Quanto ganha um Youtuber: Veja o faturamento anual dos inciantes e dos famosos

quanto ganha um youtuber

Quando se pergunta “quanto ganha um youtuber”, a resposta é sempre a mesma: depende do canal, do conteúdo do vídeo, do segmento no qual está inserido, da divulgação e por aí vai.

Embora isso seja verdade, essa não é a resposta que você estava esperando, não é mesmo? Por isso, neste artigo, mostraremos tudo o que você precisa saber sobre os formatos de rentabilização dos canais no Youtube.

Como um Youtuber ganha dinheiro?

Com evolução do mercado de publicidade para os canais digitais, o número de oportunidades para ganhar dinheiro também aumentou. A internet é um ambiente democrático, no qual todos conseguem se posicionar sem a necessidade de grandes investimentos.

Nesse sentido, produzir conteúdo é o grande diferencial para alcançar o público digital. Quanto mais conteúdo de qualidade, em vídeo, texto ou imagens, mais pessoas acabam achando seu site, canal ou rede social.

Nesse cenário, o Youtube, maior plataforma de vídeos da internet, entra como um dos principais ambientes para compra e venda de publicidade.

Nele são carregados mais de 400 horas de vídeo por minuto, os quais podem ser assistidos por mais de 30 milhões de espectadores que acessam a plataforma diariamente!

Portanto anunciantes e youtubers de todos os tamanhos utilizam esse canal online para aumentar seu alcance, vender mais ou rentabilizar os seus negócios.

Entretanto existem várias maneiras de fazer isso. Continue lendo o nosso post e entenda como funciona cada uma delas.

Como o Youtube paga os canais?

O formato de  monetização mais popular é oferecido pelaprópria plataforma – o Programa de Parcerias do Youtube (YPP) – o qual permiteque os youtubers exibam anúncios nos vídeos do próprio canal.

Para participar do programa, o dono do canal deverá atender alguns requisitos para ser avaliado pelos especialistas do Youtube. Assim, uma vez aceito, você será pago de acordo com o número de visualizações dos seus vídeos.

Como se cadastrar no Programa de Parcerias do Youtube?

Se cadastrar como parceiro do Youtube é muito fácil, basta fazer login no seu canal, acessar o Estúdio de criação e, no menu esquerdo, selecionar Canal > Status para, enfim, clicar ativar em “geração de receita”.

Entretanto para isso você precisará atender as seguintes exigências:

  • Ter mais de 4 mil horas de exibição pública nos últimos 12 meses;
  • Ter mais de mil inscritos;
  • Vincular uma conta do Google Adsense para receber os pagamentos;

Feito isso, seu canal será submetido a uma análise que você pode acompanhar neste link. Em caso de reprovação, o mesmo procedimento só poderá ser feito após 30 dias corridos.

Quanto ganha um Youtuber por visualização?

Como dissemos, os ganhos vão depender do número de views. Isso porque o Youtube paga seus canais baseado no CPM (custo por mil visualizações) pago pelos anunciantes.

Para explicar melhor, ao inscrever-se no programa de parceria do Youtube, você estará ganhando uma parcela do que a plataforma ganha. Ou seja, toda vez que o Youtube receber os valores das empresas anunciantes, o canal que exibir o anúncio receberá parte desse valor.

Os ganhos de um Youtuber variam de 0,25 a 4 dólares para cada mil visualizações. Entretanto cada view só é contabilizado quando o usuário acompanha o anúncio por pelo menos 30 segundos (TrueView).

O Whinderson Nunes, por exemplo, com uma média de 75 milhões de views no mês, pode chegar a 300 milhões de dólares em ganhos. Veja abaixo quanto ganham os Youtuber mais bem pagos no mundo.

Quanto ganha umYoutuber famoso?

Veja, segundo a Forbes, quem foram os 10 Youtubers mais bem pagos do mundo em 2018.

Contudo, mesmo sendo os mais bem pagos do Youtube, não representam necessariamente os canais mais antigos da plataforma ou até com mais inscritos.

Youtubers bem pagos são aqueles que conseguiram passar uma mensagem que conquistasse o maior número de visualizações.

Em vista disso, nessa lista você verá influenciadores que já tem uma longa jornada no Youtube.

Por outro lado, também se surpreenderá com youtubers que começaram há poucos anos e também conseguiram atingir esses altos valores.

Tudo depende do conteúdo e da forma como ele é passado para audiência. Afinal, apenas isso pode fazer com que um canal torne-se rentável e duradouro.

#10 Logan Paul

  • Receita anual: U$ 14.5 milhões
  • Inscritos: 19.0 milhões
  • O que faz: O jovem se descreve como um “trouble maker” de coração fofo. Os vídeos são sobre seu dia-a-dia, porém em 2017 ele postou conteúdos que desrespeitaram as políticas de boas práticas do Youtube e ficou um tempo suspenso.

