Aprenda a criar as melhores campanhas de remarketing no Facebook Ads



O remarketing no Facebook Ads é uma das estratégias que mais geram oportunidades e otimizam o orçamento das suas campanhas. Portanto fique atento às dicas desse artigo, nele mostraremos tudo o que é necessário para que você atinja todo o potencial dos seus anúncios e gere mais vendas.

Imagine só essa situação: Você está planejando comprar um celular novo, então entra em um site de compras e começa a pesquisar o produto.

Em pouco tempo encontra exatamente o que queria, mas decide deixar para comprar depois. Esperar por uma promoção ou até melhores condições de pagamento é a melhor opção para tornar a compra mais viável. Algum tempo depois, você entra no seu Facebook e se depara com um anúncio na barra lateral. Surpreendentemente ele divulga exatamente aquele celular que você acabou de pesquisar.

Isso é remarketing no Facebook Ads! Ele serve, na grande maioria das vezes, para atrair aqueles clientes que estão em fase de reconsideração de produtos, bem como para convencê-los a finalizar a compra.

Basicamente essa é uma forma de publicidade direcionada às pessoas que realizaram alguma ação anterior na internet. Confira, a seguir, os motivos pelos quais você deve começar a criar campanhas de remarketing no Facebook.

Quais são os benefícios do remarketing no Facebook Ads?

Primeiramente, por que utilizar o Facebook para anunciar? Segundo dados recentes, o Facebook é a rede social mais utilizada no Brasil e no mundo. Desde 2008 o Facebook atingiu o pódio das redes sociais preferidas nacionalmente, contando com aproximadamente 130 milhões de usuários.

Esses dados mostram que, ao anunciar no Facebook Ads, as chances de atingir o seu público alvo aumentam consideravelmente.

Sendo assim, como o remarketing no Facebook Ads pode ser eficiente?

Bom, essa estratégia funciona da seguinte maneira: encontrando clientes potenciais por meio de ações anteriores dos usuários em outras páginas da internet.

Isto é, os anúncios serão direcionados a clientes que já tiveram algum contato relevante anteriormente. Eles direcionarão sua mensagem ou seu produto a consumidores que, potencialmente, poderiam chegar a finalizar a compra.

Se você possui dúvidas da eficiência do remarketing no Facebook Ads, vamos lhe dar mais um argumento.

Além de conter cerca de 955 mil pessoas que passam mais de 6 horas diárias no Facebook. As preferências dos usuários são filtradas através das páginas e posts que eles acompanham nessa rede social. Dado este cenário, podemos dizer que as mídias sociais trazem assertividade na busca de personas, pois nos disponibilizam filtros comportamentais, demográficos e geográficos.

E, visto que o objetivo principal do remarketing é fazer as pessoas visitarem seu site uma segunda vez. Você, provavelmente, as encontrará nessa imensa rede social.

Por fim, antes de criar suas campanhas lembre-se que cerca de 98% dos consumidores que visitam um site pela primeira vez não convertem. Ou seja, não realizam a compra, cadastram e-mail ou algo do tipo. Portanto o remarketing entra com o objetivo de chamar a atenção do visitante pela segunda vez. Assim a probabilidade do usuário converter aumenta.

Passos para começar o remarketing no Facebook Ads

1- Analise seus visitantes

O primeiro fator a se levar em consideração antes da sua campanha de remarketing no Facebook Ads é a análise de visitas em sua página. Tanto o site da sua marca, quanto a página corporativa do Facebook devem ser analisados para encontrar prospects.

Mas o que isso quer dizer? Nessa etapa você precisa avaliar as particularidades dos seus clientes. Faça uma análise de nicho em todas as plataformas que você utiliza. Identifique qual seu público alvo, reconheça as taxas de evasão e as páginas mais acessadas no seu site.

Dessa forma você cria propagandas eficientes que atingem pessoas que já tiveram contato com sua empresa. Estes anúncios costumam gerar mais lucros para sua empresa, pois já trabalham consumidores que possuem proximidade com a marca.

Uma vez que conhece as características dos usuários, você também pode descobrir o motivo que o levou a não converter. Para se ter uma ideia, muitas pessoas deixam de finalizar a compra esperando por uma diminuição no preço ou uma promoção.

Nesses casos você pode, por exemplo, criar uma campanha de remarketing oferecendo um cupom de desconto. Consequentemente, dando esse “empurrãozinho”, você proporcionará o estimulo que transforma seus visitantes em clientes.

2- Seja específico

Quando for criar seus anúncios, foque no público que demonstrou comportamentos de destaque.

Não adianta nada criar uma campanha de remarketing no Facebook Ads para usuários que estiveram apenas na página inicial do site. Busque visitantes que visualizaram alguma página ou produto específico do seu site. Após encontrá-los, reforce uma mensagem que trabalhe exatamente o estímulo que falta para concretizar a conversão.

3- Crie anúncios personalizados

Elabore nichos comportamentais dentro do grupo de clientes que interagiram com sua marca. Isso permitirá que você crie campanhas personalizadas para eles, gerando assim mais aproximação com sua marca. Por exemplo, os consumidores que visualizaram o produto “X” nos últimos 7 dias.

Nessas situações você pode oferecer um cupom de desconto no valor que achar viável ou simplesmente disponibilizar qualquer outro benefício que se enquadre ao público. Mas tenha cuidado, desconsidere os clientes que já concluíram a compra, após a conversão o anúncio não terá muita efetividade.

Comece a criar a sua campanha de remarketing no Facebook Ads

Para criar a sua campanha de Remarketing, primeiramente você precisa ter acesso ao Facebook para empresas. Ou seja, a plataforma de gerenciamento de anúncios disponibilizado pela própria rede social, para marcas e perfis comerciais.

