Ramper: aumente as vendas B2B com essa ferramenta de prospecção de clientes

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O processo de vendas B2B, via outbound marketing, tem consumido tempo e dinheiro das empresas. Ou seja, profissionais passam boa parte do tempo oferecendo produtos, mas adquirindo poucos ou nenhum cliente. Logo, diante deste cenário, surge o Ramper.

Essa ferramenta aparece com a proposta de melhorar a performance do time de vendas. Para isso, o Ramper, através da geração de leads qualificados, busca automatizar o processo de prospecção de clientes, a fim de reduzir os esforços com contatos mal sucedidos.

Continue lendo esse artigo para entender como essa nova tendência está tomando o mercado, e descubra como esse software digital pode gerar mais vendas B2B através de estratégias de outbound marketing.

Como fazer a prospecção de clientes com Outbound Marketing?

Basicamente, quando pretendemos fazer a prospecção de clientes, estamos buscando nos comunicar com pessoas que tem características de potenciais consumidores.

E, diferentemente do Inbound Marketing, no qual as empresas buscam atratir e nutrir o lead antes de tentar a venda, no Outbound, o contato é feito de maneira mais direta e intrusiva, portanto, apesar de ser um processo mais rápido, costuma apresentar uma menor taxa de conversão.

Como você pode ver, existem vantagens e desvantagens em utilizar cada uma das estratégias citadas. No entanto, o que você precisa saber, para aprender a utilizar o Ramper, é que existem muitas maneiras de praticar o Outbound Marketing, sendo algumas mais eficazes do que outras.

O sistema mais tradicional para prospecção de clientes é o cold call, ou seja, ligações telefônicas sem a permissão do consumidor. Todavia, outros métodos mais rápidos e eficazes surgiram ao longo do tempo, entre eles: os anúncios, o cold mailling e as malas diretas físicas.

Embora prospectar clientes via Outbound Marketing possa ser mais simples, é preciso ter em mente que ele também deve ocorrer de maneira organizada. Até porque, antes do contato para a venda, você precisa de uma lista de prospects.

Portanto, ao utilizar o sistema Ramper no processo de vendas B2B, você consegue reduzir os seus esforços pela metade, pois ele gera leads qualificados de acordo com o perfil da sua persona.

Para tanto, antes de aprender como utilizar essa ferramenta, falaremos das técnicas mais utilizadas para a captação de leads.

Principais estratégias para captação de leads

É comum surgir dúvidas sobre como adquirir novos contatos de clientes potenciais. E, apesar de existir muitas técnicas que podem ser utilizadas para realizar essa tarefa, é essencial conhecer o funcionamento e a eficácia de cada uma.

Mas saiba que, mesmo que você gere muitos leads, se não houver o controle deles, todo o trabalho terá sido em vão. Neste sentido, desenvolva, desde já, uma planilha para organizar formulários de e-mail, telefone e outros contatos, de cada perfil dos seus prospects, caso não tenha um sistema CRM.

Voltando para as estratégias, o primeiro passo para captar e-mails e telefone de leads qualificados é buscar se comunicar com perfis pessoais e profissionais de pessoas que já tiveram alguma interação com sua marca. Por exemplo, consumidores que já acompanham alguma das suas redes sociais ou simplesmente costumam deixar comentários em seu site.  

Já a segunda maneira ocorre através da busca perfis semelhantes aos dos seus clientes, e como aqui estamos focando nas vendas B2B, sugerimos que busquem perfis profissionais, tanto no LinkedIn, quanto nos grupos de debate profissional no Facebook.

Acima citamos alguns exemplos mais comuns e eficientes para conquistar leads, existem muitas outras. Porém, além de tomar boa parte do seu tempo, fazer este trabalho manualmente diminui as chances de conversão.

Logo, investir na automação deste processo fará com que os responsáveis pela prospecção de clientes parem de perder tempo tentando descobrir e-mails, e concentrem os seus esforços nas suas estratégias de vendas.

Para isso, é possível utilizar o Ramper como ferramenta, assim ele se torna o elemento principal na otimização de vendas B2B, aumentando consideravelmente os lucros de uma empresa.

O que é Ramper e como ele pode ajudar nas vendas B2B?

Conheça agora esta ferramenta considerada, segundo o site Pequenas Empresas Grandes Negócios, uma das 100 startups mais quentes do mercado.

O Ramper é um software criado para reunir informações sobre outras empresas, a fim de efetivar seu contato com assertividade. Ou seja, ele é capaz de automatizar os processos de prospecção de venda, aumentando os leads qualificados via outbound marketing.

A geração de leads a longo prazo, proporcionada pelo Inbound Marketing, pode afetar o processo de prospecção de vendas. Assim, as empresas, em uma tentativa de gerar mais clientes, tentam uma prospecção Outbound, porém manual, que não acarreta em bons resultados.

Consequentemente, a otimização da prospecção se torna uma necessidade para as equipes de vendas de grandes e pequenas empresas.

