Como melhorar o SEO do seu site com os conceitos do Google Ads?

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No marketing digital, independentemente de quais sejam os seus esforços para aumentar a visibilidade da marca, conhecer os mecanismos de buscas é fundamental. Assim como melhorar o SEO do seu site, anunciar no Google Ads exige métodos específicos para atingir as primeiras posições. No entanto, como os dois são componentes do SEM (search engine marketing), também possuem características em comum

Apesar de, a compra de mídia e a melhoria das posições nos resultados orgânicos, serem estratégias distintas, elas não precisam trabalhar sempre de maneira isolada. Como alguns conceitos e métricas do Google são universais, eles podem ser benéficos para o desempenho de qualquer estratégia de busca. Por isso, nesse artigo abordaremos como melhorar o SEO através dos links patrocinados.

Mas, antes disso, veja um breve resumo das particularidades de cada uma dessas ações.

Quais a vantagens do SEO?

O SEO (Search Engine Optimization) é a estratégia cujo objetivo é melhorar a classificação do seu site diante dos robôs de busca. Para quem busca ser um site autoridade, colocar-se na primeira página e obter maior parte do tráfego a partir das buscas orgânicas é imprescindível. Além de tudo, essa estratégia não possui um custo elevado, mas só apresenta resultados no longo prazo.

Veja o artigo completo sobre SEO aqui

Quais a vantagens de anunciar no Google Ads?

Anunciantes que buscam o Google Ads também visam por resultados no curto prazo. Apesar dos gastos serem obrigatórios e, possivelmente, maiores, a plataforma do Google oferece muitos dados para segmentação e otimização do orçamento no decorrer do tempo de campanha.

Veja o artigo completo sobre Google Ads aqui

Como melhorar o SEO do seu site com anúncios?

Pequenas empresas e profissionais de marketing digital como menos expertise na análise de métricas, costumam trabalhar anúncios e SEO de maneira isolada. Ou seja, não têm o hábito de relacionar as duas em busca de melhores resultados. Eles, por sua vez, acabam seguindo em contra fluxo à tendência de mercado.

Cruzar relatórios é a melhor maneira de descobrir mais detalhes sobre a sua audiência e buscar novas maneiras de se aproximar do público com um menor custo. Ferramentas líderes de mercado, como o SEM Rush, proporcionam dados e estatísticas relacionando, tanto PPC como SEO. Portanto, veja como melhorar o SEO do seu site com alguns fatores do Google Ads.

Analise os títulos do anúncio

Primeiramente vamos falar da parte visual do anúncio, ou seja, o primeiro contato que o usuário tem ao fazer uma pesquisa no Google. Um título e uma meta descrição bem elaborados são cruciais para o desempenho da sua campanha. Eles, diante de tantos anunciantes nas plataformas digitais, se responsabilizam por atrair a atenção dos consumidores.

Em SEO, a meta description não define a classificação do seu site nos buscadores. Porém, as métricas oferecidas em suas ações de PPC (pagamento por clique) são relevantes para seu resultado orgânico. Ao possuir anúncios com descrições diferentes observar o CTR (taxa de clique) e, consequentemente, a aceitação de cada um é um grande passo. Logicamente, que os sites nas posições a frente possuem uma importante vantagem competitiva, mas é possível igualar com bons títulos.

Pesquise palavras-chave

Utilizado na busca de palavras-chave para as campanhas de PPC, o Keyword planner também se mostra útil para os profissionais que pretendem melhorar o SEO do seu site. Essa ferramenta, oferecida gratuitamente pela plataforma do Google Ads, traz em sua interface uma relação de palavras-chave, bem como o volume de pesquisa delas.

Obviamente que a primeira vantagem a ser considerada nesse tópico é a pesquisa de novas palavras-chave. Com esse conhecimento somado ao volume de pesquisa de cada uma você conseguirá resultados orgânicos. Mas, apesar da quantidade de buscas ser extremamente relevante, também deve-se levar em consideração a intenção do usuário de acordo com cada pesquisa.

Observar o comportamento dos consumidores para cada busca no Google trará benefícios para ambas as estratégias. Palavras-chave de cauda longa, quanto mais específicas, tendem a definir melhor qual a intenção do usuário. Relatórios de taxa de conversão também são essenciais para ver se o visitante encontrou o que ele queria. Esses números são informados na própria plataforma do Google Ads e são utilizados para determinar conteúdos relevantes de acordo com a necessidade do consumidor.

Verifique a concorrência

Novamente falando sobre o planejador de palavras-chave do Google, traremos agora os dados de concorrência oferecidos por ele. Apesar de trazer benefícios tanto para os anunciantes quanto para quem busca como melhorar o SEO do seu site. Os dados de concorrência oferecidos por essa ferramenta são completamente diferentes dos que devem ser analisados na busca orgânica.

Para entender como, mesmo distintas, elas podem beneficiar suas estratégias entenda primeiro como é definida cada uma. Nos anúncios do Google, palavras com significado amplo podem ter muitos contextos e não atingem a sua persona de maneira assertiva. Logo, apesar do grande volume apresentado, elas não costumam converter bem, assim não possuem muitos players concorrendo. Já no SEO, no qual o tráfego é mais importante, quanto maior o volume maior a dificuldade de classificação.

Então, uma vez que você sabe quais palavras-chave trabalhar em cada uma das suas ações, otimizar o seu orçamento de marketing digital fica muito mais fácil. Analisar palavras com altos custo de conversão no Google Ads e começar a trabalhar nelas em sua estratégia de busca orgânica é uma forma de uma estratégia compensar a fragilidade da outra.

Tudo passa pelas palavras-chave

Entre as dicas oferecidas anteriormente sobre como melhorar o SEO do seu site é possível perceber uma característica em comum, a importância palavras-chave. O Google é composto por muitos algoritmos complexos que estão sempre em atualização. No entanto, o objetivo sempre vai ser proporcionar a melhor experiência ao consumidor. Assim, é possível concluir que a partir das palavras é a base para entregar conteúdo relevante ao que os usuários procuram. Ou seja, mesmo considerando a possibilidade de trabalhar palavras de cauda longa no Google Ads e amplas no SEO, é preciso considerar o contexto de relevância para o seu usuário.   

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