da cor vermelha

A cor vermelha é uma das cores de mais destaque na psicologia das cores. Ela pode representar emoções completamente distintas, como amor e raiva. De acordo com a psicologia das cores essa cor ainda promove excitação e, assim como o amarelo, fome.

Responsável por promover excitação, o vermelho costuma ser utilizado para levar às pessoas a uma ação. E, assim como o amarelo, essa cor é utilizada em CTAs, embalagens e ações de fast food já que estimulam consumidores impulsivos.

Sensações promovidas pelo vermelho: Extroversão, amor, ansiedade, intensidade e velocidade.

Marcas de sucesso: Netflix, Santander, ESPN, Coca-Cola e Nintendo.

Significado da cor verde

Diretamente conectado à natureza, o verde é uma cor que leva tranquilidade, harmonia e sensação de leveza ao ambiente. Essa cor também está relacionada à esperança e, por todas essas características, é frequentemente utilizada para remeter saúde.

Você pode ver frequentemente o verde em ONGs que cuidam da natureza, marcas que buscam passar sustentabilidade, hospitais, marcas da área da saúde e, na internet, costuma essa cor costuma ser utilizado em blogs sobre finanças.

Sensações promovidas pelo verde: Riqueza, saúde, equilíbrio, natureza e esperança.

Marcas de sucesso: Starbucks, Subway, Animal Planet, Heineken e Tic-Tac.

Significado da cor rosa

O rosa em sua tonalidade mais clara transmite tranquilidade e inocência, logo remete à infância. Contudo o rosa mais escuro transmite paixão e sedução. Essa cor, desde a moda reformista, tornou-se essencialmente feminina, assim é utilizada para representar esse gênero.

Por esses motivos citados, o rosa está muito presente em artigos infantis femininos. Já para o público adulto, em sua tonalidade mais escura, essa cor está presente na moda e cosméticos.

Sensações promovidas pelo rosa: Tranquilidade, maciez, infância, paixão e inocência.

Marcas de sucesso: Barbie, Hello Kitty, Marisa, Pantera Cor de Rosa e Victoria’s Secret.

Significado da cor laranja

O laranja é uma cor secundária que possui muitas características em comum com o vermelho e o amarelo. O laranja é uma cor alegre, que transmite energia ao público, estimula a criatividade, contudo é menos impactante que suas cores primárias.

No mundo do marketing o laranja passa ideias de criatividade e confiança. Todavia essa cor também é utilizada para representar jovialidade e recreação. Entre as marcas famosas você pode encontrar muitos logotipos que somam o laranja ao azul (cores complementares).

Sensações promovidas pelo laranja: Estimulante, entretenimento, alegria, confiança e sabedoria.

Marcas de sucesso: Fanta, Orange, Harley Davidson, JBL e Amazon.

Significado da cor azul

O azul, de acordo com a psicologia das cores, é unanimidade entre os gêneros masculino e feminino. Quando aparece em tom mais claro ele transmite sensação de leveza e tranquilidade. Já o azul mais escuro é utilizado para demonstrar segurança e poder.

A cor azul é utilizada principalmente por empresas que querem passar credibilidade e confiança em seus produtos. O azul está bem presente no setor de tecnologia, porém também aparece forte em marcas de água, por exemplo.

Sensações promovidas pelo azul: Confiança, força, poder, tranquilidade e frio.

Marcas de sucesso: HP, Samsung, Intel, Walmart e Linkedin.

Significado da cor roxa

Segundo a psicologia das cores, o roxo ou violeta está diretamente relacionado à antiguidade, quando apenas nobres, bispos e família real podiam utilizar vestimentas dessa cor. Portanto, o roxo transmite poder, sabedoria e respeito, todavia também pode transmitir ideia de criatividade.

O violeta é uma ótima maneira de buscar diferenciação entre seus concorrentes. Além disso, essa cor também está presente em marcas que querem transmitir luxo e beleza, principalmente ao público feminino.

Sensações promovidas pelo violeta: Calma, extravagância, luxo, poder e sabedoria.

Marcas de sucesso: Yahoo, Fedex, Milka, Vivo e Whiskas.

Significado da cor marrom

Por transmitir elegância, atualmente o marrom é uma das cores da moda. Contudo essa cor também está diretamente relacionada à competência e à natureza.

O marrom também é a cor da madeira e da terra, logo é utilizada em marcas e empresas que cuida de móveis, arquitetura rústica. Além disso, junto ao verde, essa cor está presente em projeto ecológicos e marcas de alimentos orgânicos.

Sensações promovidas pelo marrom: Natureza, rústico, aromas, conforto e elegância.