#09 PiewDiePie

  • Receita anual: U$ 15.5 milhões
  • Inscritos: 92.8 milhões
  • O que faz: Como ele mesmo escreve, “Eu faço vídeos”. Começou como gamer em 2010 e ao longo do tempo se dedicou a fazer conteúdo de humor politicamente incorreto e muitos memes.

#08 Jacksepticeye

  • Receita anual: U$ 16 milhões
  • Inscritos: 22 milhões
  • O que faz: A descrição da página é sobre um gamer alegre de bom coração que só quer fazer as pessoas felizes. É o youtuber mais famoso da Irlanda e seu nome é Sean McLaughlin.

#07 VanossGaming

  • Receita anual: U$ 17 milhões
  • Inscritos: 24.5 milhões
  • O que faz: Inscrito desde 2011, é um canal de jogos online. Mesmo sem mostrar a identidade dos jogadores, são vídeos bem humorados que acontecem no universo dos games. Os comentários são hilários.

#06 Markiplier

  • Receita anual: U$ 17.5 milhões
  • Inscritos: 23.7 milhões
  • O que faz: Vídeos bem humorados sobre games e o dia-a-dia, além de paródias e outras fontes de entretenimento. Parte do lucro vai para a caridade segundo a descrição do canal.

#05 Jeffree Star

  • Receita anual:U$ 18 milhões
  • Inscritos: 14.9 milhões
  • O que faz: Maquiador, criador de cosméticos e cantor, ele produz vídeos que falam sobre a vida dele no mundo da moda.

#04 DanTDM

  • Receita anual: U$ 18.5 milhões
  • Inscritos: 21.5 milhões
  • O que faz: Gamer britânico que diariamente publica algum vídeo bem humorado enquanto joga. Inscrito desde 2012.

#03 Dude Perfect

  • Receita anual: U$ 20milhões
  • Inscritos: 42.3 milhões
  • O que faz: 5 amigos fazem vídeos com comentários esportivos, esquetes de humor, desafios hipnotizantes, curiosidades e boa trilha sonora.

#02 Jake Paul

  • Receita anual: U$ 21.5 milhões
  • Inscritos: 19 milhões
  • O que faz: Vive em Los Angeles e tem uma vida agitada fazendo vídeos de humor, atuando, praticando esportes e outras aventuras doidas. Irmão mais novo do youtuber Logan Paul.

#01 Ryan Toys Review

  • Receita anual: U$ 22 milhões
  • Inscritos: 19.5 milhões
  • O que faz: Ryan é um garoto de 7 anos que gosta de brincar. Inscrito desde 2015, talvez os pais não soubessem que filmar o filho brincando e dando opiniões sinceras seria uma boa fonte de renda. Hoje ele tem até um programa de TV!

Como saber quanto ganha um Youtuber?

Além dos mostrados anteriormente, com o SocialBlade, você pode estimar quanto ganha qualquer Youtuber do mundo.

Com essa ferramenta, apenas digitando o nome do canal desejado, você pode acessar informações como: estimativa de ganho mensal, anual, variação de inscritos nos últimos 30 dias e muito mais.

Veja, na imagem a seguir, todas as estatística do canal do Felipe Neto capturadas pela Social Blade.

Quanto ganha um Youtuber iniciante?

Todos os anos a lista de Youtubers de sucesso aumenta. Novos nomes surgem com conteúdos exclusivos e, consequentemente, acabam dedicando seu tempo de forma integral a essa plataforma.

Por outro lado, mesmo que alguns produtores de conteúdo ganhem muito com o Youtube, essa está longe de ser a realidade da maioria.

São milhares de canais que surgem mensalmente, mas são exceções aqueles que conseguem bons rendimentos.

Dado esse cenário, você precisa estar ciente que ganhar dinheiro com anúncios é para a minoria, mas que também existem outras alternativas de monetizar seu tráfego.

Continue neste artigo e veja mais duas formas de ganhar dinheiro no Youtube.

Outras maneiras para ganhar dinheiro com Youtube

Se você ainda está engatinhando no Youtube, é bem provável que seus rendimentos estejam muito próximos do zero.

Contudo você não deve se preocupar com isso. Na internet existem várias maneiras ganhar dinheiro por meio de conteúdo. Confira dois métodos frequentemente adotados por youtubers de todos os tamanhos.

Vídeos patrocinados

Nossa primeira dica não deixaria você fugir de conquistar a tão sonhada popularidade no Youtube. Porém o grande benefício aqui é que os vídeos patrocinados proporcionam ganho “mais garantido”.

O marketing de influenciadores vem ganhando muito espaço dentro do marketing digital. Dessa forma, você pode criar seu canal no Youtube, ganhar seguidores e, enfim, utilizar seu engajamento nessa plataforma para atrair anunciantes.

As empresas são atraídas por anúncios que vendem. Então, uma vez que você é capaz de provar que tem um público fiel e que realmente é influenciado por suas dicas e opiniões, não tenha dúvidas que as marcas, especialmente as que tiverem relação mais direta como seu nicho, vão querer investir e patrocinar seus vídeos.

