Quanto tempo demora para o Link Building fazer efeito no SEO?

Quanto tempo demora para o Link Building fazer efeito no SEO?Essa discussão é velha e longa. No SEO, é extremamente comum recomendar Link Building.

A questão é calcular quando haverá um retorno vindo de tal investimento.

É difícil dizer, mas uma coisa é completamente certa: o resultado está longe de ser imediato.

Quanto trabalho tem o Google?

O Google considera uma série de coisas antes de mexer no ranking dos sites.

Considere que ele deve analisar onde o link para o seu site se encontra, quão relevante é o site onde o link está, se ele é frequentemente atualizado, qual é o seu fluxo e uma série de outras coisas.

Além disso, lembre-se que seus concorrentes podem estar empregando da mesma estratégia, também lutando por uma modificação no ranking.

Considere que o algorítimo agora vai levar em consideração tudo isso referente ao seu site, o site onde o link está, o site dos seus concorrentes, o site que hospeda o link dos seus concorrentes, o fluxo de cada um e jogar tudo no algorítimo para recalcular todas as milhões de mudanças que ocorrem a cada segundo.

A mudança de ranking vai acontecer, mas ela vai demorar e obviamente, quanto menos favorável for a situação, maior será a demora.

Apesar de toda essa complexidade, quando você for buscar essa informação, vai acabar se deparando com o consenso popular de que demora cerca de 3 meses para vermos o efeito do Link Building.

São mesmo 3 meses para página receber a força do link?

A crença comum é de que demora cerca de 3 meses para o Google atribuir valor a um link.

Profissionais da área tem calculado que este é o tempo necessário há quase 10 anos.

Obviamente, com o passar o tempo, as coisas mudam.

Não só o hardware que usamos hoje em dia é incrivelmente melhor, como também são os algorítimos.

Se os mecanismos de busca são muito mais rápidos hoje, é possível o efeito do Link Building pode ser visto mais rapidamente também.

Mas há como confirmar isso? E se é mais rápido, quão mais rápido ele ocorre?

O importante é sabermos também que muitos profissionais hoje concordam sobre como o Google está mais rápido. Então provavelmente, a história dos 3 meses está no passado, mesmo com os cálculos gigantes e o aumento do fluxo na internet.

Mas então, quão mais rápido vemos o efeito do Link Building?

Aqui as coisas começam a ficar complicadas.

Considere que Penguin agora é um algorítimo que foi assimilado pelo Google.

Este é um algorítimo que trabalha com tais links e funciona em tempo real e é fato que ele já tem sido parte do funcionamento do Google há cerca de 2 anos.

Se o Google tem um algorítimo que funciona em tempo real, fica extremamente difícil de aceitar que ele demore 3 meses para reavaliar o ranking das páginas.

Na hora de prever ou calcular o tempo que demora para o efeito surgir, os profissionais da área se discordam.

É possível encontrar profissionais que acreditam que este cálculo é resolvido em 2 a 4 dias. Outros, por outro lado, acham que demora um pouco mais que duas semanas.

Independente de se o tempo será finalmente determinado de certo, é seguro afirmar que nenhum destes profissionais acredita que ainda demora 3 meses para vermos resultados.

Considerando todas as discussões e previsões dos profissionais na área, é bastante seguro afirmar que não demorará mais que 3 semanas para que o link building cause algum efeito.

Aqui está a parte que você não quer ouvir: se você vai ver o efeito dos links ou não, já é outro assunto.

No fim das contas, apenas um ou alguns poucos links podem não ser o bastante para ajudar o seu site a subir nos rankings.

Considere, mais uma vez, que isso pode ser especialmente verdade quando seus competidores estão empregando as mesmas estratégias.

Quanto menor o Ranking, maior o efeito do Link Building

Isto é algo bastante importante a se considerar quando você espera ver efeitos com tal estratégia.

Quanto maior é o ranking da sua página, mais difícil vai ser ver o aumento nos rankings por uso desta estratégia.

Forca Link Building

Link Building pode funcionar rapidamente, mas seus rankings não terão mudanças significativas.

É possível que o efeito, apesar de ocorrer mais rápido que antigamente,não se traduza em uma mudança imediata na classificação.

Isso significa que mesmo que o link building funcione e faça efeito, pode sim haver um intervalo de meses até que você note mudança no ranking.

O que deixa a situação delicada é que com um intervalo de tempo tão grande, dependendo de quantas outras estratégias você esteja aplicando, ficará cada vez mais difícil de determinar se foi por links ou qual links causaram o aumento no ranking do site.

No entanto, caso o seu site seja um site pequeno, de baixo fluxo e baixo ranking, é extremamente seguro afirmar que Link Building trará um resultado mais visível.

Além de tudo isso

É válido lembrar que além do tempo que o Google demora para examinar, julgar e calcular todas as variáveis, existe o tempo antes de tudo estar em seus devidos lugares.

  • Há o tempo necessário para encontrar uma agência ou profissional de qualidade que faça Link Building
  • Gasta-se também bastante tempo para estruturar a estratégia do Link Building em seus pormenores
  • Prospecção de sites alvo e a organização de conteúdos que se encaixem no contexto
  • A execução também leva tempo. Há bastante tempo gasto com comunicação e feedback
  • E por fim, o tempo de espera

Considerando tudo isso, é possível que seus esforços só deem resultados significativos depois de 6 ou mais meses de esforço. Então tenha isso em mente e trabalhe com os pés no chão.

Foco no conteúdo

Não é difícil encontrar profissionais do Marketing Digital que dizem que apesar do Link Building ser uma estratégia importante, talvez não deva ser o foco principal.

Cultivar links é importante sim, mas gerar conteúdo deveria tomar a prioridade.

Saber exatamente qual é o link que causa o aumento do ranking seria ideal, de fato, mas nem sempre é possível.

No fim do dia, é mais fácil medir se seu conteúdo atrai cliques do que entender o cálculo envolvido para a influência no ranking após link building e suas inúmeras variáveis.