Como o Java Script influencia o SEO?

Como o Java Script influencia o SEOO Java Script permite que você crie websites rápidos, dinâmicos e bonitos, oferecendo uma boa experiência ao usuário. Mas você sabe como o como o Java Script influencia o SEO? Antes de tudo é preciso conhecer alguns conceitos básicos relacionados.

Conceitos Básicos

  • Java Script

É uma das linguagens de programação mais populares para desenvolver websites. Ele usa estruturas para criar páginas da Web interativas, controlando o comportamento de diferentes elementos na página.

  • HTML

A sigla ignifica Hypertext Markup Language. Em palavras simples, é um organizador de conteúdo: o HTML fornece a estrutura de um site (listas com marcadores, títulos, parágrafos, etc.) e define o conteúdo estático.

  • AJAX

Pode ser definido como um conjunto de técnicas para desenvolvedores que permite que aplicativos da Web se comuniquem com um servidor sem perturbar a página atual.

Basicamente, ele atualiza o conteúdo sem atualizar a página inteira. O AJAX permite que aplicativos e servidores da Web se comuniquem sem interferir na página atual.

  • DOM

DOM (Document Object Model) é o que o Google usa para analisar, inspecionar e entender as páginas da web. Você pode ver o DOM sempre que for ao “Inspecionar Elemento” em um navegador.

Uma maneira simples de examinar o DOM é que esse é o processo que o navegador faz sempre que recebe o documento HTML, para que ele possa começar a renderizar a página.

E como o Java script influencia o SEO?

Normalmente, existem três principais razões pelas quais você deve se preocupar com o Java script em seu site:

Rastreabilidade – Capacidade dos bots rastrearem seu site.

Um dos principais trabalhos dos desenvolvedores da Web é garantir que os bots encontrem suas URLs e entendam a estrutura de seus sites. Três elementos-chave devem ser observados:

  • Bloqueio do Java Script

Se você bloquear o Java Script, a página será exibida de forma diferente para os rastreadores da Web do que para os usuários.

Isso significa que os mecanismos de pesquisa não obtêm a experiência completa do usuário, e o Google pode interpretar essas ações como cloaking. Por isso é importante fornecer aos rastreadores da web os recursos necessários para ver páginas da Web da mesma maneira que os usuários.

  • Linkagem interna

A vinculação interna é uma ferramenta de SEO usada para mostrar aos mecanismos de pesquisa a arquitetura do seu site e apontar para as páginas da Web mais importantes. O conselho mais essencial é usar links internos e não substituí-los por eventos de clique com Java Script.

É provável que os URLs finais sejam encontrados e rastreados com eventos de clique, mas os rastreadores da Web não os associam à navegação global do seu site. O melhor é implementar a vinculação interna usando tags de âncora comuns no HTML ou no DOM.

  • Estrutura da URL

Os sites baseados em Java Script costumavam incluir identificadores de fragmentos em URLs, mas hashes (#) e hashbangs (#!) Não são recomendados pelo Google.

Um método altamente recomendado é a API de histórico do pushState. Ele atualiza a URL na barra de endereços e permite que sites de Java Script aproveitem URLs limpas.

Uma URL limpa consiste em um texto simples, facilmente compreendido por usuários não especialistas. Considere o uso do pushState para rolagem infinita, para que o URL seja atualizado toda vez que o usuário acessar uma nova parte da página.

Obtenção – capacidade dos bots de acessar as informações do seu site e analisar seu conteúdo.Bot site

Para os robôs do mecanismo de pesquisa que executam o Java script, existem alguns elementos necessários para que eles possam obter o conteúdo de um site:

  • Se o seu site exigir algumas ações dos usuários, os mecanismos de pesquisa provavelmente não o indexarão.
  • Os bots do Google não têm a capacidade de clicar, escrever ou fazer qualquer outra atividade que exija ações de um usuário. Então, se o seu site tiver elementos como esse, o Google provavelmente não terá a mesma experiência que o usuário final.
  • Se o seu tempo de carregamento do Java script demorar mais de cinco segundos, os mecanismos de pesquisa podem não estar vendo sua página. Sabe-se que não há valor de tempo limite para sites, no entanto, eles devem ter como objetivo carregar em 5 segundos ou menos.
  • Se existirem erros dentro do seu Java script, ambos os navegadores e mecanismos de pesquisa terão a possibilidade de perder seções da sua página se o código não for executado corretamente.

No entanto, ainda é melhor para os webmasters e desenvolvedores da Web criarem o hábito de testar e experimentar pequenas seções de seu site e se algum erro for encontrado no seu teste, você pode optar por experimentar o Snapshot HTML.

  • Snapshot em HTML

São basicamente páginas completamente renderizadas que podem ser retornadas para os robôs do mecanismo de pesquisa.

Podem ser usados ​​quando os mecanismos de pesquisa e outros sites, como o Facebook, não puderem obter seu Java script, então é melhor retornar um instantâneo HTML do que não ter seu índice indexado – ou nem mesmo ser entendido.

Além disso, observe que o Google deseja a mesma experiência que os usuários. Portanto, forneça-lhes apenas instantâneos se for absolutamente necessário

Latência do Site – caminho de renderização crítica

A ideia principal do caminho de renderização crítica do Google é primeiro carregar informações cruciais para os usuários. Em outras palavras, colocar o conteúdo mais essencial para os usuários acima.

Mais importante acima

Se seus arquivos Java Script ou alguns recursos desnecessários entopem a velocidade de carregamento da página, você provavelmente tem um Java Script de bloqueio de renderização, também chamado de latência percebida.

Isso significa que suas páginas têm o potencial de aparecer com mais rapidez, mas o código Java Script está diminuindo.

Verifique quanto tempo leva para carregar uma página com o Page Speed ​​Insights ou outras ferramentas semelhantes. Analise os resultados para ver se há um Java Script de bloqueio de renderização. Confira nosso artigo de como atingir a nota máxima no Google Page Insights.

Os mecanismos de pesquisa estão em constante evolução, por isso, sem dúvida, interpretarão seu Java Script melhor e mais rápido no futuro.

 



Mais de Rotamáxima Marketing Digital