Marketing de afiliados

O Youtube ganhou a proporção que tem hoje porque é um canal “on demand”, ou seja, as pessoas só assistem o que querem. Nesse sentido, podemos dizer que essa plataforma tem espaço para canais de todos os tamanhos.

Você não precisa criar seus conteúdos pensando no maior alcance possível, fazendo vídeos de qualidade e direcionados para pequenos nichos você poderá ganhar dinheiro com programas de afiliados, os quais vem se popularizando no ambiente digital.

Afinal, no mesmo sentindo que as marcas vêem potencial nos canais para anunciar seus produtos, os produtores digitais estimulam seus afiliados a utilizar as próprias redes sociais para vender seus produtos, tanto digitais quanto físicos.

Agora que você conhece mais duas maneiras de monetizar seus vídeos, saiba que uma não exclui a outra. Assim, conforme as oportunidades forem surgindo, busque diferentes maneiras de ganhar dinheiro com Youtube.

Como começar a ganhar dinheiro no Youtube?

Realmente são poucos os Youtubers que alcançam um sucesso absoluto. Entretanto todos que chegam a um patamar alto tem em comum, além de muita dedicação, conhecimento em estratégias de marketing digital.

Existem uma série de princípios, alguns mais básicos e outros nem tanto, que vão permitir que seu canal cresça de maneira saudável e recorrente.

Veja quais detalhes você deve estar atento caso queira ganhar mais views no Youtube.

Escolha o nicho

Antes de começar a produzir, é necessário saber onde se posicionar. Dessa forma, a escolha do nicho torna-se algo básico para quem está começando um canal.

No Youtube, produtores de conteúdo sobre moda, games e esportes, por exemplo, costumam ter alto alcance. Afinal, esses temas são de grande interesse por parte da audiência que utiliza esse canal.

Produza conteúdo autoral

Uma vez escolhido o seu nicho, é hora de colocar as mãos na massa.

Comece a criar conteúdo: para tanto faça roteiros, escolha um cenário e organize tudo o que você precisar para, finalmente, começar a gravar.

O conteúdo autoral é um dos grandes diferencias que separam um Youtuber iniciante de outro de sucesso. Principalmente se você está inserido em um nicho com alto volume de busca, o número de concorrentes também será alto.

O público poderá escolher “sob demanda” o youtuber preferido, ou seja, aquele que se comunica melhor, que tem a melhor mensagem e que também escolhe os melhores temas para abordar.

Mantenha qualidade nos seus vídeos

Ao observarmos os youtubers de destaque, podemos concluir que o conteúdo deles é o que os torna grandes influenciadores. Contudo, para você que está pensando entrar nesse meio, nunca se esqueça de manter a qualidade do vídeo.

A mensagem é a base da comunicação, porém nessa era digital a qualidade da transmissão não pode ficar para trás. Afinal, com tanto material bom, ninguém quer ver vídeos com uma imagem ruim e um áudio pouco claro, não é mesmo?

No íncio, poucos tem condições de investir em um material profissional. Assim alugar materiais, espaços ou até investir em aparelhos semi-profissionais é o caminho.

Possua uma frequência de publicações

Seguindo todas as dicas passadas até aqui você já tem o suficiente para começar a produzir vídeos que possam competir com os grandes canais do Youtube. Contudo, para ter visitas recorrentes, você também precisa de conteúdo recorrente.

Afinal, sempre que o público aprovar seu vídeo, a exigência por novos conteúdos aumenta. Youtubers famosos, por exemplo, fazem séries de vídeos, os quais são publicados periodicamente e que, portanto, acabam criando uma audiência fiel.

Fidelizar deve ser a meta de quem quer se destacar no meio dos concorrentes. Lembra quando dissemos que para ganhar dinheiro no Youtube é preciso visualizações em vez de inscritos?

Esqueça disso por um momento.

Mais inscritos no canal significa que há um público interessado em assistir seus próximos vídeos. Não os deixe esperando e crie uma frequência de publicação.

Da para viver de Youtube?

De modo geral, não é fácil ganhar dinheiro no Youtube. Além de todo o esforço para pensar em boas estratégias e conteúdo, existem os custos de produção que incluem: câmera, luz, som, cenário, estúdio, edição, entre outros.

Ser um Youtuber inciante costuma dar muito trabalho, portanto você precisa estar ciente que pode demorar para começar a ter ganhos expressivos.

Por outro lado, se você está determinado a seguir com o seu canal, aprender sobre novas estratégias, dedicar tempo aos seus vídeos é o caminho.

Dessa forma, conforme seu canal for prosperando, a tendência é que os resultados comecem a aparecer naturalmente. Assim, em algum tempo, você poderá escalar seus rendimentos e quem sabe chegar próximo de quanto ganha um Youtuber famoso.