SEO O que é Search Engine Optimization?

Spread the love

Com o crescimento do Google e outros mecanismos de buscas, a prática de SEO tornou-se muito procurado pelas empresas. Nesse tópico iremos abordar sua importância para sua empresa.
SEO

Hoje em dia um dos maiores desejos das empresas que investem em marketing digital é alcançar as primeiras posições nos resultados das buscas orgânicas do Google. Isso porque o bom posicionamento, além de estar associado à qualidade do site (não sites que ocupem as primeiras posições são necessariamente de sites de qualidade), influencia diretamente na atração de clientes para a empresa e no aumento do número de vendas.

Mas apenas ter um site na internet está bem longe de ser o suficiente para garantir essa posição de destaque. Para isso é preciso investir em estratégias específicas que otimizem os resultados nas pesquisas e garantir que sua empresa aparecerá quando alguém realizar uma busca sobre um assunto relacionado.

Muitas empresas já descobriram isso e a concorrência está cada vez mais intensa na internet.

O que é SEO?

Fonte: UOL

SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca orgânica. São técnicas utilizadas nos sites com o objetivo de tornar a página ou as publicações de um blog visíveis para o Google e, além disso, relevantes às pesquisas realizadas pelos usuários na ferramenta de busca.SEO Otimização

A otimização de um site ou publicações sempre tem como objetivo final aumentar o tráfego orgânico (não pago) de clientes interessados nos produtos ou serviços que a empresa oferece e também aumentar a autoridade do negócio no mercado, gerando ainda mais destaque entre seus concorrentes.

Como funciona a busca orgânica do Google?

Desde que nascemos todos nós fazemos escolhas, optando por alguns caminhos e desprezando outros. Para realizar essas escolhas diárias todas as pessoas criam formas de classificar as coisas e assim conseguem decidir qual opção é melhor ou mais adequada ao momento ou situação enfrentada.

Se na vida em geral acontece dessa forma, na internet não poderia ser diferente. Ao longo do tempo mais e mais empresas criaram suas presenças digitais através de sites, blogs ou e-commerces, e estabeleceram a concorrência sobre a audiência dos consumidores na web.

Diante das dificuldades encontradas e do potencial imensurável da internet, surgiram os mecanismos de busca para organizar as informações. Ferramentas capazes de entender as necessidades dos usuários e oferecer automaticamente as melhores opções de sites para suas pesquisas.Google

A inteligência dos mecanismos de busca é baseada em algoritmos que atendem indicativos de qualidade previamente determinados. Cada site é avaliado de acordo com esses indicativos e recebe um peso relacionado às consultas.

Quando um site ou publicação atinge bons resultados nos indicativos de qualidade elencados pelo mecanismo de busca, ele aparece melhor posicionado nos resultados de uma pesquisa efetuada por um usuário sobre o assunto relacionado.

Quais são os fatores de rankeamento do Google?

O Google não disponibiliza o algoritmo que utiliza para rastrear as páginas e ordenar nas suas SERPs (páginas de resultados dos mecanismos de buscas), até porque senão, todos estaríamos utilizando para colocar o site na primeira página, não?
Ainda assim, é possível identificar quais características são mais propensas a conseguir um posicionamento melhor nos mecanismos de buscas analisando a correlação entre as posições e as características em comuns desses sites que ocupam as primeiras posições.

Fatores SEO
O Google constantemente faz ajustes em seus algoritmos para melhorar a experiência e precisão do seu mecanismo de busca mas apesar disso, existe uma classificação que pode ser definida como os pilares do SEO e dificilmente são removidos do seu algoritmo:

Reputação do site: são ações técnicas que podem ser realizadas no site para melhorar a experiência do usuário. Estão relacionadas ao tempo de carregamento da página, arquitetura do site, etc.

Autoridade do site: são ações relacionadas ao conteúdo oferecido no site considerando a semântica, ou seja, a relevância que o conteúdo disponível no seu site tem para a pesquisa efetuada no mecanismo de busca.

Popularidade do site: está relacionado às referências recebidas de outros sites através de links de redirecionamento, considerando também a qualidade dos links.

Quando uma empresa inicia um trabalho de SEO sem levar em consideração esses fatores, a otimização não funciona e acaba se transformando em um gasto inútil de tempo e dinheiro.

Para a otimização de um site são utilizados conjuntos de regras:

  • SEO Onpage

Os fatores relacionados ao SEO Onpage são as otimizações realizadas propriamente no site. São ações tecnológicas como a velocidade de carregamento da página, adaptação para acesso mobile, URL’s amigáveis, meta tags, links internos, otimização de imagens, etc.

