Como o volume de buscas é determinado nas ferramentas de SEO/SEM?

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Volume de Buscas Google

Na hora de trabalhar com Links Patrocinados e SEO a gente sabe a importância dos volumes de busca que os sites nos dão, mas você sabe exatamente como que eles calculam esse número?

Em nosso artigo vamos te explicar como as empresas fazem a matemática das palavras-chave que são buscadas.

Você vai descobrir que até mesmo o Google, a gigante da internet que é responsável em calcular os próprios números, às vezes também acaba errando um pouco na conta.

Como eles calculam o número de buscas?

Saber o número de pesquisas é uma das métricas mais usadas na hora de escolher uma palavra-chave ou até mesmo argumentar a importância de uma campanha e de alcançar o primeiro lugar.

Com o lançamento de novas ferramentas para Marketing Digital, às vezes o número de pesquisas acabam aparecendo diferente em ferramentas diferentes. Muitas delas discordam até mesmo do Planejador de Palavras-Chave que é a ferramenta oficial do Google.

O engraçado é que a maioria das ferramentas retira a informação diretamente do Planejador de Palavras-chave do Google. Mas se todas usam a mesma fonte, por que os números são diferentes?

O número oficial da Google é a quantidade média de pesquisas anuais, elas são recalculadas todo mês.

Como os softwares de Links Patrocinados usam bilhões de palavras-chaves e elas precisam ser atualizadas de forma pouco automáticas, fica difícil atualizar o número de visitas todo mês.

Logo, as ferramentas vão demonstrar números diferentes do Planejador do Google porque elas não conseguem se atualizar tão rápido quanto os dados oficiais da empresa.

Qual a assertividade do volume de buscas do Adwords?

Todo mundo iria amar se soubesse que o número que estão usando é exatamente o certo, não é mesmo? Mas até mesmo o Google deixa essa questão um pouco em aberto. Não tem como ter certeza.

A definição oficial do volume de buscas é mais ou menos o seguinte:

“A média anual arredondada de número de pesquisas para essa palavra-chave e as variáveis baseadas no seu alvo e na data escolhida. Você pode usar essa ferramenta para ver a popularidade de um termo de busca durante um período do ano”.

Vamos então analisar de forma mais próxima a definição oficial.

Média anual. Como a média é calculada pelo número de pesquisas anuais, o que afeta muito a estratégia.

O termo “natal” é pesquisado 201,000 por mês no Google, mas isso não é bem verdade. A média mensal é mais ou menos 80,000, mas como em dezembro dá um pulo para 1 milhão de busca, o número anual de buscas divididos por 12 é de 201,000.Buscas de natalVolume de Buscas Natal Dezembro

Ou seja, se você fizer um site focado nessa palavra chave esperando 201,000 visitas por mês isso não vai acontecer, mas é possível que durante o Natal o número pule para milhões.

Por isso é importante olhar o número de buscas mensais, clicando em mês por mês, em vez de ver o número geral que eles te fornecem.

O arredondamento. Como eles aumentam um pouco o volume mensal para deixar os números redondos, isso acaba afetado a realidade também. Se um termo é pesquisado 243 vezes por mês, eles vão adicionar 7 buscas para fechar 250 mensal, isso multiplicado por 12 dá um total de 84 pesquisas que não ocorreram.

Previsão de Desempenho. No Planejador de Palavras-chave também é possível achar o Previsão de Desempenho que vai te dizer mais ou menos quantos cliques são possíveis atingir com aquele termo de busca. Para acessar, você precisa adicionar uma palavra-chave, depois de adicionar ao plano, na parte direita clicar em plano de análise.Tutorial Plano de Análise

O problema é que essa ferramenta do próprio Google também demonstra um volume de buscas diferentes do Planejador. Abaixo a previsão de desempenho para natal.Previsões de desempenho

Como você pode ver, a quantidade de buscas que são feitas mensalmente no Google não são iguais em nenhuma ferramenta, nem as oficiais, logo, é um assunto um pouco obscuro saber o número certo.

Qual a melhor forma de lidar com o volume de buscas?

Se existe uma variável tão importante que não sabemos ao certo como que é calculada pela Google e que aparece com números diferentes em várias ferramentas, como devemos pensar o volume de buscas na hora de fazer uma campanha?

Primeiro é importante pensar que uma das alternativas é relaxar um pouco. Se um termo é pesquisado 100 mil vezes mensalmente, será que 100 ou 200 pesquisas a mais que eles usaram para arredondar que vai destruir sua campanha?

De forma geral, apesar dos números não serem iguais em todas as ferramentas, eles não costumam ser extremamente diferentes e os valores são bem parecidos nas diversas plataformas.

É importante saber também que o volume de buscas maior nem sempre é o melhor para um site. Quando a concorrência é muito alta, um termo que é pesquisado muitas vezes pode gerar menos do que um que tem um volume de buscas baixo mas muito menos concorrência.

Por exemplo, se só procuram “passarinho mudo” mil vezes por mês mas você for o único a escrever um artigo focado na rara espécie de passarinhos mudos, você vai receber toda as visitas. Agora, se procuram “canário” 100 mil vezes e existem 10.000 artigos sobre, fica muito mais difícil conseguir mil visitas.

Esse exemplo é apenas uma simplificação geral da ideia de concorrência e competição que existe quando pensamos em palavras-chave.

Sua campanha tem que levar em conta o volume de buscas, claro, mas a pequena diferença que aparecem nas plataformas não é o que vai garantir o sucesso dela ou não.

Conclusão sobre o volume de buscas

O Google e as empresas que fornecem ferramentas para Links Patrocinados e SEO costumam ser muito atualizadas e estão sempre procurando melhorar as estatísticas, números que compartilham com os usuários e assim por diante.

A tendência é que o número de buscas se torne cada vez mais preciso e que os dados se aproximem sempre da realidade, mas como falamos, não é esse o fator que vai fazer sua campanha atingir muitas pessoas ou não.

Uma campanha de Marketing Digital envolve muitas variáveis que vão desde quanto dinheiro você tem para investir até o seu mercado, sites parceiros e assim por diante.

Então não se intimide ou fique desanimado sabendo que o volume de buscas não é exatamente o correto, continue usando as ferramentas oficiais do Google e temos certeza que a diferença no número de visitas vai ser tão irrisório quanto a mudança de número que eles fazem para arredondar a visita.

Esperamos que esse artigo tenha esclarecido um pouco a quantidade de erros que existem no volume de buscas em todas as ferramentas e também nos dados oficiais.



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