Depois de acessar o site de gerenciamento, você deve fazer o login com a página que pretende divulgar.

Selecione o ícone com três traços paralelos e clique na opção “Todas as Ferramentas”, no fim da aba. Irão aparecer diversas alternativas e você deve selecionar a opção “Públicos”

todas as ferramentas públicos

Para criar uma campanha de remarketing no Facebook Ads você deve personalizar o público alvo, selecionar a opção “Criar público” e, depois, “público personalizado”. Na página que você está agora é possível configurar o anúncio para que alcance apenas as pessoas que visitaram o seu site anteriormente.

publico personalizado facebook

Quando chegar a essa etapa aparecerá uma janela pop-up com algumas opções para configurar o público. Depois disso, já que seus anúncios serão direcionados às pessoas que tiveram algum contato com você, selecione a opção “tráfego do site”. Ela permite selecionar usuários que realizaram determinada ação em seu site, tenham eles convertido ou não.

remarketing facebook personalizaçao

Então após selecionado essa opção, ainda dentro do gerenciador de anúncios, abrirá outra janela indicando 3 opções para segmentar seu público, são elas:

Todos os visitantes do site; Pessoas que visitaram páginas específicas da web; Visitantes por tempo gasto. A opção que você irá escolher depende do objetivo final do seu anúncio.

No caso de anunciar de produtos específicos, a segunda opção é mais eficiente. Nela você pode criar promoções para consumidores que visualizaram páginas únicas. Para tanto, basta fornecer a URL da seção a qual se refere.

Não esqueça que, para ter acesso aos movimentos dos clientes no seu site, você precisar ter o Pixel do Facebook instalado. Este código serve para fazer o rastreamento das pessoas que acessaram o seu site e, a partir dele, identificar as páginas que foram visitadas.

pixel do facebook

Para obtê-lo é preciso entrar novamente na seção “Público”. Nela você selecionará a opção “Ações” e, em seguida, “Pixel de visualização”. Após clicar, irá abrir a página com o código e as devidas instruções para adicioná-lo em seu site.

Sem ele o remarketing não funcionará de forma eficiente, pois o anunciante não terá grandes informações sobre o público que pretende atingir. Por isso, se você não tiver muito conhecimento em programação, peça ajuda a um profissional para inserir o código em seu site.

Veja mais dicas relevantes para o remarketing no Facebook Ads

O anúncio deve chamar a atenção do cliente e fazer com que ele finalize a compra que deixou para depois. Um cupom de desconto ou frete grátis são duas ótimas alternativas que dão o estímulo para que a conversão se concretize.

Acompanhe o desempenho do seu anúncio para identificar se ele está rodando da maneira que gostaria. Isto é, verifique se a sua ação no Facebook está levando conversões ao seu site.

Caso sua campanha de remarketing não esteja dando resultados. Provavelmente a forma que você está se comunicando não é boa ou simplesmente o produto que está sendo divulgado não atrai os consumidores. Por isso, talvez seja hora de pensar em novas estratégias.

Planeje suas campanhas, criar listas de remarketing de forma aleatória não proporcionará muitos resultados. Mantenha uma rotina e sempre atualize os anúncios. Ou seja, sempre fique de olho nas configurações e no progresso da sua ação.

Mantenha vários anúncios ao mesmo tempo. Utilizar mensagens diferentes ou até buscar novos públicos ajudará a entender qual estratégia é mais adequada para sua marca.

Apesar de concentrarmos boa parte dos esforços nisso, não crie campanhas remarketing apenas para buscar novos consumidores. Comunique-se com seus clientes. O processo de fidelização é ainda mais importante do que a aquisição de clientes menos recorrentes.

Evite campanhas demoradas e muito longas. Aqui também entra a importância de estar sempre avaliando o desempenho dos seus anúncios.

Se você percebe que não está indo bem, mude as alternativas, não deixe o anúncio gastando seu dinheiro se ele não está dando resultados. E, além disso, prefira fazer campanhas novas com mais frequência a manter uma campanha muito longa. Novas abordagens podem ser cruciais no relacionamento com o consumidor.

Como já foi dito, o Facebook oferece muitas alternativas e estratégias de marketing para sua empresa. Então, se você ainda não anuncia a página da sua empresa, está na hora de correr atrás do tempo perdido.

O Facebook Ads é uma excelente ferramenta de marketing digital. Ela atinge uma imensa quantidade de usuários presentes na rede social. Nela os anunciantes têm a oportunidade de conquistar novos clientes ou até fidelizar os existentes.

Conclusão

Os benefícios de fazer marketing digital no Facebook são tremendos. Essa rede social permite a utilização de muitas estratégias de marketing, a partir das abordagens de variados públicos.

Mas, para que se torne eficiente, é importante manter uma organização nos anúncios. Eles possuem um custo, então é essencial ficar de olho no orçamento que você pretende disponibilizar e, também, focar nas maneiras que trarão o melhor custo por conversão.

No fim das contas, basta escolher as melhores opções e começar a programar suas campanhas. Tudo depende do desempenho do seu site.

Por exemplo, use o Remarketing para atrair novos consumidores verificando a taxa de rejeição. E, observando quem converteu, use essas campanhas somente para fidelização.

Agora que você já conhece todas as melhores práticas para otimizar seu orçamento, não deixe de considerar o Remarketing no Facebook Ads como uma opção estratégica. Fique atento às novidades do blog e veja muito mais sobre como vender mais utilizando as redes sociais.