Marcas de sucesso: Pilão, Cacau Show, M&Ms, Nespresso e Mãe Terra.

Significado da cor preta

O preto é a mais elegante das cores, ela remete à sofisticação, modernidade e luxo. Além disso, essa cor também pode ser comparada a uma situação de medo ou curiosidade.

Devido à sua neutralidade, em fundos claros, o preto é mais utilizado em tipografias. Campanhas de moda e de luxo reforçam o design minimalista através dessa cor.

Sensações promovidas pelo preto: Mal, elegância, credibilidade, sofisticação e mistério.

Marcas de sucesso: Nike, Adidas, Chanel, L’Oréal Paris e MTV.

Significado da cor branca

Entre todas as cores, a branca é a mais pura. Portanto ela remete à claridade, pureza, paz e também à elegância. Além disso, uma superfície branca tem o poder de destacar qualquer outra cor.

Assim como o preto, o branco também reforça estilos minimalistas. Além disso, essa cor é utilizada para transmitir higiene. Já nas marcas ela leva luminosidade aos templates principalmente através da tipografia.

Sensações promovidas pelo branco: Simplicidade, pureza, harmonia, leveza e ordem.

Marcas de sucesso: Facebook, Nickelodeon, GE e Mastercard.

Significado da cor cinza

O cinza é resultante da soma do preto com branco e, portanto, é a última das cores neutras. Assim como o branco, ele também ajuda a ressaltar outras cores. Mas, analisado isoladamente, essa é uma cor agradável que passa modernidade e profissionalismo ao público.

Você pode encontrar o cinza com papel complementar a outras cores ou em tipografia. Todavia, entre as empresas, essa cor é utilizada por algumas das marcas mais inovadoras do mercado.

Sensações promovidas pelo cinza: Inovação, tecnologia, seriedade, neutralidade e reflexão.

Marcas de sucesso: Apple, Mercedes, Wikipedia, Honda e Swarovski.

Existe cor ideal?

Analisando o significado de cada cor é possível adaptar as suas artes de acordo com os seus objetivos. Contudo o equívoco de muitos profissionais é ignorar fatores como memórias, culturas e personalidade, pois essas características pessoais podem alterar a forma como cada cor age na mente da pessoa.

Assim, dependendo do público e do contexto que a imagem está inserida, uma mesma cor pode ter vários significados diferentes, muitas vezes até completamente opostos. Veja o exemplo do vermelho, em algumas situações essa cor é utilizada para expressar o amor, mas por outro lado em outros contextos ela pode provocar ansiedade e até ira no receptor da mensagem.

Portanto não existe uma cor ideal, o que você deve fazer é procurar a mais adequada ao seu negócio. Pensando nisso, separamos alguns métodos que podem ajudar qualquer profissional a escolher a cor que mais converte em cada cenário.

Como escolher a melhor cor?

Antes de partirmos para as nossas dicas é essencial eliminar qualquer preconceito. No entanto, visto que as empresas estão atingindo públicos cada vez mais segmentados, a escolha das cores precisa ser específica.

Então, diferentemente de muitos profissionais que tendem a seguir um senso comum ou até as próprias preferências, ao estabelecer uma comunicação visual tome decisões orientadas por estatísticas.

Conheça seu público

Conhecer o seu público é o primeiro passo para adequar a sua comunicação visual. Então, definir uma persona, tanto com dados quantitativos (gênero, idade etc.), quanto qualitativos (medos, preferências, objetivos, etc.), ajudará a entender o impacto de cada cor na mente do seu consumidor e, assim, os tornará mais engajados.

Para exemplificar a relevância de conhecer o seu, abaixo separamos dois tópicos que identificam as preferências por idade e gênero.

Preferência de cor por idade

Cores para homens e mulheres

Fonte: Joe Hallock

Cuidado com harmonização

Mesmo utilizando as preferências do seu público, a harmonização das cores é imprescindível. Não exagerar na quantidade de cores e seguir algumas das nossas dicas baseadas no circulo cromático podem facilitar esse processo. Mas, além disso, você ainda pode utilizar ferramenta Abode Color CC e ainda obter boas sugestões de forma gratuita.

adobe color cc

Teste A/B

teste a-b de cor

Seguir todos os passos até aqui permitirá você criar layouts incríveis direcionados ao usuário. Porém descobrir versões e modelos que mais convertem, exige fazer testes. Então, durante um mesmo período, crie várias opções com tonalidades e até cores diferentes para descobrir qual converte mais.

Gostou do nosso artigo sobre psicologia das cores? Não deixe de curtir a nossa página no Facebook e receba, em primeira mão, todos os novos conteúdos publicados pela Rotamáxima.

Deixe um comentário

  Inscreva-se  
Notificação