Além dessas, também entram nessa modalidade as otimizações de conteúdo. Sites que demoram a abrir, ou possuem conteúdos repetidos ou sem relevância, que não agregam qualquer valor ao visitante são penalizados, e a penalização é a queda no ranking de resultados do Google.

Uma das formas de avaliação do Google é o tempo de permanência no site, o número de páginas visitadas e a taxa de rejeição, por exemplo. Dessa forma as pessoas que visitam os sites são o termômetro para o Google que monitora cada acesso realizado a partir da sua ferramenta o que torna muito importante que o conteúdo oferecido realmente seja relevante para os visitantes.

O Google preza pela melhor experiência do usuário, e isso significa que todas as ações da ferramenta de busca são direcionadas para oferecer o melhor resultado e para atender a expectativa de quem está realizando uma pesquisa.

Como cerca de 90% das pessoas que realizam pesquisas no Google clicam apenas em resultados disponíveis na primeira página, as chances de alcançar bons resultados orgânicos reduzem a cada perda de posicionamento.

  • SEO Offpage

O SEO Offpage é relacionado às referências realizadas por sites externos, ou seja, são links de redirecionamento de outros sites para o seu. O Google avalia a quantidade de links e também a qualidade, considerando que sites com maiores reputações geram maior pontuação e relevância.

O que são as meta tags?

O conceito de palavra-chave provavelmente você já conhece, mas e o de meta tag?

Metatag

Para entender o que são as meta tags de um site primeiro é preciso conhecer como o Google identifica que uma página pode ser indicada para uma pessoa como resultado de sua pesquisa: através das palavras-chave.

Quando um usuário acessa o Google ele insere no campo de pesquisa um termo ou palavra que representa o assunto do qual ele precisa de informações. Esse termo ou palavra é chamado de palavra-chave e é a base para o ranqueamento do Google.

Mas para que o Google saiba que o seu site está relacionado com um assunto específico, é necessário inserir as palavras-chave relacionadas em campos próprios, nas configurações de SEO da página. Alguns itens são importantes para que o Google identifique a relevância do site e o título e a descrição da página são dois deles, chamados de meta tags.

Meta tags são fragmentos do texto que descrevem o conteúdo da página. Eles não aparecem no site, mas são codificados para a visualização pelos motores de busca. A escolha de um título e descrição condizentes com o conteúdo da página ajuda o visitante a entender o assunto do site.

Meta Tag Título – Deve ser claro e conciso, com foco nas palavras-chave escolhidas para sua página. Adicione um título único para cada página do site para ajudar o Google a diferenciá-las.

Meta Tag Descrição – Insira um resumo do conteúdo existente na página sendo uma ótima maneira de atrair mais visitantes com uma descrição única e concisa.

O que é o Link Building?

Link Building é a parte mais importante do SEO Offpage. Ele gera autoridade para o site e para o domínio fazendo ele se destacar como referência no Google.

Quando um site insere um link de redirecionamento para a sua página, é como se ele estivesse dizendo para seus visitantes que aquela página é relevante e deve ser visitada. Quanto mais referências de outros sites você tiver, maior será a percepção do Google sobre a sua relevância.
É importante apenas verificar se o site que aponta para o seu possui boa reputação, não apresenta penalidades, links quebrados ou outros fatores que podem prejudicar.

Agora você já conhece mais sobre SEO de sites e pode compreender a importância desse recurso para garantir a escalada nos resultados orgânicos do Google e a consequente atração de mais clientes qualificados para sua empresa. Dê uma olhada também em nossa postagem sobre links patrocinados, em que falamos sobre outras estratégias de marketing digital.



Mais de Rotamáxima Marketing Digital

Procurar conteúdo

Eventos

Fevereiro

25fev(fev 25)00:0027(fev 27)00:00Traffic & Conversion Summit

Março

08mar(mar 8)00:0009(mar 9)00:00ProXXIma

08mar(mar 8)00:0017(mar 17)00:00SXSW Conference & Festivals

27mar(mar 27)00:0029(mar 29)00:00Conversion XL Live

Maio

30mai(mai 30)00:0031(mai 31)00:00VTexDay

Agosto

28ago(ago 28)00:0029(ago 29)00:00Expo Fórum Digitalks 2019

Setembro

03set(set 3)00:0006(set 6)00:00Inbound 2019

X