Como a realidade aumentada pode ser aplicada ao Marketing?

Spread the love

realidade aumentada

Por muito tempo algo que só víamos em Ficção Científica, a realidade aumentada, esteve longe de nosso dia-a-dia. Hoje está ao alcance de qualquer pessoa com um SmartPhone.

Descomplicando, é considerado Realidade Aumentada:

A integração de informações virtuais, a visualizações do mundo real.

Ou seja, enquanto a realidade virtual leva uma pessoa a um mundo virtual, a realidade aumentada traz o virtual para o mundo real.

O famoso, e já esquecido, PokemonGo é o exemplo mais conhecido de tal tecnologia.

Pokémon GO

 

As aplicações, apesar de difíceis de se criar, são inúmeras, mas muitas vezes apenas um interesse passageiro.

A maior dificuldade é descobrir como transformar a curiosidade momentânea em um entusiasmo duradouro.

Divertido como um jogo

Jogos eletrônicos são divertidos e parte da vida das pessoas, especialmente os jovens. Mas o que há em um jogo que faz com que uma pessoa continue voltando frequentemente?

Um jogo precisa ser divertido para manter o interesse, obviamente. Mas há mais que isso. A constante sensação de conquista com novos desafios e conteúdos é um dos motivos, por exemplo.

Para Realidade Aumentada ter um impacto a longo termo, ela precisa fazer mais que levar seres virtuais para o mundo real. PokemonGo fazia apenas isso e foi rapidamente esquecido.

Existem vários jogos de Realidade Aumentada que nem sequer capturaram o interesse de pessoas que amam jogos de celular por serem pouco mais que Realidade Aumentada com poucos elementos de jogo.

PokemonGo já nos ensinou que a combinação de realidade aumentada com Marketing local é mais que suficiente para guiar pessoas para locais específicos, por exemplo.

GPS GO

Agora imagine um GPS onde as setas aparecem nas ruas e você vê através da sua câmera.

O Google já está fazendo coisa parecida.

google maps realidade aumentada

Não só a praticidade é boa para quem tem dificuldades de se guiar por mapas, mas as possibilidades para propagandas são inúmeras. A propaganda de um filme de animação pode mostrar um personagem do filme andando para a mesma localização que você, por exemplo.

O Waze já usa uma estratégia similar colocando vozes de personagens no GPS, mas unindo a realidade aumentada, o impacto pode ser maior e mais positivo.

Imagina se, lendo o código na camisa de um dos personagens virtuais, você consiga um desconto em um fast food. E tudo de forma orgânica.

Como se fosse de verdade

Outro uso, que tem se tornado cada vez mais comum hoje em dia, é o de aplicativos de Realidade Aumentada focados em aumentar a praticidade.

O uso correto e bem aplicado de tal tecnologia pode não só agradar pela utilidade do aplicativo como pela possível conversão.

A Maybeline, por exemplo, fez um aplicativo de realidade aumentada para você testar a cor de seus esmaltes.

Era possível visualizar como suas unhas ficariam com 40 cores de esmalte diferente. Isso sem ter que realmente pintar a sua unha sequer uma vez.

Um cliente satisfeito com a cor que encontra através de um aplicativo pode se transformar em comprador facilmente.

Deixe um impacto

Colocar pessoas para verem bichinhos virtuais em sua mesa é divertido, mas só por enquanto.

Realidade Aumentada existe há anos, mas ainda é considerado novidade para muitas pessoas. Você não quer ser lembrado por ter usado Realidade Aumentada. Você vai querer ser lembrado por usar a tecnologia de uma forma interessante. Causando impacto através de criatividade ou praticidade, como o exemplo da Maybeline citado anteriormente.

Os consumidores devem se lembrar do uso da realidade aumentada como algo divertido e/ou aplicável em seu dia a dia.

De brincadeira a compras

A realidade aumentada mais mainsteam eram as lentes do Snapchat. Os usuários tinham seus rostos trocados, adicionavam orelhinhas de cachorro e neve em suas salas de jantar.

snapchat

A praticidade de tal tecnologia ainda não foi explorada o suficiente. Em uma feira de tecnologia, uma empresa mostrava em um espelho como o consumidor ficaria usando a roupa escolhida em um menu touch no próprio espelho.

Uma loja de móveis pode mostrar em tamanho real, através das lentes do seu celular, como a mesa de jantar ficará no meio da sua cozinha.

Talvez alguém queira ver como ficará a aparência de seu carro uma vez que ele seja adesivado.

Consegue ver as inúmeras possibilidades de marketing?

Utilizar a Realidade Aumentada como um jeito de o cliente experimentar o produto é um dos jeitos mais práticos de conversão.

Guiando o foco do consumidor

PokemonGo conseguia levar centenas de pessoas a pontos específicos porque todos queriam a recompensa que se encontrava naquele lugar.

Um jogo popular de realidade aumentada, bem feito e com jogadores constantes, pode acabar indiretamente por escolher onde seus usuários gastarão a maior parte do seu tempo livre.

Além disso, pode ditar diretamente qual Shopping estará mais cheio no fim de semana, qual lanchonete estará lotada durante a quinta-feira e etc.

Ao fazer um evento em frente a um restaurante ou fast-food em específico, quais serão as chances das pessoas na região se direcionarem para aquele lugar?

Melhor ainda, e se houver um pequeno desconto para quem foi comer naquele local que é ganho ao apresentar o uma mensagem que você adquiriu durante o evento do jogo?

Além de guiar localização, você pode guiar compras, também.

Não só isso, imagine aplicativos que possam reconhecer produtos e dizer quantas calorias ele tem, seus rankings de acordo com profissionais de saúde, onde encontrar mais barato e etc?

Realidade aumentada é definitivamente pouco explorada no momento e suas aplicações, principalmente no Marketing, são inúmeras.

Como começar a usar realidade aumentada?

Obviamente nem tudo é tão simples. Existem empresas que são capazes de desenvolver aplicativos e hardwares extremamente complexos para campanhas de Realidade Aumentada.

A grande maioria das empresas, no entanto, não terá tanto recurso. O que não significa que o Marketing não possa ser feito de forma criativa. Existe uma série de aplicativos de usos gerais que podem ser usados de forma criativa para diversos fins.

Quebre sua cabeça para encaixar isso no Marketing que você quer fazer.

Se você tem recursos para criar um aplicativo de realidade aumentada, lembre-se que ele não precisa ser extremamente complexo para ter alto valor.

Faça seu projeto divertido e prático. Estamos na melhor era para projetos memoráveis. Todo mundo tem um smartphone.



Mais de Rotamáxima Marketing Digital

Procurar conteúdo

Eventos

Fevereiro

25fev(fev 25)00:0027(fev 27)00:00Traffic & Conversion Summit

Março

08mar(mar 8)00:0009(mar 9)00:00ProXXIma

08mar(mar 8)00:0017(mar 17)00:00SXSW Conference & Festivals

27mar(mar 27)00:0029(mar 29)00:00Conversion XL Live

Maio

30mai(mai 30)00:0031(mai 31)00:00VTexDay

Agosto

28ago(ago 28)00:0029(ago 29)00:00Expo Fórum Digitalks 2019

Setembro

03set(set 3)00:0006(set 6)00:00Inbound 2019

X