Mas, antes de tudo é preciso desmistificar a crença de que o outbound gera custos abusivos e só está disponível para grandes players do mercado. Hoje, com soluções que dão escala ao processo é possível buscar mais clientes que não chegam até a sua lista de contatos de forma receptiva.

Dado este cenário, a empresa Ramper foca em trazer tecnologias de Marketing Digital para empresas focadas no B2B. Para tanto, ela entende que o Outbound é uma estratégia tão eficiente quanto as outras para gerar negócios no ramo empresarial.

Veja as funcionalidades dela.

Definindo listas com os perfis dos potenciais clientes

Antes de qualquer realizar qualquer ação de Outbound Marketing é preciso possuir contatos de clientes potenciais. Portanto, a primeira funcionalidade do Ramper consiste em fazer a captação de leads de acordo com o perfil desejado.

Nesta ferramenta, além de visualizar informações, como nome, empresa, e-mail, cargo e site da empresa dos prospects, é permitido fazer a segmentação de listas conforme os perfis, as ações e a origem de cada consumidor

Utilizando o Cold Mailing

Após definido os prospects, o Cold Mailing, por ser mais fácil de escalar, entra como a primeira estratégia de prospecção de clientes. Assim, utilizando técnicas de fluxo de cadência, a ferramenta utiliza o bom e velho e-mail para criar gatilhos mentais, a fim de trazer novas conversões.

Isto é, através do sistema Ramper, essa estratégia oferece, às suas segmentações da base de contatos, abordagens personalizadas.

Mas o Ramper não trabalha sozinho. Dentro destas perspectivas, são estabelecidas parcerias para integrações com outros CRM, como o Pipedrive. O objetivo aqui é aumentar o valor da oferta, enviando as mensagens com leads mais propensos a converter.

Fazendo o Cold Calling

O Cold Calling, apesar de parecer um pouco ultrapassado, tem sua função dentro destes processos. Isso porque ele visa entrar em contato com pessoas que demonstraram interesse pelo seu produto ou conteúdo.

Neste momento, é preciso engajar ainda mais o cliente potencial através do contato telefônico. Ou seja, a partir de um contato pessoal você poderá entender as dores e os problemas do seu lead. Consequentemente suas próximas propostas agregarão mais valor.

Analisando Métricas

Por fim, assim como todo trabalho realizado no marketing digital, a análise de métricas é crucial. Pensando nisso, o Ramper oferece um dashboard com indicadores de como estão caminhando as prospecções de clientes.

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Sendo assim, na própria interface da ferramenta você pode visualizar os status entregas, aberturas e respostas de e-mails. E para dar mais precisão a esses dados, você ainda pode filtrar de acordo com o período, localização e o dispositivo de cada usuário.

Ramper e as parcerias que atuam no processo de prospecção

Mesmo que focando os esforços principalmente em prospecções Outbound, você deve entender que em algumas situações vai precisar fazer a nutrição de leads, se quiser vender mais.

Dentro de um mercado onde o cliente recebe estímulos todo dia, contatá-los de maneira sutil é a melhor forma de ganhar a atenção deles. Assim, com a cadência de e-mail e a segmentação da base, podemos dizer que o Ramper permite enviar mensagens de alto valor.

No entanto, o alinhamento das estratégias Inbound de captação de leads às ferramentas Outbound pode trazer bons resultados. Pensando nisso, o Ramper, em parceria com empresas de CRM, faz a integração entre esses dois processos.

É possível desenvolver novas listas segmentadas de leads ainda mais qualificados para a venda. Portanto, o contato torna-se cada vez mais assertivo, pois o vendedor se adapta à necessidade real do consumidor, e pode oferecer a solução a partir do produto ou serviço ofertado.

A integração que gera frutos

Como dissemos anteriormente, a integração com o CRM estabelece abordagens de maior valor através do Cold Mailling que, por sua vez, já é um elemento de extrema importância de qualificação para a venda.

Portanto, na prática o Ramper fez uma integração do seu sistema de Cold Mail ao CRM. Assim, o sistema encontra oportunidades e envia, automaticamente, os leads prontos para a cadência de e-mail.

Essa parceria, mais do que tudo, visa buscar soluções otimizadas para geração de novos clientes. Mas, ela faz isso através de uma transição eficiente entre as equipes de marketing e vendas.

A Ferramenta Ramper realmente ajuda nas vendas B2B?

A empresa Ramper tem mais de 10 anos de experiência no mercado de Marketing Digital e é a uma das ferramentas com as melhores funcionalidades em todo o Brasil.

Como vimos anteriormente, esta ferramenta busca, através de novas estratégias e parcerias, a otimização de serviços dentro da prospecção de clientes.

Portanto, se você pretende parar de desperdiçar seu tempo com esforços de baixo valor – como enviar e-mails, gerar leads e criar relatórios manualmente – e começar a pensar como enviar a melhor proposta ao seu cliente, o Ramper é sim uma ótima opção para trazer mais vendas B2B.

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