Como criar uma estratégia de link building para SEO

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O que é Link Building?

Este é definido como “o processo de aquisição de hiperlinks de outros sites para o seu próprio site”. Um hiperlink (geralmente chamado de link) é uma forma de os usuários navegarem entre as páginas da Internet.

As técnicas de Link Building são várias e, apesar de haver uma grande variação quanto à facilidade (ou no caso, dificuldade) de aplicação de cada uma delas, profissionais de SEO tendem a concordar que o link building é uma das partes mais difíceis do trabalho.

A verdade é que muitos SEOs passam a maioria do seu tempo investindo em Link Building, aprendendo e aprimorando como fazê-los da melhor maneira possível.

Por essa razão, se você pode dominar a arte de construir links de alta qualidade, pode realmente colocá-lo à frente de outros concorrentes.

A importância dos links

Os links é um dos fatores responsáveis pela quantificação da popularidade e relevância de uma página. Eles funcionam como se fossem indicações, dizendo ao Google, por exemplo, que a página que o link está direcionando é uma página com um conteúdo bom e de confiança.

Link confiança

Uma página sem links não vai conseguir se posicionar tão bem nos mecanismos de busca, o que acaba por ter fluxo de usuários menor vindo de tráfego orgânico.

Fazendo o seu site ter valor

Se você quiser pessoas linkando o seu site, você tem que fazer com que valha a pena fazê-lo.

Comece devagar e construa as coisas no seu tempo. A maioria dos sites não surge do nada, eles crescem.

No fim das contas, tudo se resume a conversão, engajamento e tráfego.

Então, não tem muito segredo aqui. A primeira parte é fazer o seu site ter valor.

Trabalhe em seu conteúdo; use código limpo, sem atalhos; não exagere no CTA, um botão deveria bastar; verifique se o trabalho de SEO no seu site está bom; faça o seu site o mais rápido e otimizado possível; e obviamente, tenha bom conteúdo.

Dê atenção especial para a sua Home Page

Sua home page é a página que tem que ter a maior classificação ou, pelo menos, é a página cuja classificação vai importar primeiro.

Como este é o lugar onde a maioria das pessoas vão parar ao procurar seu site, esta é a página que deveria ter sua atenção e foco ao começar suas estratégias de Link Building.

HOME

Além disso, a Home Page é a página em que todas as outras páginas estarão à poucos cliques de serem alcançadas. Portanto, é uma ótima página para distribuir o link interno de seu site.

Lembre-se que primeiras impressões causam um impacto forte e duradouro.

Uma vez que a Home Page seja muito boa, o usuário poderá se sentir motivado a explorar o resto do site.

Com um site de qualidade, a reputação da marca será alavancada e isso aumentará o tráfego eventualmente.

Por meio de divulgação orgânica, o seu site chamará mais atenção, geralmente a longo prazo, o que eventualmente pode resultar em ter pessoas digitando o nome da sua marca nos mecanismos de busca.

Rankeando suas páginas internas

As páginas internas são onde a conversão costuma ocorrer, então, a medida que o seu site toma forma e popularidade, você vai querer outras páginas melhor rankeadas.

Aqui vai uma ideias de como rankear suas páginas internas:

  • Procure classificar suas páginas que geram receita usando palavras-chave de cauda longa

Com o uso do Google para webmasters, você pode saber quais são as páginas e quais keywords estão sendo mais relevantes para você.

Análise de Busca

Você pode se surpreender com o quanto você aprende em uma análise como esta.

Se você já tem tráfego em uma determinada direção, capitalize-o. Uma vez que uma página tenha destaque, use-a.

Crie o hábito de vincular  suas páginas, mas não crie um loop fechado. Vincule com um direcionamento único, em direção às suas melhores páginas.

Uso de Keywords em Long Tail

De acordo com Sam Kusinitz do Hubspot, Long Tail Keyword (que em Português, seria algo como: “palavra-chave de cauda longa”) é “uma frase de keywords que contém pelo menos três palavras (embora alguns digam que dois ou mais são considerados de cauda longa)”.

Ainda de acordo com o Sam, “As palavras-chave de cauda longa são usadas para segmentar dados demográficos de nicho, em vez de públicos de massa. Em outras palavras, eles são mais específicos e geralmente menos competitivos do que termos genéricos de palavras-chave”.

Elas causarão resultados mais rápido para um novo site, segmentando e classificando palavras-chave de cauda longa.

As frases, por serem mais extensas, acabam tendo menos buscas e menos concorrência. Por serem palavras-chave bastante específicas, elas permitem que você se classifique altamente nos resultados de pesquisa para tópicos populares com relativa rapidez, enquanto ainda ganha terreno nos termos principais.

É um jeito de crescer devagar a longo prazo, tendo um impulso mais forte para criar valor em suas páginas ao tratar de assuntos bem mais específicos.

Além disso, páginas com ranking alto mais específicas como as de cauda longa tendem a atrair tráfego altamente qualificado, o que significa em uma possibilidade de conversão bem maior, graças à especificidade do assunto e pelo fato que são poucos concorrentes que estão abordando.

Consiga Citações

Encontre um jeito de contribuir com o trabalho dos outros e ter uma menção direta a você, a uma frase que você disse ou algum trabalho seu.

Isto é algo que você pode conseguir basicamente por ser relevante e apesar de ter muito trabalho na questão do conteúdo que tem como consequência este tipo de ação, o link building em si acaba não exigindo trabalho seu.

Alguns sites em específico podem te ajudar nessa missão, como o Haro ou o Quora, onde você pode ajudar outras pessoas com seu conhecimento especializado e acabar recebendo citações em troca disso.

Guest Posts

Os guest posts são posts em que o dono de outro site concede um espaço em seu blog ou site para você fazer um conteúdo. Assim, conseguindo gerar links para seu site.

Guest posts são boas oportunidades para que sites que possuem certa relevância em seu nicho colocarem um link direcionando para seu site. Além de conseguir que sua página ganhe autoridade, você pode utilizar essa estratégia para ganhar presença de sua marca.

Você pode utilizar algumas ferramentas para encontrar sites com conteúdo semelhantes ao seu e entrar em contato com o dono do site para fazer o primeiro contato. Ferramentas como o SEMRush possuem uma aba de linkbuilding na aba de projetos com sites que abordam o conteúdo de seu site. Outras formas de buscar contatos é utilizar o próprio Google e pesquisar por sites que estão falando sobre seu assunto.

Assim, é possível encontrar parcerias duradouras, principalmente se sua empresa está fornecendo artigos com conteúdo diferenciado de qualidade para seus parceiros.

 



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